Record erra feio em sua programação

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Ricardo Leal/UOL

    Juliana Lohmann e Fernando Pavão gravam cenas de "Sansão e Dalila" (29/10/10)

    Juliana Lohmann e Fernando Pavão gravam cenas de "Sansão e Dalila" (29/10/10)

A Record tem ambições muito seguras de crescimento, mas a sua programação insiste em cometer equívocos, algumas vezes, irreparáveis. Acerta no varejo, erra no atacado.

Um triste exemplo foi encerrar a minissérie "Sansão e Dalila", uma das suas maiores produções dos últimos tempos, na noite de uma quarta-feira e no horário de um jogo --decisivo-- do Corinthians na Libertadores ou da estreia do Ronaldinho Gaúcho no Flamengo.

Jogaram no lixo. Qual a dificuldade em se estruturar de maneira diferente? Qual a dificuldade de se alterar as datas de entrada e saída ou até mesmo aumentar ou diminuir o número de capítulos? Um a mais ou um a menos não iria fazer diferença nenhuma.

Resultado: 13 pontos de média no último dia. Um número bom. Mas poderia ser ainda melhor, se considerarmos que o penúltimo fechou com 15. Na quinta-feira, para reparar ou arrematar a bobagem cometida, foi preciso arrumar um filme pra cobrir o horário das 23h.

Erros tão primários como esse não podem se repetir.
 
Causa própria

Rafael Ribeiro, da rádio Tupi – Rio, via Twitter, disse que é mentira essa história do Fernando Vannucci ter recebido convite para transmitir o carnaval naquela emissora. O próprio Rafael, segundo escreve, é quem vai fazer este trabalho.

Em primeiro lugar, muito prazer. Segundo, que a informação partiu do próprio Vannucci. Via e-mail. Reclama com ele.

Futebol
Depois do Sul-Americano Sub-20 do Peru, a Bandeirantes vai mostrar, em julho, o Mundial da categoria, que será realizado na Colômbia.

A equipe de transmissão ainda não foi definida, mas tudo indica que o evento também terá Nivaldo Prieto e Denilson.

Frio na barriga
Na Record, embora alguns sempre insistam em comparar o seu tamanho em relação a Globo, Silvio Santos e o SBT foram os mais citados em uma recente reunião de programação.

Bateu um certo medo sobre o que ele, Silvio, que agora não tem mais o banco, pretende fazer na televisão.

Tendência
E sobre o SBT, nada oficial ainda, mas rumores muito fortes indicam que só uma estreia de novela vai acontecer entre os meses de março e abril. "Amor e Revolução", do Tiago Santiago, substituindo "Ana Raio".

Isto significa que "Corações Feridos" deve continuar guardada em seus arquivos.

  • Mastrangelo Reino/Folhapress

    A atriz Cynthia Falabella

Exemplo do prejuízo
Entre os artistas de "Corações Feridos" a revolta é muito grande com este comportamento do SBT. Com a novela ainda inédita, podendo entrar no ar a qualquer momento, ninguém consegue se encaixar em outra emissora.

Falam até que Cynthia Falabella teve um convite da Globo, mas o acerto melou por causa disso.

Segue em frente
Marcílio Moraes, autor de "Ribeirão do Tempo", vai escrever 35 capítulos a mais da novela além daqueles inicialmente combinados. Isso dá 11 meses no ar. Se nada mais acontecer, deve terminar em meados de abril.

Oficial
A Bandeirantes agora informa que a primeira temporada do "Tribunal na TV" termina no final de fevereiro.

Ficam 13 episódios já escritos para serem produzidos numa possível segunda temporada.

De qualquer forma
Prevalece o que aqui foi adiantado na edição de sábado: a Bandeirantes vem com novo formato, também na área da teledramaturgia e algum outro parceiro, para ser produzido no lugar do "Tribunal na TV".

Mas isso só depois do carnaval.
 
Comitiva da Record

Os principais diretores da Rede Record estarão em Londres durante todo o período da Olimpíada no ano que vem. Esse é o plano.

Junto com eles, os patrocinadores do evento. A Olimpíada, exclusiva da emissora em sinal aberto, vai acontecer entre 27 de julho e 12 de agosto.
 
Novo diretor
O SBT tem um novo gerente de jornalismo em Brasília. Em substituição a Luiz Guilherme Fabrini, que deixou a emissora, foi contratado Antônio Augusto Silva. Ex-Globo, já foi inclusive correspondente internacional. Profissional experiente.

Ficam, a partir de agora, sob a sua responsabilidade os informativos "SBT Brasília" e "Jornal do SBT - Brasília".

RPM

Com direção de Ulisses Cruz, os integrantes do "RPM" já estão em estúdio, em São Paulo, dedicando-se ao trabalho que irá promover a volta do grupo. Novo CD com material inteiramente inédito. O lançamento está previsto para março.

  • Pedro Paulo Figueiredo/CZN

    A atriz Graziella Schmitt

Guerrilheira

Em "Amor e Revolução", novo trabalho do autor Tiago Santiago no SBT, Graziela Schmitt vive Maria Paixão, líder de movimento estudantil que acaba ingressando na luta contra a ditadura militar.

Durante a novela, ela irá se envolver com José Guerra (Claudio Lins), militar, filho de general linha dura, e com Mário (Gustavo Haddad), também estudante, que se torna jornalista e autor de teatro.

Graziela faz sua primeira protagonista.

Bate – Rebate
# O E! Entertainment, a partir de hoje, e sempre às segundas-feiras, 22h30, volta a apresentar programas inéditos com Amaury Jr.
# Elke Maravilha e Fiuk são alguns dos seus convidados de logo mais.
# Com a volta de Daniela Beyruti, a partir desta semana devem acontecer reuniões sobre a nova programação do SBT.
# Eduardo Barazal, da VTV, afiliada da Rede TV! em Santos, é o nome cotado para apresentar com Daniela Albuquerque o novo formato do "Manhã Maior".
# A Globo está com todas as externas gravadas dos primeiros capítulos de "Morde & Assopra" -- próxima das 19 horas.
# Daniela Freitas está gravando, "valendo", os primeiros programas da série "Band Clássicos", mas a data de estreia ainda não foi fixada.
# O problema na TV Cultura sempre foi esse. E agora se comprova. No centro de custo de algumas produções constam até 20 nomes. Mas só uns nove trabalham.
# Os demais se dão apenas ao trabalho de receber no fim do mês. Uma folia de muito tempo.
# Boris Casoy, em férias na Band, está em viagem pela Costa Rica. Só volta no dia 3 de março.
# Enquanto ele está fora, Fábio Pannunzio segue apresentando o "Jornal da Noite", na maioria dos dias, "jornal da madrugada".
# Na sexta-feira aconteceu uma outra reunião para decidir detalhes da estreia de Hebe Camargo na Rede TV!. A ideia é aquela mesma. Uma noite de gala.
# A Record já decidiu que a minissérie "Sansão e Dalila" vai ser lançada em DVD. Só não sabe quando.
# "A Grande Família" vai em frente em mais essa temporada.
# Pertinente: e o Pedro Cardoso, segue o mesmo garotão de sempre?

C'est fini
A Record está com sérios problemas de espaço em suas instalações na rua da Várzea, em São Paulo. Não tem como acomodar mais nada. Ou se realizam as obras necessárias ou será preciso fazer fora, como no caso do formato "E aí, doutor", baseado no "The Doctor Oz".

Aliás, essa questão do espaço é motivo de certo mal-estar entre os programas do domingo. Já houve o desejo de fazer o "Tudo é Possível", da Ana Hickmann, ao vivo, mas não foi possível porque, no mesmo dia, o auditório é ocupado pelo Gugu. Não tem como contornar.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos