Clube dos 13 recebe hoje a direção da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Jefferson Bernardes/AFP

    Fabio Koff, presidente do Clube dos 13

    Fabio Koff, presidente do Clube dos 13

A Globo, em decisão tomada pela sua alta cúpula, não pretende fazer loucuras pelos direitos do Campeonato Brasileiro, de 2012 a 2014, na TV aberta. Só participará da concorrência se houver a possibilidade de fechar a conta. E, se a melhor oferta de uma concorrente for a vencedora, paciência. Ainda no que diz respeito ao futebol, restarão para ela os principais regionais, Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana, Copa América, Copa das Confederações e amistosos da Seleção Brasileira. Hoje, como aconteceu com a Record na quarta-feira passada, a sua direção será recebida na sede do Clube dos 13, em São Paulo, em uma reunião que também servirá para reafirmar essa posição.

Entre outras estratégias de defesa, em caso de derrota, um pacote de filmes, com o que há de melhor nos seus arquivos, será acionado para cobrir alguns desses horários.

Vencendo a Record, a única que até agora se mostra interessada em pagar mais de R$ 500 milhões por temporada, também ficará a expectativa sobre as providências e como serão os seus preparativos para realizar uma transmissão que ao menos se equipare à atual. A montagem de uma equipe especializada, por exemplo, estará entre as prioridades. Hoje a Record não tem rigorosamente ninguém para isso. Toda essa operação deve representar um custo que jamais existiu no nosso futebol.

Outra questão
O futebol da Globo, em toda temporada, é oferecido ao mercado num só pacote. Tem o Brasileirão, mas também inclui outros campeonatos. Resta saber se a Record, só com os jogos da Série A, terá do mercado publicitário uma resposta que possa atender essas despesas.

A divisão
Hoje, no seu futebol, a Globo tem a Bandeirantes como parceira, e as duas, aconteça o que acontecer, não pretendem se separar. A direção da Record já revelou a sua disposição de dividir essas transmissões com outra televisão, que não será a Band evidentemente.

Talvez SBT. Ou Rede TV!. A exposição por duas grandes redes sempre interessou aos clubes. O quadro, em linhas gerais, é este. O Brasileirão, nas temporadas de 2012 a 2014, está em jogo. Resta saber quem vai levar.

Mudança comercial
Juca Campos, gerente comercial, acaba de trocar a Bandeirantes pelo SBT. Foi para o lugar de Gian Paladino, que deixou a emissora, após mais de 20 anos de casa.

Um sério desfalque na equipe do Morumbi. Campos sempre foi apontado como um dos seus mais competentes profissionais e responsável pelas melhores vendas. Além da boa proposta recebida, dizem que outros fatores, de ordem pessoal e de relacionamento, pesaram na sua decisão.

Uma coisa só
A direção da Cultura decidiu unificar todas as suas redações. A partir de agora, o “Jornal da Cultura”, “Metrópolis”, “Vitrine”, “Eco” e “Roda Viva” estarão subordinados aos diretores Celso Kinjô e Marília Assef.

Os repórteres também passam a atender esses produtos.

Registro
O SBT agora tem sob o seu domínio o título “Domingo na Rede”, provavelmente para ser utilizado em um novo programa ou quadro.

Chama atenção a coincidência com os domínios já registrados pela Rede TV!, como “Belas na Rede“, “Bola na Rede” e outros na mesma linha.

Enfim...
A TV Brasil anuncia para abril, pelo menos sete estreias em sua grade de programação.

Entre séries, documentários e infantis produzidos pelo próprio canal ou em coprodução, já se confirmam "Ser Saudável", "Tela Digital", "Fic TV", "Amazônia Adentro", "Capoeira", "O dia que durou 21 anos" e "Aglomerado" - este apresentado pelo rapper MV Bill e Nega Gizza, em parceria com a CUFA - Central Única das Favelas.

Record promove demissões
As produções do “Hoje em Dia” e “Legendários”, da Record, foram alvo de cortes nas últimas horas. Entre as pessoas atingidas, fala-se em má gestão.

Consultada, a assessoria de comunicação da emissora informa que não é bem assim: "estão ocorrendo realocamentos de alguns funcionários para outros programas", como o “Tudo é Possível”, por exemplo.

Ainda segundo a emissora, aconteceram cinco substituições no “Hoje em Dia”, duas transferências do “Legendários” e apenas três demissões.

'The Spider"

  • Julie Jacobson/AP

    Anderson Silva comemora vitória sobre Vitor Belfort no UFC 126 (6/2/2011)

Anderson Silva, entrevistado no “Fantástico” do último domingo (13), agora é anunciado como uma das atrações do "Altas Horas", de Serginho Groisman, neste próximo sábado (19).

O lutador, que tem o apelido de "The Spider", nocauteou Vítor Belfort recentemente, em Las Vegas, com um chute impressionante, em um dos combates mais aguardados no UFC - Ultimate Fighting Championship.

Festa da Band
Será no Leopolldo Itaim, e não em sua sede do Morumbi, o lançamento da nova grade da Bandeirantes, dia 1° de março. Na oportunidade, os principais executivos do canal, apresentadores e jornalistas estarão presentes, além da imprensa e o pessoal da propaganda.

A cobertura do Carnaval, a etapa brasileira da Indy, o Miss Universo, o programa “Band Clássicos” e o novo reality show de Adriane Galisteu estão entre os produtos que serão destacados.

Estreias
Ainda a propósito da Band, o “CQC” voltará ao ar no dia 14 de março. A primeira segunda depois do carnaval.

Gravações a toque de caixa, com direito inclusive a integrante, Oscar Filho, encaminhado para delegacia, por estar disfarçado de policial.

No dia 15, também está confirmado o retorno de “A Liga”. Em comum, o fato de ambos pertencerem a Eyeworks – Cuatro Cabezas.

Contagem regressiva
A autora Maria Adelaide Amaral, responsável pela adaptação de “Ti Ti Ti”, vai entregar até o fim desta semana o último bloco de capítulos da novela. Ponto final.

Na sequência, depois de rápido descanso, irá acelerar os trabalhos da microssérie “Dercy”, para ser exibida no começo do ano que vem.
 

Disputa apertada
Lucy Ramos, conforme noticiado, foi bem nos testes e ficou com a personagem que seria de Taís Araújo em “Cordel Encantado”, próxima das seis.

A disputa pelo papel ficou entre ela e Cris Vianna, que também foi bastante elogiada pela direção da novela.

Bate – Rebate
# O programa “Domingão do Faustão”, da Globo, será o primeiro a mostrar o novo trabalho do grupo “RPM”, que já está em estúdio preparando as músicas desse  aguardado retorno.
# “SP Record”, de Reinaldo Gottino, atingiu segunda-feira seu melhor desempenho de audiência este ano: 8 de média. Segundo lugar no horário.
# Silvio Santos continua nos Estados Unidos. Só irá reiniciar as gravações do seu programa depois do carnaval.
# Hiran Silveira, número um da teledramaturgia da Record, informa que não há no seu departamento nenhum fechamento de contratação nos próximos dias.
# Também não concorda com reclamações de diretores de novelas por não estarem trabalhando com os seus editores de imagens preferidos.
# Segundo ele, os editores são da Record e nenhum diretor tem exclusividade sobre eles.
# A Cultura, ignorando o interesse da Record News em Heródoto Barbeiro, continua preparando o novo programa dele.
# A nova programação da Globo, no ar a partir de abril, só estará completamente fechada no final deste mês.
# Uma das questões principais é a terça-feira, depois da novela das 9. O que será confirmado para ocupar este horário?
# Por enquanto, “Tapas e Beijos”, com Andréa Beltrão e Fernanda Torres, tem a maioria das apostas.

C'est fini
A Record finaliza hoje as audições do “Ídolos”, no Rio de Janeiro. Ontem, Preta Gil gravou como convidada especial do júri. O programa estreia dia 5 de abril.

A questão do futebol deve atrair de todos as maiores atenções a partir de agora. O SBT está fora. Não vai apresentar nenhuma proposta. Mas a Rede TV!, segundo a sua direção, pretende participar do processo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos