Televisão convencional precisa se adaptar às novas mídias

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação/TV Globo

    Paola Oliveira e Eriberto Leão durante gravação de "Insensato Coração" em Florianópolis (27/10/10)

    Paola Oliveira e Eriberto Leão durante gravação de "Insensato Coração" em Florianópolis (27/10/10)

Que a televisão aberta continua perdendo espaço para a TV por assinatura, videogames e internet, não chega a ser novidade.

Um levantamento divulgado pelo jornalista Ricardo Feltrin, colunista do UOL, mostrou com precisão como a audiência está se pulverizando e para onde vai se distribuindo. Fenômeno universal e irreversível.

Se faz necessário, no entanto, buscar defesas ou novas alternativas para não ficar um caminho só de ida. A Internet, por exemplo, deve necessariamente se transformar em aliada ou complemento, até porque muitos já adquiriram o hábito de ver TV no computador. Nem sei por que a audiência nesses novos meios ainda não é auferida.

Nos Estados Unidos este levantamento já existe e os números alcançados nos micros ou outros do gênero são bem respeitáveis, até comparados e em algumas vezes superiores aos dos aparelhos de TV. De acordo com Ricardo Linhares, que divide a autoria de “Insensato Coração” com Gilberto Braga, a verdadeira evolução, que está apenas começando, vai crescer muito mais: “Quando a novela está quente e o público se interessa, ele acompanha em todas as mídias e ao mesmo tempo”, avisa.

Ainda segundo o autor, a equipe de “Insensato Coração” está encarregada de bolar atrativos visando este estreitamento com o público de internet. Bem pensado.
 
Bastidores

  • Divulgação/Record

    Ana Paula Padrão (à esq.), Paulo Henrique Amorim, Edir Macedo (ao centro), Celso Freitas (à dir.) e Janine Borba. Atrás, pela ordem, Douglas Tavolaro, vice-presidente de Jornalismo e Reinaldo Gilli, vice-presidente executivo (13/1/2011)

O almoço do pessoal do Jornalismo com Edir Macedo, aqui noticiado na semana passada, ainda repercute nos interiores da Record.

Outras áreas da emissora, de acordo com comentários internos, entendem que também fizeram por merecer o mesmo agrado.
 
Assim, assim
A Record ainda possui os direitos para produzir uma segunda temporada do “Simple Life – Mudando de Vida”, reality show que teve sua primeira edição exibida em 2007, com Karina Bacchi e Ticiane Pinheiro. Formato da Fox.

A sua realização, no futuro próximo, não está descartada, mas com outra dupla de participantes e nova locação. Joga a favor o fato de ter uma produção não muito complicada.
 
Mas não agora
Neste 2011, porém, a volta do “Simple Life” está descartada, entre outras coisas, porque não há mais espaço na grade. Quadro fechado.

Já em 2012, ano de Jogos Olímpicos, só irá ao ar se algum programa do gênero reality não for produzido.

  • José Jeronymo/SBT

    O ator Marcelo Camargo (13/1/2010)

Lançamento
Marcelo Camargo, filho da Hebe, fará em “Amor e Revolução”, do SBT, a sua estreia nas novelas e como ator.

Cardoso, um policial do Dops, é o seu personagem. Na quarta-feira, em externas no Museu do Ipiranga, ele gravou cenas para o primeiro e segundo capítulos.

Começou direitinho. Chegou com texto decorado e valeu na primeira.
 
O mundo gira...
Até o final deste mês, assegura o alto comando da Rede TV!, toda a produção do Amaury Jr será transferida do atual escritório da praça das Guianás para as novas instalações da emissora em Osasco.

Segundo se informa, já existe um espaço reservado para a sua equipe.
 
Situação difícil
Há uma crise sem precedentes na música sertaneja. Duplas que até bem pouco tempo não tinham espaço na agenda, tamanho o número de compromissos, hoje estão há 3 ou  até 4 meses sem fazer um show. Aí se incluem algumas das mais famosas.

Outros, na falta de melhores opções, concordaram em se apresentar em cidades do interior de alguns estados até no dia de Natal. Está complicado.
 
Demora um pouco
Em “Insensato Coração”, que estreia segunda-feira na Globo, Cássio Gabus Mendes será um viciado em jogos de azar.

No entanto, o seu personagem, um jornalista homofóbico e que vai arrumar muita confusão, só começa a aparecer a partir do capítulo 32.
 
Expansão
Américo Martins, diretor-geral de Jornalismo da Rede TV!, tem duas grandes missões pela frente. A primeira é continuar adequando as emissoras próprias, de outras importantes praças, para atender as necessidades do seu departamento.

E a outra é o lançamento de um novo telejornal na hora do almoço, talvez logo depois do carnaval, mas com toda certeza ainda neste primeiro semestre.
 
Não tem essa
A respeito da formação de uma nova rede de notícias, a Record News, no rádio, o desmentido vem do seu alto comando: não existe este interesse. Nunca foi sequer cogitada esta possibilidade.

O que há, informa-se, é o desejo de alguns empresários em valorizar as suas emissoras.
 
Desafios
O novo “BBB” está em cartaz desde a última terça-feira e, como sempre acontece, os comparativos com as edições anteriores serão invitáveis.

Um dos recordes a ser batido, por exemplo, é o do número de assinantes do pay-per-view. No ano passado foram 242 mil.

  • Anderson Prado/Folha Imagem

    O cantor Thiaguinho do grupo de pagode Exaltasamba (19/08/2003)

Nova dupla
Assunto que ganha espaço no meio musical é a saída do vocalista Thiaguinho, do “Exaltasamba”. Está cumprindo os últimos compromissos, antes de deixar o grupo, mas sem a pretensão de seguir carreira solo.

A partir do segundo semestre, ele passará a se apresentar ao lado de  Rodriguinho, ex-“Travessos” e que tem feito sucesso como compositor. A música “Fugidinha”, uma das mais executadas atualmente, é uma composição dos dois.

O anúncio da nova dupla deve sair nos próximos dias.
 
Bate - Rebate
#A Record pretende estrear a nova novela de Cristianne Fridman em abril, na primeira ou segunda semana.
#Se tudo correr como se espera, as gravações devem ter início ainda este mês.
#Muitos em “Passione” se saíram bem. Em linhas gerais, foi uma novela com grandes desempenhos de todo o seu elenco.
#Gabriela Duarte, entre outros, deve considerar como a novela da sua vida. Foram muitos os pontos que ganhou na Globo por causa dela.
#Agora, em férias, Gabriela vai fazer longa viagem pela Europa.
#Ainda por causa da operação no quadril, semelhante à do Gustavo Kuerten, Cauã Reymond deixou o surfe um pouco de lado.
#Terminada “Passione” e antes de começar “Cordel Encantado”, o ator acha necessário sair um pouco do circuito. Vai fazer uma viagem com Grazi Massafera.
#A produtora Cintia Abravanel vai lançar um livro baseado no espetáculo “Pinóquio!”, apresentado no Teatro Imprensa.
#Vera Zimmerman, como Divina Magda, vai até o final de “Ti-ti-ti”.
#Analice Nicolau, uma das apresentadoras dos telejornais do SBT, está em férias. Volta na próxima semana.
 
C'est fini
A Record desmentiu interesse na Ana Paula Arósio. Outras fontes, no entanto, revelam que há bem pouco tempo houve a tentativa de um contato.

Na oportunidade, ela entendeu que ainda não era hora de conversar.
 
Marcada para hoje a coletiva de imprensa da Hebe Camargo na Rede TV!. A festa em torno da sua chegada é válida e deve acontecer. Ela merece. Qualquer coisa diferente disso, tem que ser evitada para o bem da própria Hebe.

Por exemplo: passar no programa da Daniela Albuquerque, antes da coletiva, como se cogita, vai comprometer o interesse desse encontro. Não pode acontecer.

Os jornalistas que forem à Rede TV! merecem esse privilégio e respeito.
 
Triste coincidência: a festa oferecida ao Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, aconteceu num dos mais tristes dias do Rio de Janeiro. Podia ser evitada ou transferida. O contraste com os efeitos da tragédia foi doloroso.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Marcado? Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos