A saudável briga pela audiência

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Frederico Rozário/TV Globo

    O apresentador Pedro Bial no cenário do Big Brother Brasil (1/2010)

    O apresentador Pedro Bial no cenário do Big Brother Brasil (1/2010)

Pelo menos para Globo, Record e SBT, a tradicional trégua natalina ou do começo das férias, tão comum em outras temporadas, neste 2011 foi deixada de lado.

Verifica-se, desde os primeiros dias deste novo ano, que essas três redes mais importantes preferiram adequar as suas grades de programação, ou para alavancar audiência ou, no mínimo, para conservar o que já tinham.

A Globo, pelos primeiros números apresentados, foi a que se deu melhor. Está com uma média superior a dois pontos em relação ao ano passado. A Record conseguiu se manter e o SBT, por sua vez, também parou de cair, com ganhos importantes principalmente na faixa da tarde.

Tudo isso serve de preparação para o que ainda vem por aí. Novas programações, por parte de todas, já tiveram os seus lançamentos anunciados para março e abril, criando no telespectador uma expectativa bem interessante.

A competição é sempre muito saudável.

Arma interessante
O SBT, usando o seu arquivo que é muito forte, acertou ao colocar filmes no final da tarde, alavancando a programação da noite.

Sabe-se que existem mais de 500 títulos à disposição, desde já usados de acordo com a ocasião ou ao público que pretende atingir.

Outra história

  • Divulgação e Luiza Dantas/CZN

    À esquerda, atrizes da versão mexicana de "Rebelde" e à direita atrizes da versão da Record

Não existe nenhuma possibilidade de o SBT combater a novela “Rebelde”, da Record, prevista para estrear entre março e abril, com a produção original da Televisa. Isso é lenda.

Silvio Santos não possui mais os direitos.

Assim não
No bom embalo de “Ribeirão do Tempo”, a minissérie “Sansão e Dalila”, da Record, tem fechado a exibição dos seus capítulos com médias de audiência bem razoáveis. Algo em torno de 10 e 12 pontos, excelente para o horário.

Mas isto também à custa de alguns truques. São apenas dois intervalos e depois do segundo entram “cenas do próximo capítulo”. No que o público perceber que está sendo enganado, há o perigo de essa média cair.

Lobinho independente
Além do Piauí, a TV Meio-Norte – que se desfiliou da Band no último dia 1º --está com o seu sinal chegando em alguns municípios do Maranhão e Ceará. São 24 horas de programação local.

Segundo se informa, há uma proposta de transformar a emissora em uma potência regional e independente.

  • Divulgação

    O ator Walmor Chagas em cena do filme "Valsa para Bruno Stein", de Paulo Nascimento (2007)

Esquisito isso
Walmor Chagas teve inicialmente anunciada a sua escalação em “Amor e Revolução”, novela do Tiago Santiago. O SBT informa que não foi fechado nada com ele.

Depois se falou de uma participação em “Lara com Z”, seriado do Aguinaldo Silva na Globo, o que também não se confirmou.

Pelo menos até agora.

Em produção
No dia 4, “Amor e Revolução” vai gravar a explosão de um casebre, atentado fatal contra a noiva de José Guerra (Cláudio Lins), Cléo (Camila dos Anjos), em Santana do Parnaíba.

Cerca de 200 armas foram providenciadas, munição para tudo isso, assim como um grande número de dublês.

  • Carsten Horst/MF2

    Ellen Roche, que assinou contrato com a Globo

Nova fase
Ellen Roche, depois de vários trabalhos no esquema de cachê e também por “obra certa”, foi chamada pela direção da TV Globo para assinar contrato de um ano. Tudo certo.

A atriz, que trabalhou na última temporada do “S.O.S. Emergência”, agora fica na expectativa de uma próxima convocação.

Desfiles
A Globo vai decidir nesta próxima semana todo o seu esquema do Carnaval, em especial as transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo. Finalmente devem ser anunciadas as escalações das equipes.

Se nada for alterado, Cleber Machado irá comandar os trabalhos no sambódromo paulista e Luiz Roberto na Marquês de Sapucaí, como no ano passado.

Brasil fora da festa
A Globo confirma a transmissão da cerimônia do Oscar 2011, dia 27 do mês que vem. A emissora exibirá flashes durante o “Fantástico” e “Big Brother Brasil”, para depois entrar com a apresentação ao vivo. Quem desejar acompanhar na íntegra vai ter que recorrer, uma vez mais, à TV paga.

A 83ª edição do Oscar acontecerá no Kodak Theatre, em Los Angeles.  O Brasil, como noticiado, está fora da disputa.

Bate – Rebate

  • Patrícia Salvador retoma as gravações do seu programa das manhãs de domingo no SBT no próximo dia 8.
  • Já o “Roda Roda”, que ela divide com Silvio Santos, os trabalhos só irão recomeçar no final de fevereiro.
  • Pertinente –a chuva mais forte sempre cai na hora do programa do Datena. Está sempre com a audiência lá em cima.
  • SBT ainda não tem nada resolvido sobre o seu sinal em toda a região de Campinas, com a passagem da TV B para a Record, a partir do dia 1º.
  • O mesmo problema também acontece em Santos. São duas praças importantes, que deveriam ser tratadas com maior atenção.
  • Cleo Pires comandou um movimento junto ao pessoal da Globo em favor das vítimas da região serrana do Rio de Janeiro.
  • As coisas mudam. O maior monitor da programação da Record, que até bem poucos dias sintonizava a Globo, hoje está ligado no SBT.
  • Na verdade, hoje, em termos de audiência, o foco maior das preocupações é a emissora de Silvio Santos.
  • A Bandeirantes promete mais de 50 horas de transmissão ao vivo do Carnaval da Bahia e Recife.

C'est fini

Em vez de uma matéria mais longa, no “Domingo Espetacular” desta noite, a Record fará apenas uma citação - no quadro “Giro dos Famosos” - ao problema que atravessa a empresa “Caco de Telha”, de Ivete Sangalo, e ao afastamento do seu irmão Jesus.

Além da Globo Internacional, outras emissoras brasileiras também estarão presentes na Natpe, feira de negócios e que será realizada a partir do próximo dia 24, nos Estados Unidos.

Em seu stand, a Record colocará à disposição do mercado "Bela, A Feia", "Poder Paralelo", "Ribeirão do Tempo" e "Sansão e Dalila"-sete dias antes do término da minissérie aqui no Brasil. Delmar de Andrade, diretor de vendas internacionais, representa o canal.

Já a Band, leva na bagagem "Anjos do Sexo", "Julie e os Fantasmas", "É Tudo Improviso", "P24" e "E24".

Pelo lado do SBT, Silvio Santos, em férias nos Estados Unidos, acompanhado de toda família, também visitará esta feira.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos