Rede TV! pode reviver o "Jornal da Tosse"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Reprodução

    Murilo Antunes Alves (à esq.), apresentador do "Record em Notícias", noticiário que ficou conhecido como "Jornal da Tosse", ao lado do diretor da Record, Zacharias Pagnanelli

    Murilo Antunes Alves (à esq.), apresentador do "Record em Notícias", noticiário que ficou conhecido como "Jornal da Tosse", ao lado do diretor da Record, Zacharias Pagnanelli

Amilcare Dallevo e Américo Martins, dono e diretor de Jornalismo da Rede TV! têm, entre outros projetos ou possibilidades para o horário do almoço, o lançamento de um novo programa nos moldes e semelhança do antigo “Jornal da Tosse” – "batizado" pelo jornalista Ferreira Netto, que a Record apresentou por muito tempo sob o comando de Hélio Ansaldo e Murilo Antunes Alves.

A brincadeira, que acabou pegando, se devia à idade bem avançada da maioria dos seus participantes, que analisavam os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Sempre tinha alguém querendo se livrar de um incômodo pigarro.

Sabe-se que essa é uma ideia em pauta e vista com simpatia. Reunir jornalistas das mais diversas áreas e discutir os assuntos do dia a dia. Enfim, fugir um pouco dos modelos dos telejornais tradicionais que já existem nesta faixa de horário.

Números

Após um mês no ar, "Insensato Coração" registra média de 33 pontos de audiência e 58% de participação no PNT -Painel Nacional de Televisão.

Salvador, Recife e Fortaleza são as três capitais onde a trama escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares se destaca. Nem mesmo Florianópolis, onde se dá a base da novela, aparece entre as maiores audiências.

- Salvador: média de 38 pontos com 68 de participação;
- Recife: média de 37 com 66 de participação;
- Fortaleza: média de 37 com 62 de participação.

Bem encaminhado
A Globo ainda não bateu o martelo, mas, na fila das suas novelas das seis, “Cordel Encantado” será a substituta de “Araguaia” e o autor Alcides Nogueira, com uma história  ainda sem título, sobre o rico interior de São Paulo, tem boas possibilidades de entrar a seguir.

Essa é a ordem atual.

  • Reprodução

    Ney Latorraca é o vampiro Vlad na novela "Vamp", de 1991

Próxima atração
“Vamp”, escrita por Antonio Calmon com a colaboração de Tiago Santiago e apresentada pela Globo entre 1991 e 1992, será exibida no “Viva” em substituição a “Quatro por Quatro”.

Joana Fomm, Claudia Ohana, Reginaldo Faria e Ney Latorraca, entre outros no elenco, com direção de Jorge Fernando.

Prêmio
Adriana Araújo (Record), Débora Vilalba (Band) e Sonia Bridi (Globo) são finalistas da terceira edição do prêmio “Mulher em Destaque Opaque”, na categoria Jornalismo, que contempla ainda as áreas de Artes Cênicas, Esportes e Responsabilidade Social.

As vencedoras serão conhecidas no dia 23 de março, em São Paulo.

Por etapas
A nova programação do SBT vai estrear em dois tempos, para melhor ajustar as suas promoções. Em abril, só a novela “Amor e Revolução”, do Tiago Santiago, substituindo “Ana Raio e Zé Trovão” na faixa das 10 da noite.

Depois, em maio, os demais produtos da linha de shows.

Produção
A Conspiração Filmes está às voltas com os trabalhos de dois episódios do “Sobrevivemos”, programa exibido pelo Discovery Channel.

O primeiro, sobre pessoas que foram mergulhar na Bahia, e ficaram mais de 20 horas à deriva. O outro mostra a vida dos militares brasileiros no Haiti e como sobreviveram ao terremoto que devastou o país no ano passado.

Esquema do Carnaval
O SBT vai fazer o Carnaval da Bahia e do Recife. No sábado, transmissões a partir das onze da noite até uma da manhã. Domingo, no horário do “De Frente com Gabi”.

Segunda e terça substituindo o Ratinho e, mais tarde, depois da novela “Ana Raio e Zé Trovão”. É quase “programação normal e um pouco de Carnaval”.

Música
O diretor Maurício Farias, das séries “Aline” e “Junto e Misturado”, tem passado para Branco Mello e Emerson Villani a responsabilidade de produzir as trilhas sonoras de seus programas.

Até pela boa sintonia, acredita-se que a dupla Mello-Villani será responsável também pela parte musical de “Tapas e Beijos”.

Araguaia – 1

Faltam 22 capítulos para Walther Negrão terminar de escrever a novela “Araguaia”, da Globo. Isto, em tempo, significa a primeira quinzena de março.

Mas já está decidido que não haverá outras gravações na região do Araguaia. Tudo que falta será feito no Projac mesmo e em locações próximas ao Rio.

Araguaia - 2
O ciclo de participações especiais em “Araguaia” também está encerrado. Neusa Borges, como Ivete, já entrou.

Juca de Oliveira, como Gabriel, avô de Solano (Murilo Rosa) começou a aparecer no capítulo de ontem, enquanto Henri Castelli, Rudy, um jornalista motoqueiro, que vai se apaixonar por Manuela (Milena Toscano), grava suas primeiras cenas quinta-feira, para irem ao ar dia 9 de março.

Agora sim
A convenção do SBT, com as suas afiliadas e regionais, acaba de ser confirmada para 4 de abril, no hotel Tivoli da alameda Santos. Será em São Paulo mesmo.

Oportunidade para se levantar e discutir as principais questões da rede.

Enredos

  • Divulgação

    O maestro João Carlos Martins com a repórter Daiana Garbin, no "SPTV"

O maestro João Carlos Martins, tema do enredo da Vai Vai, é uma das atrações da série Carnaval, com trabalho da repórter Daiana Garbin, em exibição no “SPTV”, na Globo.

O programa está contando a história de todos os enredos.

Bate – Rebate

  • Teena, Miá Mello, está nos Estados Unidos fazendo entrevistas para o “Legendários”, da Record. A jornada inclui o Oscar, que acontece no próximo domingo.
  • A personagem Naomi, da próxima novela das sete na Globo, “Morde & Assopra”, inicialmente, seria interpretada por uma atriz nissei.
  • Este plano foi alterado depois de Flávia Alessandra manifestar seu interesse em fazer o papel.
  • Chama atenção a participação do ator português Ricardo Pereira em “Insensato Coração”. Não tem mais nenhum sotaque.
  • Luciano Faccioli, depois de confirmado, teve o seu nome descartado do novo “Acredite se Quiser” por imposição do departamento de jornalismo da Bandeirantes.
  • Daí os testes, realizados na semana passada, para encontrar outro apresentador.
  • Foi bem o programa “Bem Estar” em sua estreia, ontem de manhã, na Globo. Deu 9 de média com 29 de participação na prévia.
  • Digna de reprise a matéria do Marcelo Rezende sobre falsificação, exibida no último “Domingo Espetacular” da Record.
  • Mano Menezes, treinador da seleção brasileira, será o convidado do “Cartão Verde”, da Cultura, nesta terça, 22 horas.
  • Por que o SporTV insiste em não escalar os seus melhores narradores para os jogos mais importantes do pay-per-view?
  • Luiz Carlos Junior fez Flamengo e Botafogo, no Rio, mas Milton Leite ficou de fora. Embora tivesse um clássico, Corinthians e Santos, em São Paulo.
  • Zico estreia hoje, às 16h45, como comentarista do Esporte Interativo. O jogo é Real Madrid x Lyon.


C'est fini
A Bandeirantes se deu bem. Encerrada a transmissão de Mogi Mirim e Palmeiras, passou imediatamente para Flamengo e Botafogo. Jogo rolando no Rio, com empate no fim e decisão nos pênaltis. Saltou de cinco para nove pontos.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos