"Insensato Coração" tem uma história sisuda e ainda não empolga

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação/TV Globo

    Camila Pitanga, Lázaro Ramos (ao centro) e Petrônio Gontijo em cena de "Insensato Coração" (2/3/2011)

    Camila Pitanga, Lázaro Ramos (ao centro) e Petrônio Gontijo em cena de "Insensato Coração" (2/3/2011)

Os autores mais experientes têm segredos, que já nem são tão segredos assim, para atrair e manter acesa a atenção do telespectador nas suas novelas. São os conhecidos e infalíveis ganchos.

No entanto, a baixa observada nos índices, em especial na faixa das 9 na Globo --comodamente explicada como fuga para outros meios de comunicação, faz por merecer melhor análise. É preciso verificar se o público já não cansou dessas mesmas fórmulas. Investigar os reais motivos dessa queda de audiência ou pesquisar o que precisa ser feito para trazer de volta os números que continuam se perdendo.

“Insensato Coração”, atualmente em cartaz, mesmo repetindo situações, se mostrou até agora uma história sisuda, linear, sem muitos atrativos para o telespectador mais exigente. Não existem maiores contrastes. Gilberto Braga e Ricardo Linhares, embora experientes, não souberam ou não quiseram dosar a parte metódica da novela com tipos mais populares. Quando bem inseridos esses personagens, todos sabemos, são excelentes puxadores de audiência e “Insensato” não tem, pelo menos até aqui, alguém com essas características. Mas é só o exemplo da vez.

Importante se reavaliar todo processo. Descobrir as verdadeiras causas que têm levado o telespectador a esse cansaço.

Novo trabalho
Depois da minissérie "Sansão e Dalila", na Record, Gustavo Reiz está escrevendo a peça "Confidências, confusões e... garotas!", adaptação do livro de sua autoria.

O elenco começa a ser definido pelo diretor Leandro Neri. Estreia prevista para julho.

Show do DVD
A rede CNT acaba de fechar para o dia 3 de março, quinta-feira da semana que vem, 10 da noite, a exibição do show “Mulheres da Mangueira”, gravado pela cantora Rosemary.

Participações de Beth Carvalho, Dudu Nobre, Carlinhos de Jesus, bateria feminina da Mangueira, passistas e velha guarda da escola.

Está na lista
Segundo a Comunicação da Rede Globo, não são apenas cinco os autores de novelas na faixa das 21 horas. Continuam sendo seis, porque Manoel Carlos ainda faz parte dela. Terá um descanso mais longo, mas permanece na relação.

De acordo com a emissora e obedecida a lista atual, ele irá escrever o seu próximo trabalho depois do Silvio de Abreu. Isto, se nada se alterar, significa começo de 2014.

Casos diferentes
Já de algum tempo, a Bandeirantes mantém parceria com a Eyeworks - Cuatro Cabezas, responsável pelos programas “CQC”, “A Liga” e “P 24”, entre outros. As relações entre as duas sempre foram bem harmoniosas.

Agora, com o mesmo carinho e atenção, a Band tem se interessado em realizar vários trabalhos com a Fremantle, também produtora de formatos.

Mas sem prejuízos a quem quer que seja. Há, segundo a direção da emissora, espaço suficiente para as duas.

Demora um pouco
Os telejornais da Globo, por um bom tempo ainda, vão continuar com os seus telejornais com imagem digital formato standart, SD.

Isto só vai mudar, e não se faz nenhum prazo, quando todas as emissoras da rede estiverem operando com equipamentos de alta definição. Desde a captação até a transmissão.

Na torcida
Fábio Assunção deixou o elenco de “Insensato Coração”, mas não perde nenhum dos seus capítulos e torce pelo sucesso da novela.

Às vezes, inclusive, interage com os colegas, enviando mensagens via celular com toques e elogios pelo desempenho. Legal isso.

Bastidor
Ainda a propósito do Fábio Assunção, quem teve oportunidade de gravar com ele, garante que a sua interpretação para o personagem Leo foi bem diferente do trabalho apresentado pelo substituto, Gabriel Braga Nunes.

Era, dizem, mais leve e intrigante.


Bem cotado
“Estou impressionada!” - é o que tem dito Daniela Beyruti, diretora artística e de programação do SBT, sobre as cenas dos primeiros capítulos de “Amor e Revolução”, próxima novela da emissora.

O vídeo, conferido pela filha de Silvio Santos, também foi muito elogiado por outros diretores da casa.

Carnaval do Amaury
Equipe do “Programa Amaury Junior” ficará dividida no Carnaval.

Laura Wie estará na Bahia, André Ramos e Bruno Chateaubriand no Rio e Maria Cândida, com o titular dos trabalhos, no Recife.

O material será exibido de terça a sexta, na própria semana do Carnaval.

  • João Sal/Folhapress

    O jornalista Heródoto Barbeiro, que vai deixar a rádio CBN e a TV Cultura

Está fechado
Heródoto Barbeiro e a Record News já estão com tudo acertado para o seu ingresso na emissora. Só falta assinar o contrato, o que pode acontecer ainda no decorrer desta sexta-feira.  

As providências que restavam para o seu desligamento da rádio CBN e TV Cultura foram tomadas nos últimos dias. Heródoto estará à frente de todo este processo de reformulação que a emissora da Record pretende colocar em prática a partir de agora.

Apostas
Em “Lara com Z”, seriado de Aguinaldo Silva, que estreia em abril, na Globo, os atores Maria Casadevall, como Valentina, e Augusto Zacchi, como Oliver, serão irmãos na história.

Ela, vai se envolver com Alexandre, papel de Carlo Porto, enquanto ele namora Bárbara, personagem de Monique Alfradique, contrariando a família.

Festa em Campinas
Na quarta-feira, uma grande festa em Campinas reuniu executivos e apresentadores da Record mais a diretoria da TVB, sua nova afiliada, além de políticos da região.

O evento recebeu mais de 700 convidados, entre eles o governador Geraldo Alckmin, e Britto Junior foi o mestre de cerimônias, representando a cabeça de rede.

Bate – Rebate

  • Vincent Villari, que está na equipe de “Ti-Ti-Ti”, tem boas chances de ser escolhido para escrever o remake de “Guerra dos “Sexos”.
  • Supervisionado pelo autor do original, Silvio de Abreu.
  • Claudia Raia e Reynaldo Gianecchini já foram anunciados para este elenco. Direção do Jorge Fernando.
  • Rodrigo Faro avisa aos navegantes que não tem perfil no Twitter. Os que existem por aí são falsos.
  • Bandeirantes começou na quarta-feira a distribuir o seu pessoal para o Carnaval em Salvador e Recife.
  • Toda a direção da casa e os convidados especiais, em comitiva, devem seguir viagem na semana que vem.
  • Confirmada para 18 de março, no Espaço SESC – Mezanino, no Rio, a estreia da comédia romântica “Linda”.
  • No elenco, Fernanda Nobre e Gillray Coutinho, que também faz a direção.
  • O texto aborda o envolvimento de um advogado de meia idade e uma jovem candidata a atriz, que têm ideias inteiramente diferentes.
  • Fausto Silva grava amanhã, no Rio, o “Domingão” do Carnaval.
  • A TV Tarobá de Cascavel, afiliada da Band no Paraná, inaugurou ontem suas transmissões em HD – alta definição.
  • O SBT registrou “Um Milhão na Mesa”, para título do novo programa de Silvio Santos, baseado no formato da Endemol “Million Dollar Money Drop”. Estreia prevista para abril.


C'est fini
Dizem que a direção do SBT tem em mãos uma pesquisa que vai orientar as futuras mudanças em seus quadros e na grade de programação.

Os tempos agora são outros e bem diferentes. Mas no passado, um alguém, determinado dia, resolveu fazer algo parecido e quase foi mandado embora. Escapou por pouco. Os resultados apresentados desagradaram profundamente. Guardadas as proporções devidas, é quase a história do sofá.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos