Finalmente, novela do SBT passa a seguir modelo de gravação da Globo e da Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Procedimento lógico e natural que sempre se adotou na produção de novelas, também passa a valer em “Amor e Revolução”, da dupla Tiago Santiago e Reynaldo Boury, com o claro objetivo de favorecer o seu desempenho e audiência. Coisa de quem entende.

A equipe, depois de imprimir um ritmo mais forte nas gravações iniciais, agora tirou um pouco o pé –como recomenda o processo. E o bom senso. Para Globo e Record, nenhuma novidade.  Em se tratando do SBT, aleluia!

  • Lourival Ribeiro/SBT

    A atriz Thais Pacholek caracterizada para a novela do SBT "Amor e Revolução"


Isso tornará possível, em tempo certo, a realização de grupos de discussão, se a sua equipe responsável julgar necessário. Simples assim. É indispensável “tomar o pulso” do telespectador, imediatamente após a exibição dos primeiros capítulos. Avaliar o que ele está achando e aproximá-lo ainda mais do ambiente da produção. Agir de maneira diferente é dar tiro no escuro. Botar no ar e rezar.

Essa luz que agora beneficia “Amor e Revolução”, certamente tem tudo a ver com a decisão de Silvio Santos de autorizar a estreia em abril. O dono não faria isso por acaso. Alguma coisa ou alguém chamou a sua atenção.

Perfil
Em “Amor e Revolução”, no SBT, Thais Pacholek interpreta Miriam Santos, descrita como belíssima e alienada. A personagem faz parte de um grupo de teatro, e com chances de virar estrela de novela.

Mas, ao se aliar ao movimento guerrilheiro, sofre pressão dos militares e acaba entregando todos os colegas.

  • AgNews

    O ator Felipe Folgosi

Apresentador escolhido
Felipe Folgosi, ator, que até bem poucos dias integrava o elenco da Record, foi o escolhido pela direção da Bandeirantes para apresentar o novo “Acredite se Quiser”. Foi o que mais agradou nos testes realizados.

O programa entrará nas noites de sexta-feira, no lugar do “Tribunal na TV”.

Amostra grátis
Quem ainda não teve a chance de conhecer a programação da TV Globo Internacional poderá fazê-lo até o dia 5 de março, sem custo.

Até lá, o canal promove freepreview (previsão livre) para os assinantes das operadoras SFR, na França; DirecTV, Telmex/Claro, TV Cable e TVDS, na América Latina; Comcast e Dish, nos Estados Unidos; e Rogers, no Canadá.

Contratações – 1
José Luiz Portella, ex-secretário estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo, será o novo comentarista de políticas públicas nos telejornais da Rede TV!.

Nessas últimas horas, também para o departamento de jornalismo, foram definidas as contratações dos repórteres Amanda Klein, Samara Bastos José Luiz Oliveira Filho e Rafael Daguano.

Contratações – 2
Como parte do novo planejamento estabelecido pelo superintendente de Jornalismo e Esporte, Américo Martins, a Rede TV! também vai ampliando o seu quadro de correspondentes internacionais.

Clarissa Rossi, contratada nesta última semana, já está designada para o escritório da Espanha, devendo iniciar as suas atividades ainda no decorrer deste próximo mês.

Luz no fim do túnel
Na Globo já se cogita autorizar a produção de minisséries com maior duração e que possam até ultrapassar a casa dos 30 capítulos.

Se isto realmente vier a acontecer, haverá a possibilidade de Gilberto Braga, finalmente, ter aprovado seu projeto sobre a vida e obra de Tom Jobim.

Torturador
O ator Guti Fraga, que também é jornalista e idealizador do projeto Nós do Morro, vai fazer uma participação especial na novela “Araguaia”, da Globo.

Na história de Walther Negrão, ele será o personagem Lutti, o malvado pai do delegado Geraldo (Ângelo Antonio), que foi um torturador na época da guerrilha do Araguaia.

Quebra-cabeças
A direção da Record colocou entre as suas prioridades dos próximos dias, decidir qual será a melhor alavanca para a novela “Rebelde”, com estreia no fim de março, começo de abril.

A faixa entre 6 e 7 da noite ainda não possui um bom ponto de apoio.

Estudioso
Paulo Vinícius Coelho, da Folha e Espn Brasil, agora no episódio televisão contra o Clube dos 13, mais uma vez, foi preciso e obstinado.

Em todos os momentos, colocou com clareza o desenrolar dos acontecimentos.

E a propósito
A Espn Brasil não tem mais os trabalhos do narrador e apresentador Paulo Stein na sucursal do Rio. Em seu lugar, participando diariamente do “Bate Bola” no final da tarde, já entrou o repórter Rubens Pozzi.

Jornalismo - 1
A Record - Rio Grande do Sul está se reforçando para a edição local do “Hoje em Dia”.

Luiza Zancheta, moça do tempo, e Gisa Guerra, que eram da RBS (Globo) já estão contratadas.

Jornalismo – 2
Diego Sangermano, depois de um tempo como gerente de jornalismo do SBT, em Porto Alegre, agora está em Belém coordenando a implantação do novo SBT Pará, no ar desde o último dia 21, com apresentação de Nyelsen Martins, ex-Liberal e ex-Record.

Sangermano tem como missão principal realizar um trabalho semelhante ao que já é praticado em outras emissoras regionais, como Rio, Brasília e Porto Alegre.

Jornalismo – 3
O jornalista Eduardo Ribeiro, que já está na equipe da emissora, terá a sua posição ainda mais fortalecida nas mudanças que serão colocadas em prática, a partir de agora, no canal Record News.

Passará a dividir com Heródoto Barbeiro a apresentação dos principais horários de notícia.

Fora da Net
A Record já exibe 720 minutos por dia de sua programação para São Paulo em HD. Em dezembro de 2010, eram 435 minutos diários. Como se observa, cresceu de maneira bem acentuada nos últimos tempos.

Já na segunda-feira, com o "Hoje em Dia" também em alta definição, esse número será ainda maior.

Cenário
  • Divulgação

    Cenário de Copacabana reproduzido no Projac para as gravações da série "Tapas e Beijos" (25/2/11)

Cerca de 1.000 metros quadrados da cidade cenográfica do Projac foram destinados pela direção da Globo ao seriado “Tapas e Beijos”, com Andréa Beltrão e Fernanda Torres, que estreia em abril.

No local foram construídos 11 pontos de comércio, reproduzindo o bairro de Copacabana, incluindo a “Djalma Noivas”, o seu cenário principal.

Séries americanas
A série “Outsourced”, que aqui vai se chamar “Terceirizado na Índia”, foi adquirida pela Record.

Ainda sem data de lançamento, a comédia é centrada num gerente de serviços de empresa norte-americana que é transferido à Índia para comandar um Call Center.

“The Event” (“O Evento”), também será exibida na Record, possivelmente nas noites de domingo.

Bate – Rebate

  • O SBT vai utilizar 32 câmeras digitais na transmissão do Carnaval de Salvador.
  • O número de profissionais envolvidos, em relação ao ano passado, quando era só a TV Aratu, pulou de 250 para 583.
  • Segundo Américo Martins, superintendente de Jornalismo e Esporte, Rede TV! e Fernando Vannucci chegaram a um acordo para renovação do contrato.
  • Sobre contrato, nos últimos dias progrediram de maneira bem interessante os entendimentos entre representantes da Globo e da família Ruy Barbosa.
  • Benedito e as filhas Edmara e Edilene estão próximos de renovar os seus compromissos.
  • Muita indefinição ainda sobre a nova linha de shows do SBT, com estreia prevista para maio.
  • A única coisa certa até agora é o horário. Vai continuar às oito e meia da noite.
  • Ana Paula Araújo, repórter e apresentadora da Globo, também está confirmada na transmissão dos desfiles cariocas.
  • “Junto & Misturado”, seriado do Bruno Mazzeo na Globo, começa a gravar nova temporada em abril.


C'est fini
O grupo de discussão de “Insensato Coração”, realizado há pouco mais de uma semana em São Paulo, certamente será levado em conta pelos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares nos próximos capítulos da novela. Alguns personagens, até aqui considerados imprescindíveis para o desenvolvimento da história, ainda não rendem o esperado. 

Ontem, no final da tarde, o SBT soltou um comunicado interno informando a saída de Luiz Gonzaga Mineiro da direção nacional de Jornalismo. Na mesma nota, Marcos Cripa, até então diretor de redação, foi designado para ocupar este cargo.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos