"Bom Dia Brasil" tem nota 10 nos quesitos pauta, captação e edição de matéria

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Muito bem feita a matéria exibida no “Bom Dia Brasil”, da Globo, na manhã de ontem, dentro da série especial de Carnaval, com os mestres de bateria das principais escolas de samba do Rio de Janeiro explicando como são feitas as marcações e as funções de cada integrante.

  • Imagens de reprodução das matérias sobre mestres de bateria do "Bom Dia Brasil", da Globo

Na verdade, autênticos maestros que às vezes dirigem grupos de músicos que passam de 300 pessoas. Não por acaso, são chamados de mestres.

Durante a transmissão dos desfiles, quesitos como enredo, evolução, harmonia e conjunto sempre chamam maior atenção. A letra da música, por sua vez, chega a ser repetida de duas a três vezes. Mas nunca houve essa preocupação em se apresentar com detalhes a importância e a necessidade do bom desempenho da bateria na passagem de qualquer escola. O “Bom Dia”, em reportagem dirigida pelo Miguel Athayde, fez isso e foi muito feliz na sua iniciativa.

Captação primorosa de imagem e áudio. Edição perfeita. Acabou a matéria, acabou o jornal. Nem poderia ser diferente.

Primeiros trabalhos

  • Ângela Bismarchi responde à uma brincadeira que Danilo Gentili fez com ela no Twitter (8/12/10)

Preta Gil e Ângela Bismarchi são duas artistas que Danilo Gentili pretende convidar para participar do seu novo programa na Bandeirantes. Em comum, as duas brigaram recentemente com ele no Twitter.

Com estreia prevista para a primeira quinzena de maio, a produção do "Agora é Tarde" começa a se reunir logo depois do Carnaval.

Pé no chão ou blefe
Diante de todos os acontecimentos, a Record ainda não chegou a um valor exato sobre a proposta do campeonato brasileiro na licitação do Clube dos 13.

Com a Globo fora do páreo e as demais emissoras sem condições de chegar a tanto, alguns dos seus diretores entendem que não há necessidade de pagar um centavo a mais do que os R$ 500 milhões por temporada.

Ousadia ou loucura
Logo após a coluna informar sobre a decisão da Record de estrear “Rebelde” no próximo dia 21, às sete da noite, no mesmo dia e horário do lançamento de “Morde & Assopra”, o assunto passou a ser comentado por diretores da Globo.

Que chegaram a duas conclusões: ou a Record tem em mãos um excelente produto ou não entende nada de estratégia de programação.

Importante considerar
A Record terá, a favor dela, com “Rebelde” o fato de que existe uma boa expectativa em torno do seu lançamento. De quem ainda não viu e também por parte dos que pretendem assistir de novo. A qualidade das imagens apresentadas nas chamadas também chama a atenção.  

Fica a questão da data, se a escolha foi certa ou errada. Só o tempo dirá.

Duas coisas

Fernanda Lima tomou conta do “Amor & Sexo”. A cada semana tem se revelado ainda melhor como apresentadora. Está na sala de casa. Nos dias atuais, existem poucas com tão boas condições como ela.

Outro detalhe: são raros os programas na televisão com uma iluminação tão impecável. Redonda.

Constatação
Examinando cuidadosamente o time masculino do atual “Big Brother Brasil”, não é possível chegar a uma conclusão diferente: é o grupo que todo diretor de colégio interno sonharia.

Complicado, como programa de televisão, trabalhar com um pessoal desses.

SBT mete medo
Existem especulações sobre nomes para dirigir o jornalismo do SBT, depois da saída do Mineiro. Todo problema esbarra na falta de confiança.

Hoje, em todo mercado, se tem a noção do perigo que isso pode vir a representar na vida de alguém empregado em outra emissora. Basta verificar o que aconteceu com Paulo Nicolau, bom moço e bom profissional. Era chefe de redação da Record, aceitou convite do SBT e acabou demitido. Entre tantos e lamentáveis exemplos.

  • Ana Carolina Fernandes/Folhapress

    O cantor Chico Buarque, que será um dos entrevistados pelo emissora Arte 1

Canal de cultura
Rogério Gallo, diretor do canal de cultura do Grupo Bandeirantes, Arte 1, está no Rio de Janeiro colhendo depoimentos para o lançamento da emissora no segundo semestre.

Chico Buarque e Caetano Veloso entre eles.

Desconfiômetro
Alguns dos atores presentes à coletiva de imprensa realizada pela Globo, no Rio, terça-feira, para o lançamento da novela “Morde & Assopra”, estranharam o comportamento de Walcyr Carrasco.

Segundo esse pessoal, o autor estava inquieto, insatisfeito com alguma coisa. Alguns desconfiam da conhecida “TPE”- Tensão Pré-Estreia.

Bate – Rebate

  • “Morde & Assopra”, como se recomenda, segue com ritmo equilibrado em seus trabalhos. Nada de perder de vista.
  • Estreia no dia 21 e só agora a equipe grava cenas do 9º e 10º capítulos.
  • Autores da Globo receberam recomendações para evitar palavrões nos textos das suas novelas ou seriados.
  • Bianca Bin e Cauã Reymond gravaram suas primeiras cenas para a novela “Cordel Encantado”.
  • Roberta Piza volta hoje a formar dupla com Carla Cecato na apresentação do “Fala Brasil”, na Record.
  • Um problema na voz a afastou da edição de ontem.
  • Segundo a Globo, ainda não está definido o título da novela que Lícia Manzo escreve para o horário das seis, depois de “Cordel Encantado”.
  • Comitiva do SBT, com destino ao Carnaval de Salvador, está seguindo viagem no dia de hoje.
  • Do elenco da MTV, Marcelo Adnet é certamente o artista fora da Globo que mais faz sucesso junto ao mercado publicitário.
  • Só grandes marcas. Bradesco e Embratel entre elas.
  • A segunda edição do prêmio “Música Digital” vai acontecer dia 23 de novembro no Citibank Hall, Rio de Janeiro.


C'est fini
Definida a contratação de Heródoto Barbeiro, a direção de jornalismo da Record agora tenta viabilizar outros nomes que também interessam à Record News. Marco Nascimento, editor executivo do “Jornal da Record”, foi temporariamente afastado das suas funções. Nesses próximos três meses ele ficará responsável pela implantação desses novos projetos da Record News, entre eles, o jornal do Heródoto Barbeiro.

Renato Aragão e Lívian, pai e filha, já estão gravando uma nova edição do “Acampamento de Férias”, a terceira. Entre os convidados, o ator Henri Castelli. Em julho no ar.

Fiamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos