Globosat admite que pode não entrar na concorrência pelo Brasileirão

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Eduardo Anizelli/Folhapress

    O jogador Elias comemora gol do Corinthians durante partida do Brasileirão 2010

    O jogador Elias comemora gol do Corinthians durante partida do Brasileirão 2010

Todos os problemas que envolvem a venda dos direitos de transmissão do campeonato brasileiro, 2012 a 2014, também atingem a TV fechada. Duas questões, em particular, colocaram a atual detentora, Globosat, de sobreaviso, de acordo com Alberto Pecegueiro, o seu diretor-geral.

A primeira diz respeito à formulação das propostas, com "pontos absolutamente hostis". A ideia de não poder mais gerar as imagens dos jogos, segundo ele, é fruto da aproximação oportunista de certos grupos de influência junto ao Clube dos 13 --"ninguém, nem a TV Globo, no Brasil possui a capacidade que a Globosat tem de gerar, coordenar e trafegar tantos jogos simultaneamente. Não sendo responsáveis por esta parte do negócio, sentimos que nos colocamos numa situação de risco".

A outra, entende Pecegueiro, é a indefinição sobre que produto o Clube dos 13 estaria realmente licitando. Se, como a imprensa divulga, doze clubes assumirem a postura de negociarem individualmente, ficará difícil entender o que realmente será vendido. E não há, conclui, como fazer uma oferta de valor para oito clubes remanescentes.
 
Posição da Record

Diretores da Record foram instruídos a observar distância de todos os acontecimentos que envolvem a venda do campeonato brasileiro e agir dentro do que estipula o edital do Clube dos 13.

Há a confirmação da entrega da proposta no dia 11.

Não peguei
Por outro lado, não são verdadeiras as notícias, segundo as quais a Record teria ficado com um camarote no estádio do Morumbi, que até o ano passado era locado pela Rede Globo.

A sua direção revela que houve apenas a renovação de um espaço, que a emissora já tinha e agora será ampliado.

  • AgNews

    Patrícia Poeta em festa no Bar do Copa em homenagem ao Didi (29/11/10)

Riu do quê?
“Fantástico” abre mostrando as consequências das chuvas em São Paulo na tarde e noite de domingo. A matéria termina com a sonora de alguém, indignado, falando da sua tristeza.

Corte seco e aparece Patrícia Poeta, em vias de um ataque de riso. Caso de perguntar: achou graça do quê?
 
Veto
A Record foi a única emissora que não deixou os seus artistas gravarem mensagens para o novo programa da Hebe.

A produção da Rede TV! insistiu muito, mas ninguém foi liberado.

Mudou de banco
Ainda a respeito da Hebe, que hoje grava com grande festa o seu programa de estreia, depois de ficar conhecida como “garota propaganda” do banco PanAmericano, a partir de hoje ela passa a defender outras cores.

O banco Cruzeiro do Sul estará entre os seus principais patrocinadores.

Local definido
O Teatro Alfa, em São Paulo, foi o palco escolhido pela Globo para a apresentação da sua programação deste ano. Confirma-se a data de 29 de março.

O evento, sempre muito concorrido, reúne nomes importantes de todos os setores, entre eles, o seu diretor-geral, Octávio Florisbal.

  • Divulgação/Record

    Ana Hickmann apresenta o "Tudo é Possível", da Record (2010)

Radical
O “Tudo é Possível”, da Record, deverá apresentar seus novos quadros e cenários a partir do dia 27.

Na próxima semana, inclusive, Ana Hickmann ficará três dias seguidos inteiramente dedicada a uma dessas gravações, fora dos estúdios da emissora. Um trabalho, dizem, que vai exigir muito da sua resistência física.

Prata da casa
Márcio Trigo foi colocado à frente de uma oficina na Globo, que acontece três dias por semana nos estúdios Tycoon, Rio, com o objetivo de formar novos autores de humor e seriados.

Entre outras condições indispensáveis, os participantes têm que ser funcionários da própria emissora.
 
Cinema
A autora Rita Buzzar e o diretor Jayme Monjardim foram recebidos pelo governador Tarso Genro (RS) em um jantar na quinta-feira passada.

Foram buscar apoio para a realização do filme “O Tempo e o Vento”, e saíram do encontro bastante animados. Fernanda Montenegro e Thiago Lacerda estão cotados para o elenco.

Teatro
Lucélia Santos está em vias de produzir a peça “Avalon”, adaptada do livro de Marion Zimmer Bradley, para estrear ainda este ano em São Paulo.

No espetáculo Lucélia será Viviane, a poderosa Senhora da Magia. Para o papel de Morgana, a escolhida é Sabrina Petraglia.

Globo tira "Aline" do ar

  • AgNews

    Da esquerda para a direita, Pedro Neschling, Maria Flor e Bernardo Marinho na coletiva de imprensa da série "Aline", no Rio (24/1/2011)

A Globo vai apresentar nesta quinta-feira (3) o último episódio da segunda temporada de "Aline". A decisão acaba surpreendendo a todos, porque a sua exibição deveria, como se anunciou a princípio, prosseguir até 24 de março.

Ainda não se sabe o que será feito com o material inédito. A série foi totalmente gravada antes de ir ao ar. Alguns setores chegam a admitir a existência de problemas no conteúdo.
 
Procurada, a Comunicação da Globo confirma o fim do programa e justifica a medida tomada como estratégia da sua direção, porque em algumas praças a audiência até aqui registrada não atendeu os patamares desejados.
 
Bate - Rebate
# A confirmar: José Dirceu pode gravar ainda nesta semana o seu depoimento para “Amor e Revolução”.
# No final de semana, o autor Tiago Santiago reencontrou o seu padrinho de Crisma, o cantor Milton Nascimento.
# Ainda a propósito de “Amor e Revolução”, na semana que vem, durante o carnaval, será gravada a sua abertura.
# Estudos realizados na Rede TV! apontam o excesso de merchandisings como principal causa pela queda de audiência do “Pânico”. Mas existem outras.
# Milton Jung já passou a ocupar a posição do Heródoto Barbeiro no “Jornal da CBN”.
# Aguinaldo Silva no Twitter: Renata Sorrah será uma cientista, Danielle Fraser, especializada em fertilidade assistida, em “Fina Estampa”.
# Em novo horário no sábado, das 10h às 12h, o “Esporte Fantástico”, da Record, continua atrás da Globo, mas já divide o segundo lugar com o SBT.
# Na verdade, um avanço do programa, que sempre foi alvo de grandes investimentos.
# Hoje, no Leopolldo-Itaim, em São Paulo, a partir das 9 da manhã, acontece o evento de lançamento da nova programação da Bandeirantes.
# Ticiana Villas Boas será a mestre de cerimônias.
# O grupo RPM já tem um show confirmado, em abril, durante a Virada Cultural, em São Paulo.

C'est fini
O SBT fixou para 5 de abril a estreia da sua nova novela, “Amor e Revolução”, da dupla Tiago Santiago e Reynaldo Boury. Uma terça-feira. Toda a campanha de lançamento vai sendo armada em cima desta data.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos