Rotina de Jorge Loredo é um exemplo a ser seguido

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Letícia Moreira/Folha Imagem

    Personagem Zé Bonitinho, criado pelo ator Jorge Loredo, faz 51 anos; sua primeira aparição do "galã" foi em 1960

    Personagem Zé Bonitinho, criado pelo ator Jorge Loredo, faz 51 anos; sua primeira aparição do "galã" foi em 1960

O ator e humorista Jorge Loredo, mais conhecido como Zé Bonitinho, além de profissional disciplinado é um exemplo a ser seguido.

Ao contrário de outros, que se fizeram conhecer por agitar ou transtornar bastidores --o que inclui não estudar e decorar textos--, Loredo, aos 86 anos, continua justamente na contramão de tudo. Ele permanece no elenco de "A Praça é Nossa", gravando todas as terças-feiras.

Precavido, sempre um dia antes, viaja do Rio de Janeiro para a sede do SBT, em São Paulo. Tudo para não correr o risco de chegar atrasado ou perder o voo.

Já nas dependências da emissora, cumpre o mesmo e antigo ritual. Devido a problemas respiratórios, passa antes no ambulatório e recebe inalação. Com o texto decorado e utilizando um colete cervical, é um dos primeiros a chegar ao estúdio. Nesta semana, na volta das férias, não foi diferente.

Uma postura que é muito comentada pelo pessoal do meio, dentro e fora do SBT. É, repito, um exemplo a ser seguido.

Surpresa
A Bandeirantes pretende anunciar no evento de lançamento da grade deste ano, em 1º de março, o novo programa de Edgard Piccoli.

O apresentador, como se sabe, comandou o reality show "Busão do Brasil", que não deixou saudade. Uma estreia , no entanto, que só deverá acontecer no segundo semestre.

Distância
A Record contratou uma equipe de compositores exclusivamente para "Rebelde", novela realizada em parceria com a Televisa.

E eles têm uma missão bastante especial: criar um tema de abertura totalmente original, que em nada lembre os produzidos por SBT e México.

Trabalho normal
Falando em "Rebelde", os trabalhos no Rio de Janeiro seguem normalmente, com gravações em estúdio, externas e cidade cenográfica.

Mas, falta ainda definir a data de lançamento da novela.

  • Divulgação

    A atriz Adriana Esteves como a paleontóloga Júlia na novela "Morde & Assopra", de Walcyr Carrasco

Entre tapas e beijos
Em “Morde & Assopra”, novela que substituirá “Ti-Ti-Ti” na Globo a partir de março, Adriana Esteves interpreta a paleontóloga Júlia, uma pesquisadora.

Entre uma procura e outra por fósseis de dinossauros, ela vai viver um romance tumultuado com Abner, papel de Marcos Pasquim.

Chutes na trave
Transmitir partidas de futebol do estúdio, e sem repórter de campo, é um problema para quem narra e também para quem está em casa. São muitas as informações erradas passadas ao público durante as partidas e que não são corrigidas depois.

Nesse momento recomenda-se não "viajar" muito. O improviso joga contra.

Falando nisso
A Bandeirantes não tem o menor interesse mesmo em mandar um repórter para o Sul-Americano Sub-20 do Peru. Vai sem profissional de campo até a final do evento. Entende que não há mais necessidade. Então tá.

Casos distintos
Essa economia no esporte do Morumbi provocou comentários no departamento. Alguns não entenderam muito bem, uma vez que, com equipe no Peru, seria possível também produzir material para outros programas da casa.

E lá, a pergunta: é mais complicado enviar duas ou três pessoas a trabalho, ou deixar uma celebridade sete ou oito meses na geladeira, recebendo em dia?

Sonhar - 1
Para a direção da Globo, e com base em pesquisas, o público das 18 horas quer sonhar. Viajar no tempo.

Foi a partir dessa informação que as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes foram buscar elementos para "Cordel Encantado", substituta de "Araguaia".

Sonhar – 2
Thelma Guedes explica que a ideia da novela surgiu após um encontro de autores, ano passado, no Projac. Duca Rachid e ela assistiram a uma exposição da responsável pela pesquisa da Globo, Eneida Nogueira. A profissional anunciou o resultado de um trabalho feito junto a telespectadores, em que eles pediam histórias que os levassem a “sonhar”.   

Assim, as autoras criaram uma situação de reis europeus chegando ao sertão brasileiro.

  • AgNews

    A atriz Bianca Bin, que viveu a Fátima em "Passione"

Luz própria
Sobre a escolha de Bianca Bin para protagonista de "Cordel Encantado", o diretor de núcleo Ricardo Waddington prefere não pensar na atriz como a substituta de Paola Oliveira.

Entende que a jovem possui luz própria e que dará conta da personagem Açucena.

Não mexe
Correspondente internacional da Record, o jornalista Herbert Moraes não será deslocado da sua base de operações.

A emissora decidiu mantê-lo no Oriente Médio, de onde envia suas informações há cinco anos.

Desempenho diário
Segundo o Ibope, dados referentes até o último dia 2 “Araguaia”, novela das seis da Globo, alcança seu melhor desempenho de audiência no Recife (35 pontos de média e 58% de participação) e em Salvador (30 e 59%).  

“Ti-Ti-Ti”, produção das sete, por sua vez, se destaca em Salvador (38 e 66%), Recife (38 e 61%) e Florianópolis (34 e 65%).

“Insensato Coração”, por último, vai bem em Salvador (38 e 63%), Recife (38 e 61%), e Porto Alegre (37 e 61%).

Bate-Rebate

  • Depois de um período de férias, Flávia da Matta está retomando seus contatos com produtoras e emissoras de TV. Ela deixou a Fremantle.
  • Carlos Lombardi, autor, começa a preparar sinopse de nova novela. Um trabalho que só deve vingar em 2012.
  • Gustavo Reiz, responsável pela adaptação de “Sansão e Dalila”, apresentará projeto de novela para a Record.
  • A Globo estreia amanhã a última temporada da série “Lost”, depois do “Jornal da Globo”.
  • Ewerton de Castro encerrou suas férias nos Estados Unidos, mas ainda não sabe quando voltará às novelas da Record.
  • Já a filha de Ewerton, Talita Castro, vai continuar um tempo longe da televisão. Está faturando e muito bem na área musical, trabalhando com DJ.
  • Os repórteres Rogério Guimarães, ex-Goiânia, e Venina Nunes, ex-Brasília, reforçam o time da Record em São Paulo.
  • Em produção uma nova leva de entrevistas para o “Genial!”, do Canal Brasil.
  • Confirmadas para o programa gravações com Bruno Barreto, Arnaldo Jabor e José Henrique Fonseca.
  • O “Jornal da Record”, sob o comando de Ana Paula Padrão e Celso Freitas, voltou a se distanciar do SBT no horário de confronto. Dá o dobro da audiência em alguns dias. 
  • Humberto Martins avisa que seu personagem, no seriado “Lara com Z”, na Globo, terá muitos momentos de humor.


C'est fini
Heloisa Périssé não perdeu tempo. Assim que chegou dos Estados Unidos, disparou telefonemas para a amiga Fafy Siqueira. E o assunto não poderia ser outro: a minissérie sobre a carreira de Dercy Gonçalves, com as duas interpretando a artista, prevista para ir ao ar na Globo no início de 2012. Texto de Maria Adelaide Amaral e direção de Dennis Carvalho. Heloisa Périssé, antes, vai aparecer no elenco da novela “Cordel Encantado”.

Um narrador do SporTV, que fez os últimos jogos do São Paulo, insiste em informar que Paulo César Carpegiani foi um craque jogando no meio-campo e lateral. Craque sim e meio-campo também. Lateral nunca. Quebrou o galho em jogos de casados contra solteiros.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos