Produção de "remakes" deve observar certos cuidados

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação/TV Globo

    Murilo Benício e Alexandre Borges em cena de "Ti-Ti-Ti" (24/1/11)

    Murilo Benício e Alexandre Borges em cena de "Ti-Ti-Ti" (24/1/11)

Baseado no sucesso de “Ti Ti Ti”, que ontem teve o seu último capítulo exibido, e na repercussão da reapresentação de “Vale Tudo” no canal Viva, alguns já defendem a tese que a Globo deve continuar investindo no "remake" dos seus grandes sucessos.

Na verdade, ninguém tem nada contra e isso até pode acontecer, entre tantos bons motivos, porque o público de hoje não é necessariamente o do passado. Há uma renovação constante.

Só que será necessário usar de certos cuidados. Se agora já temos um canal de reprises, é importante que se estimule cada vez mais a criatividade dos nossos autores e não faltem incentivos para o aparecimento de novos valores.

De vez em quando, tudo bem, mas que isto não se transforme em uma regra.

Está na área

  • Wayne Camargo/RedeTV!

    Karina Bacchi e William Machado durante gravação do "Mega Senha" da RedeTV! (2011)

Desde o começo da semana, o vice da Rede TV!, Marcelo de Carvalho, está de volta ao Brasil, já envolvido em novas gravações do “Mega Senha”. Karina Bacchi e o ex-jogador William participaram desses trabalhos.

A emissora, na contramão de todos os comentários, assegura que o programa continuará tendo espaço na grade.

Cidade Maravilhosa
O estúdio panorâmico da TV Globo - Rio já está pronto e será utilizado a partir do dia 4, com o "Bom Dia Rio" e as edições do "RJ TV".

O enquadramento natural da câmera irá permitir ao telespectador observar a Lagoa Rodrigo de Freitas e o arquipélago das Cagarras. Com o movimento, o Jardim Botânico, Cristo Redentor, Dois Irmãos, e os bairros de Ipanema e do Leblon, na Zona Sul.

Não foi legal
Repercute até agora a narração do vôlei feminino, Rio de Janeiro e Araçatuba, feita pelo Luiz Carlos Junior no SporTV. Um dos assuntos mais comentados do meio durante toda a semana.

O narrador virou torcedor. Foi mal.

  • Divulgação/RedeTV!

    A apresentadora Anelise Oliveira (2011)

Mudança na Rede TV!
A partir de agora, a jornalista e apresentadora Cristina Lyra ficará exclusiva do esporte na Rede TV!. Nessas condições, continuará com o UFC e também será responsável por uma coluna diária no jornal “Rede TV! News”. Isso é uma coisa.

A outra é que Anelise de Oliveira, ex-Band, ficará responsável pelo “Good News”, nas noites de sábado. Estreia hoje.

E agora?
Dia desses, a coluna considerou um erro do SBT dizer em suas chamadas que será a primeira a combinar calouro com internet, entendendo que o “Domingão do Faustão”, na Globo, já fez isso.

O que agora também é contestado por Vladimir Alves de Souza. Segundo ele, o seu programa “Controle Remoto”, antes na Rede Gospel e agora na Rede Brasil, estreou antes de todos. Então tá.

Jornalismo
Em função dos últimos acontecimentos, o departamento de jornalismo da Bandeirantes se mobilizou e enviou correspondentes para a Líbia e ao Japão.

Sandro Barbosa e Patrícia Bolsoy, respectivamente.

  • Mahmud Turkia/AFP

    Muammar Gaddafi chega para a cerimônia do 34º aniversário da instauração do "poder das massas" na Líbia; no discurso, ele prometeu "enfiar o dedo nos olhos" dos inimigos (2011)

Documento
Nada se sabe sobre os planos da direção de jornalismo da Band e o que ainda poderá ser programado para os próximos tempos, mas convém lembrar que esta emissora é provavelmente a única no Brasil que tem uma entrevista exclusiva com Muammar Gaddafi, o ditador líbio.

Trabalho realizado por Marília Gabriela, em 1988, no programa “Cara a Cara”

Outra vez
Amanhã, contrariando o seu habitual esquema de revezamento, o “Domingão do Faustão” será novamente transmitido da TV Globo em São Paulo.

Isso se faz necessário porque os estúdios do Projac já serão preparados para receber a festa dos “Melhores do Ano” na semana que vem.

Estão prontos
O diretor da teledramaturgia da Record, Hiran Silveira, é o primeiro a reconhecer a força de vontade e o trabalho desenvolvido pelos seis protagonistas de “Rebelde” nesses últimos tempos.

Todos foram submetidos a um ritmo de preparação bastante intenso e responderam muito bem ao que foi solicitado.

Treinamento
Estão sendo preparadas mudanças importantes nas transmissões esportivas da Bandeirantes, em especial do futebol.

O trabalho está sendo desenvolvido pelo diretor José Emílio Ambrósio, em suas duas pontas, técnica e jornalismo, com o desejo de se apresentar em breve algo novo e diferente.

  • Divulgação/TV Globo

    O ator Marcello Novaes viverá um personagem gago em "Cordel Encantado" da Globo (2011)

BBB é inspiração
Marcello Novaes viverá o gago Quiquiqui na próxima novela das seis da Globo, “Cordel Encantado”.

Para ajudar na composição do personagem, o ator acompanhou a participação de Diogo no “Big Brother Brasil”. Quiquiqui terá um banda de forró que agitará as noites da fictícia cidade nordestina de Brogodó.

Bate – Rebate

  • Vera Fischer é mais uma das esquecidas nas novelas da Globo.
  • Discretamente começam os contatos com vistas à próxima “Fazenda”.
  • Dentro da Record já se fala na existência de uma lista com aproximadamente 70 nomes.
  • A Globo realiza hoje em São Paulo a festa de lançamento da novela “Morde & Assopra”.
  • Walther Negrão e sua equipe de colaboradores praticamente concluíram os trabalhos de “Araguaia”.
  • Mais uma vez, a Globo pretende se cercar de todos os cuidados para não deixar vazar os segredos finais da novela.
  • Há uma expectativa muito grande sobre o que irá acontecer com os personagens de Cléo Pires, Milena Toscano e Murilo Rosa.
  • Osmar Prado será o próximo convidado do Paulo Cesar Pereio no programa “Sem Frescura”, do Canal Brasil. Terça, 21h30.
  • Encerrados os trabalhos em “Ti Ti Ti”, Isis Valverde agora inicia as filmagens de “Faroeste Cabloco”.
  • A partir de segunda-feira, diretores da Band e da Fremantle sentam para conversar sobre o programa da Adriane Galisteu.


C'est fini
A direção da Bandeirantes mandou acelerar os trabalhos do novo programa do Edgard Picolli, que vai ocupar a faixa das tardes de sábado. A ordem é que essa estreia aconteça até a segunda quinzena de maio. Ainda no decorrer da próxima semana toda a equipe de produção estará montada.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos