Falhas e falta de critério nos programas dos domingos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação/TV Globo

    Regina Casé e Arlindo Cruz no "Esquenta!" (27/2/2011)

    Regina Casé e Arlindo Cruz no "Esquenta!" (27/2/2011)

O novo programa da Regina Casé, “Esquenta”, no começo das tardes de domingo na Globo, tem procurado apresentar coisas interessantes, embora se transforme, em algumas oportunidades, numa rodinha de amigos tão fechada, que o telespectador fica sem graça de participar. Peca pelo excesso de regionalismo. Está muito focado nas coisas do Rio de Janeiro.

Erro de produção que pode ser corrigido. O mais complicado, no entanto, são as falhas graves na sua edição e que estão se repetindo desde a estreia. No domingo passado, em mais um desses absurdos, enquanto entrevistada pela Casé, a sambista Vânia Love saltou repentinamente da esquerda para a direita da apresentadora. Nem um mágico faria pior. Deram, no meio, um “insert” do Arlindo Cruz achando que estava resolvido. Não estava.

Como também não pode a Record, no seu jornalístico mais importante, o “Domingo Espetacular”, achar que matéria com paparazzo segura mais de uma hora no ar. E sem intervalo. Curioso é que o conflito na Líbia não recebeu do programa o mesmo tratamento e atenção. Erro grave de avaliação. Mas vai entender.

  • Divulgação/TV Globo

    Josafá Filho e Fernanda Souza em cena de "Ti-Ti-Ti" (12/3/2011)

Alegria geral
Elenco de “Ti Ti Ti”, com as gravações avançadas, ganha folga durante os dias de carnaval. Os trabalhos devem prosseguir até a manhã deste sábado, com toque de reunir na Quarta de Cinzas.

No começo da semana, a produção gravou o casamento dos personagens de Fernanda Souza e Josafá Filho.
 
Em produção
Toda a equipe do “Domingão do Faustão” já está envolvida nos preparativos da festa dos “Melhores do Ano”, marcada para 27 de março, em noite de gala e algumas surpresas para o público e artistas convidados.

Como tradicionalmente acontece, a Globo se utiliza deste evento para o lançamento da sua nova programação.
 
Demora um pouco
Não existe na Rede TV! uma data fechada para o retorno de Luciana Gimenez ao comando do “SuperPop”. Todos acreditam que ela deve continuar em Nova York por mais dois ou três meses.
 
Alternativas
O departamento comercial da Record trabalha desde já com algumas alternativas, se a sua proposta para o campeonato brasileiro for a escolhida no Clube dos 13.

A ordem é sair em busca dos concorrentes da Globo no futebol. Outro banco, montadora, operadora de celular e assim por diante.
 
Tudo pronto
Eliana e Celso Portiolli, os dois com os seus programas do domingo gravados, já estão em Salvador para comandar as transmissões do carnaval pelo SBT. Viajaram ontem.

A direção dos trabalhos será de Ariel Jacobowitz.
 
Coisa interna
Ainda não é oficial, mas alguns setores da Globo já admitem que este deve ser o último ano de “A Grande Família”. Mas não existe nada até agora cogitado para ocupar o seu lugar.
 
Escolinha
Marcos Plonka, João Elias, Eliezer Motta, Paulo Cintura, Iran Lima, Geisy Arruda e Cacau já estão definidos na “Escolinha do Gugu”. Castrinho e Tiririca, também convidados, ainda não confirmaram.

Inicialmente, a direção da Record autorizou a gravação de dois programas. Se funcionar direitinho, poderá seguir em frente.
 
Diante disso

Com a nova “Escolinha do Gugu” chegando, ficam temporariamente suspensos os planos de Tom Cavalcante realizar alguma coisa parecida no seu programa das segundas-feiras na Record.

Mas continua de pé a ideia de um dia fazer a “FaculTom” sair do papel.
 
Aquecimento

A alta direção da Rede TV! já tem estabelecido que, a partir de agora, vai competir com Globo, Record e Bandeirantes pelos grandes eventos esportivos.

O futebol do campeonato brasileiro já é visto como a primeira de uma série de disputas.
 
Barraco no “Ídolos”

  • Edu Moraes/Record

    O produtor musical Rick Bonadio (à esq.), a cantora Luiza Possi e o diretor musical Marco Camargo (à dir.) jurados da terceira edição de "Ídolos" da Record (19/1/2011)

Fechou o tempo nas gravações de "Ídolos", da Record. Os produtores musicais e jurados do programa, Marco Camargo e Rick Bonadio, bateram de frente, com direito a forte discussão. E não foi jogo de cena. Briga feia mesmo, naquela do é ele ou eu.

Camargo já disse que não grava mais se Bonadio continuar no programa. O caso está nas mãos da direção da Record.
 
Bate-papo
No programa “Estrelas”, sábado, na Globo, Angélica conversa com o apresentador do “Esporte Espetacular”, Luís Ernesto Lacombe.

O jornalista mostra sua casa e revela ser um apaixonado por literatura. Lacombe, que é neto do historiador e imortal da Academia Brasileira de Letras Américo Jacobina Lacombe, falecido em abril de 1993.

  • Reprodução

    O ex-bbb Dicesar publica fotos no Twitter com implante capilar (10/5/2010)

Desafio
O ex-BBB Dicesar já pode ser anunciado como a próxima vítima do “Esquadrão da Moda”, no SBT. Gravando. O programa está propondo a ele, no seu dia-a-dia, um estilo completamente diferente. Pessoal da produção está encarando como um grande desafio.

Deve ir ao ar ainda este mês.
 
Bate – Rebate
# O “Big Brother Brasil” não vai se alterar durante o carnaval. Paredão no domingo e eliminação na terça.
# Diretores da Bandeirantes e convidados rumo ao carnaval da Bahia.
# Adriane Galisteu, também escalada para Salvador, vai num bate e volta para o Rio, por causa do desfile da Unidos da Tijuca.
# Na Globo, está certa a volta do Eduardo Moscovis em “Louco por Elas”, série do João Falcão.
# Não houve, pelo menos até agora, nenhuma tentativa da Globo para ter o aposentado Ronaldo Fenômeno na sua equipe de comentaristas.
# Ainda no campo esportivo, existem alguns setores da Bandeirantes trabalhando pela volta do ex-árbitro Oscar Roberto Godói.
# O programa “P 24”, que volta com a nova grade da Band, tem gravações marcadas durante o carnaval de Salvador.
# Dinheiro - Meta de crescimento da Band para este ano é de 24%.
# Primeiras chamadas de ”Rebelde” na Record revelam criatividade e beleza.
# Além do “Saia Justa”, o cantor Léo Jaime irá apresentar um outro programa no canal GNT ainda este ano.
 
C'est fini
Como sempre acontece por causa do carnaval, sem jogo no domingo, as rodadas dos campeonatos regionais foram antecipadas para sábado. Globo e Band transmitem.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos