A perigosa invasão dos conteúdos já formatados na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação/Band

    Da esquerda para a direita, Oscar Filho, Monica Iozzi, Danilo Gentili, Marco Luque, Marcelo Tas, Rafael Cortez, Rafinha Bastos e Felipe Andreoli do CQC (14/3/2011)

    Da esquerda para a direita, Oscar Filho, Monica Iozzi, Danilo Gentili, Marco Luque, Marcelo Tas, Rafael Cortez, Rafinha Bastos e Felipe Andreoli do CQC (14/3/2011)

Muito se tem falado sobre a invasão de formatos na TV brasileira e o fato dessas empresas, hoje, praticamente terem anulado a criatividade local.

Um amigo deste espaço, sobre o assunto, diz que tem mais de 200 projetos engavetados. Qualquer um desses só terá alguma chance de realização, se ele conseguir “trazer ao Brasil”, via Fremantle, Eyeworks – Cuatro Cabezas, Sony, Endemol e companhia bela. Pode parecer um exagero, mas no maior número de situações esta é a mais pura e absurda realidade.

Ao nosso profissional foi proibida a condição de criar alguma coisa. A ele só é permitido ou cabe executar, em todas as linhas e itens o que vem de fora.

A preguiça de pensar e de fazer tomou conta da grande maioria das emissoras. Lamentável que assim seja. A TV do Brasil, que até aqui sempre soube caminhar com as suas próprias pernas vai se limitando a coisas que muitas vezes não tem nada a ver com a nossa maneira de ser ou pensar. Uma pena.
 
Bem por aí
Não se falou outra coisa nas últimas horas. Depois do Ronaldo Fenômeno ter cumprido a promessa, se pesado no “CQC” e se apresentar com apenas 73 quilos, está todo mundo querendo a mesma coisa.

Saber onde vende aquela balança.

  • Divulgação/TV Globo

    Juliana Paes grava participação no programa "Esquenta!" (Fev/2011)

Em compensação
Juliana Paes será uma das atrações do programa “Esquenta”, da Regina Casé, neste domingo (20).

A atriz, dispensada da novela “Fina Estampa” para se dedicar mais ao filho Pedro, revelou como fez para perder peso tão rapidamente e não fugiu do convite para dançar no palco.
 
Neste ponto
Está difícil, mas a direção da Bandeirantes tem desenvolvido esforços para antecipar a estreia do “Project Runway”, novo programa da Adriane Galisteu, ainda para a segunda quinzena de maio.

A pré-produção é bem complicada. Se não houver esta possibilidade, ficará mesmo para agosto ou setembro.
 
Primeira chamada

A Record botou a pergunta no ar: “o que você faria com R$ 200 milhões?”.

Na verdade, trata-se do prêmio que irá movimentar a novela “Vidas em Jogo”, com estreia em abril. Na história, escrita por Cristianne Fridman, 10 pessoas jogam na loteria e ganham um valor milionário --R$ 200 milhões--, dinheiro que vai mudar a vida de todos, para o bem e para o mal.
 
Agenda

  • Lourival Ribeiro/SBT

    A apresentadora Marília Gabriela (2010)

De volta ao Brasil depois das férias na Turquia e Israel, Marília Gabriela já tem acertadas as suas novas entrevistas no SBT.

No dia 23, quarta-feira da próxima semana, ela vai gravar com o senador José Sarney, o ex-deputado Fernando Gabeira, e Tiago Santiago, autor da novela “Amor e Revolução”.
 
Previsão
Só no começo de abril a Band vai bater o martelo sobre a data oficial do Miss Universo. A previsão é para 12 de setembro, uma segunda-feira.

Também sujeita a confirmações a escolha do Credicard Hall.
 
O detalhe

“Rebelde” será a primeira novela da Record em HD. Pouco se falou sobre isso.

Antes, na sua teledramaturgia, foram produzidos em alta definição o seriado “A Lei e o Crime” e a minissérie “Sansão e Dalila”.
 
Outra coisa
Entre abril e maio, a Record dará início às gravações de “A História do Rei Davi”, a sua nova minissérie em 25 capítulos, escrita por Vivian de Oliveira.

Direção de Edson Spinello.
 
Próximo programa

O ex-chefe de cozinha do Lula, Caio Henri, será o convidado do próximo “Provocações”, programa do Antonio Abujamra, na Cultura. Henri, ex-interno da Febem, trabalhou no Palácio do Planalto de 2004 a 2007.

No ar, terça que vem, a partir das 23h.
 
Bate - Rebate

  • Na Record, com relação ao futebol, alguns diretores já jogaram a toalha.
  • Na Rede TV!, também já se conta que alguma coisa boa vai sobrar lá na frente.
  • O SBT pretendia exibir nesta sexta-feira (18), o filme “Enchente, quem salvará nossos filhos?”, no “Cinema em Casa”. Mas cancelou.
  • E substituiu pela animação “Lucas, um intruso no Formigueiro”. Bom senso.
  • Imagina-se que a troca foi motivada pelos problemas que acontecem no Japão.    
  • Estreia da Hebe na terça-feira mostrou que ela está com uma pilha diferente.
  • Alguns setores da Globo dizem que a escalação de Dalton Vigh em “Fina Estampa” se complicou nas últimas horas.
  • Outros, no entanto, garantem que está tudo bem.
  • Pelo sim, pelo não, também contam que o Humberto Martins já foi colocado de sobreaviso.
  • Com outra pessoa no estúdio fazendo as vezes de Silvio Santos, já foi gravado um teste do “Um milhão na mesa”. É o velho e bom pré-light.  
  • Na semana que vem, poderá ser gravado o primeiro programa.
  • A banda Jota Quest, confirmada no “Rock In Rio”, a convite da Globo, fará o show de encerramento do “Big Brother Brasil 11”, no dia 29.

 
C'est fini

A festa de lançamento da novela “Rebelde” vai acontecer no Morro da Urca, Rio de Janeiro, dia 20, um dia antes da estreia.

Os principais executivos da emissora, além de jornalistas e pessoal do mercado serão convocados para o evento. Estreia na segunda com 20 capítulos gravados.
 
No SBT ninguém sabe o que vai acontecer. Um novo diretor de jornalismo até pode chegar nas próximas horas. Contatos continuam sendo feitos, até gente da concorrência, mas com as dificuldades de muito tempo. Tem sempre aquela questão do medo, de ir e depois ficar encostado. Trocar o certo pelo duvidoso.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos