Globo aposta em encontros românticos para aquecer o "Fantástico"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Reprodução/TVGlobo

    Foto do primeiro casal que participou do quadro
    "O Cupido", do "Fantástico" (jan/2011)

A Globo estreou dia 2 no “Fantástico” o quadro “O Cupido”, sobre histórias de relacionamentos reais. A primeira foi de uma jovem que, depois de ser abordada no metrô, deu o número errado do telefone. Ainda assim, os dois se reencontraram, casaram e vivem juntos até hoje.

A ideia de "O Cupido" é do chefe de redação do programa, Alberto Villas, a partir de o "Anjo da Guarda". O projeto foi desenvolvido por Patrícia Poeta, em parceria com o autor e roteirista Péricles Barros e o diretor Luis Felipe Sá.

O próximo, em fevereiro, vai mostrar o encontro de um cinegrafista paulista que, em busca de boas imagens para sua reportagem, subiu num telhado, que desabou, e ele caiu em cima de uma mulher. Desde então os dois nunca mais se separaram. Estão juntos há 30 anos.

Em março, será a história de uma jovem e bela baiana, mas "encalhada", que não parava de pedir a Jesus por um marido. Foi atendida. De fato, um outro Jesus, Sangalo, desceu de helicóptero numa praia e ela se encantou com o piloto da aeronave. Também se casaram meses depois. Jesus, irmão da Ivete, no caso, foi o cupido.

O diretor do programa, Luís Nascimento, deseja exibir o quadro ao longo do ano, sempre com atores desconhecidos e histórias inusitadas.

De saída
Entre conselheiros, diretores e até associados do São Paulo circula a informação que a TV Globo não tem interesse em continuar com o camarote no estádio do Morumbi. Vai entregar o espaço. Simples questão de custo/benefício.

Aluguel muito caro para o que é oferecido em troca. Se o calendário de jogos foi muito ruim em 2010, será pior neste ano com o time fora da Libertadores.

Contraponto
Autor Marcílio Moraes, com razão, reclama do horário de “Ribeirão do Tempo” na Record.

Mas os capítulos exibidos na segunda e terça-feira deixaram a desejar. Arrastados e em cima do mesmo assunto, como a gravidez de Sônia (Louise D'Tuani) e a cena do paraquedismo.

Flashback exagerado em novela também é truque conhecido. Deve ser evitado.

Está complicado
Alguns repórteres do Globo News têm revelado despreparo e merecido críticas na cobertura da tragédia na região serrana do Rio.

Poucos, na verdade, conseguem ir além de rápidas “cabeça” e “passagem” em suas matérias. Acompanhar, ao vivo, um plano sequência então nem pensar.

Antes...
A Globo sempre evitou transmissões de tênis ou basquete, porque os jogos podem ter hora para começar, mas é sempre impossível prever quando terminam. Em Wimbledon, no ano passado, uma partida passou de 11 horas. Bagunça toda a grade.

O vôlei, antes de mudarem as regras, também se incluía nisso.

Depois...
Chega agora a nota que neste sábado, 10 da manhã, direto do ginásio Pedrocão, em Franca, será mostrado o Jogo das Estrelas do NBB, campeonato brasileiro de basquete realizado pela Liga Nacional de Basquete.

O horário deve permitir qualquer flexibilização.

  • Divulgação

    Antônio Fagundes e Natália do Vale em cena de "Insensato Coração" (janeiro/2011)

Nada contra
Alguns estão se pegando porque novelas exibidas mais tarde, de uns tempos para cá, liberaram palavrões. Nada muito ofensivo. No capítulo de “Insensato Coração”, terça-feira, foram dois perfeitamente cabíveis nas situações apresentadas. Utilizados com bom senso que mal tem.

Outros, considerados muito piores, são ouvidos nas transmissões de futebol, com microfones à frente dos treinadores ou atrás dos gols --e ninguém diz nada.

Num recente jogo da Taça São Paulo, por exemplo, o narrador Odinei Ribeiro, do SporTV, é testemunha. O goleirinho encheu a boca.

  • AgNews

    Ana Paula Arósio na pré-estreia do filme "Como Esquecer", em São Paulo (7/10/2010)

Casos e casos
É sabido que a TV Globo, em muitos casos de desligamento, evita que seus ex-funcionários se transfiram imediatamente para concorrentes. É feito um acordo.

Em relação a Ana Paula Arósio, que era do primeiro time da casa, a assessoria da atriz não revela detalhes da rescisão, nem se ela deverá ficar um tempo fora do ar.

Informa apenas que a artista “não tem nenhum interesse em negociar agora com qualquer outra emissora”.

Rainha
A atriz de “Araguaia”, Nanda Lisboa, a Ametista da novela, foi coroada Madrinha da Bateria da Escola de Samba Pérola Negra, do Grupo Especial de São Paulo.

O autor Walther Negrão, que também é do bairro da Vila Madalena, prestigiou o acontecimento ao lado do carnavalesco André Machado.

Mais Carnaval
Já em Salvador, a serviço da Bandeirantes para uma bateria de entrevistas especiais, Patrícia Maldonado vai gravar hoje com a cantora Ivete Sangalo. Há também uma conversa agendada com o pessoal do Olodum.

A Band promete uma carga superior a 50 horas de transmissão durante a cobertura do Carnaval.

Comunicado
Américo Martins, diretor do Jornalismo da Rede TV!, promoveu Krishma Carreira a editora-chefe dos programas semanais da emissora. Ela passa a coordenar o “Aconteceu”, “Good News” e “É Notícia”.

Carol Chagas segue como editora de planejamento e projetos especiais.

Bate – Rebate

  • A audiência do SBT parou de cair. A sua média/dia já de algum tempo tem se mantido.
  • Na verdade, o SBT vai bem até o comecinho da noite, e depois apresenta ligeira queda.
  • Mas essa é uma audiência perigosa, infantil e juvenil, que fatalmente deve se perder com o começo das aulas.
  • A sua direção sabe disso e algumas medidas vão sendo planejadas.
  • De qualquer forma, para uma primeira etapa de trabalhos, a missão está cumprida. Hoje, Record e SBT praticamente empatam na média 24 horas.
  • Depois de uma semana no estaleiro, Oliveira Andrade voltou a comandar o “Jornal de Serviços” na Jovem Pan.
  • Renata Fan e Murilo Rosa, devidamente patrocinados, passaram pela Couromoda, em São Paulo.
  • Equipe do SporTV que está no Peru, cobrindo o Sub- 20, viveu de perto a experiência de um terremoto. Levinho, mas um terremoto.
  • Aliás, hoje - ou começo de amanhã - tem Brasil no Sub-20. Contra a Colômbia, a partir da meia-noite.
  • Tainá Muller grava na próxima semana suas primeiras cenas da novela “Insensato Coração”.
  • Paula é a personagem, definida como amoral e interesseira, mas seu objetivo não é fazer o mal a outras pessoas.


C'est fini
São feitas críticas às rádios e TVs que, por economia ou comodidade, deixam de enviar equipes aos estádios para transmissão de futebol. Mas culpa também cabe a alguns desses profissionais que, por medo ou conforto pessoal, insistem em não trocar o ar condicionado dos estúdios.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos