Jornalista acusa Record de roubo de imagem

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Reprodução do site Badarts sobre cobertura da tragédia no Rio de Janeiro (17/1/2011)

    Reprodução do site Badarts sobre cobertura da tragédia no Rio de Janeiro (17/1/2011)

No “Fantástico” de domingo a Globo apresentou uma reportagem sobre o resgate de Marcelo Pinheiro Fonseca, depois de 16 horas sob escombros em Teresópolis.

Trechos da matéria foram comprados do jornalista Luciano Zimbrão, dono de um blog chamado Badarts. Ele confirma ter recebido R$ 5 mil pela cessão dessas imagens, enquanto a Record, através de uma produtora chamada Monique, teria oferecido apenas R$ 100. Há uma gravação da conversa dos dois.

Zimbrão agora denuncia que a Record utilizou indevidamente essas imagens, também postadas em seu blog, no programa "Domingo Espetacular" --minutos antes da Globo e com selo exclusivo-- e em outros telejornais durante o dia de ontem.

Consultada sobre o assunto, a Record informa que conseguiu este vídeo, "cedido gentilmente", junto a TV Terê, emissora de Teresópolis –que, na verdade, tinha autorização de Zimbrão apenas para veiculação local.

Há um engano
Marcílio Moraes entende que os índices de “Ribeirão do Tempo” na Record seriam ainda melhores se não houvesse o choque de quase metade dos capítulos com o principal produto da Globo –“Passione” até a semana passada e “Insensato Coração” a partir de ontem.

O autor também tem a certeza que produtos como “A Fazenda”, antes, e “Sansão e Dalila”, agora, nada acrescentam à audiência da sua novela.

Trocaram o Marcelinho
A Globo cometeu uma falha fotográfica na transmissão do futebol, Mogi Mirim e São Paulo, no último domingo.

Na substituição do Cleber Santana pelo Marcelinho Paraíba, botaram uma foto de outro “Marcelinho”, que há algum tempo virou Lucas –seu nome verdadeiro e agora está jogando pela seleção sub-20.

Muito chato
“Morde Assopra”, próxima das 7 na Globo, tinha o ator Alex Reis escalado para o papel de Leandro. Confirmado e divulgado. Escolhido depois de se submeter a vários testes. Seria a sua estreia nas novelas.

Misteriosamente, agora ele foi “desescalado” e já colocaram Caio Blat no seu lugar. No mínimo, esquisito.

Confirma-se
O SBT está com chamadas no ar anunciando nova temporada de “Smallville”, com episódios inéditos. Exibição a partir de fevereiro, na faixa da tarde, substituindo o seriado “Chuck”.

  • A atriz Arlete Salles, que será uma taxista em "Fina Estampa"

Escala
Há algum tempo longe das novelas, Arlete Salles já tem confirmada a sua escalação em “Fina Estampa”, novela do Aguinaldo Silva que vai substituir “Insensato Coração”.

Personagem descrita pelo autor como uma viúva que herdou o carro do marido e virou taxista.

Agenda
Bárbara Paz e Rafael Primot estarão no comando do “Curta na estrada”, que estreia dia 25 no Canal Brasil. Em 13 episódios, a série irá mostrar curtas-metragens selecionados e, antes de cada exibição, haverá dramatização dos atores, sempre baseada no assunto do dia.

Ainda no cinema, Primot filma, em fevereiro, com Débora Falabella, “Dois Macacos Mais Um”.

Distribuição internacional
O diretor Marcos Paulo e os seus parceiros em “Assalto ao Banco Central” adiaram a estreia do filme para o segundo semestre.

Assim, a ideia é promover o seu lançamento, simultaneamente, no Brasil e no exterior. No elenco, Giulia Gam, Lima Duarte, Eriberto Leão, Hermila Guedes e Antonia Fontenelle, entre outros.

Vacilada

  • Fotomontagem/Reprodução

    O ator Kayky Brito em cena do último capítulo de "Passione" (14/1/2011)

Último capítulo de novela sempre tem o problema da edição às pressas.

Em “Passione”, na prova ciclística, o personagem do Kayky Brito antes da largada tem um número de competidor (64), aparece correndo com outro (47) e vence a corrida com o primeiro (64) novamente. Tudo isso em menos de dois ou três minutos.

Desligamento
Felipe Folgosi, contratado da Record desde 2006, não vai renovar com a emissora. Decisão tomada. A partir de março, ele abrirá negociação com outra rede de TV.

Foram vários trabalhos ao longo de cinco anos.

A propósito
Só nos últimos meses, a Record perdeu nomes importantes da sua teledramaturgia para a Globo, como Lavinia Vlasak, Tuca Andrada, Petrônio Gontijo e Gabriel Braga Nunes.

Folgosi, no entanto, ainda não revela qual será o seu próximo destino.

  • Felipe Assumpção / AgNews

    Maria Fernanda Cândido na apresentação de "Afinal, O Que Querem As Mulheres?" (8/11/2010)

Maria Fernanda fora da Globo
Maria Fernanda Cândido não tem mais contrato de exclusividade com a TV Globo. O último compromisso foi no seriado “Afinal, o que Querem as Mulheres”, direção do Luiz Fernando Carvalho, exibido no final do ano passado.

A assessoria da artista, consultada, apenas informa que não está autorizada a falar sobre o assunto. A Globo, no entanto, também procurada, revela que a partir de agora, havendo a possibilidade de um trabalho, será feito o “contrato por obra”.


Bate – Rebate

  • A Rede TV! está pagando valores diferentes para editores de imagem. Há insatisfação.
  • Bandeirantes está sem sinal no Piauí. A Meio Norte, que era sua afiliada, agora tem programação própria. Só via parabólica ou TV por assinatura.
  • Caio Castro, hoje em “Ti Ti Ti”, também deve entrar na novela do Aguinaldo Silva.
  • No futebol, e a TV mostra bem, quando um jogador vai substituir o outro, sempre é obrigado a colocar a camisa dentro do calção.
  • Um passo depois, autorizado entrar em campo, bota a camisa de fora e... segue o jogo. Dois trabalhos.
  • Neto, comentarista, depois das férias, está de volta às transmissões e programas esportivos da Bandeirantes.
  • Paulo Trevisan vai dirigir o programa da Hebe Camargo na Rede TV!.
  • Cerca de 40 atores já estão confirmados no elenco da novela de Cristianne Fridman, agora oficialmente com o título “Vidas em Jogo”, e expectativa de estreia para abril, na Record
  • As primeiras externas, previstas para a Marina da Glória, por motivos que ninguém explica, foram canceladas.


C'est fini
Além de três helicópteros, a TV Globo está utilizando 12 equipes de reportagens e quatro pontos para entradas "ao vivo", links, na cobertura da tragédia na região Serrana do Rio de Janeiro.

Cerca de 80 profissionais participam da transmissão diariamente. Os repórteres José Roberto Burnier, de São Paulo, Cristina Serra e Guilherme Portanova, de Brasília, foram deslocados para dar auxílio ao Jornalismo, do Rio.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos