SBT pode estar articulando novo ataque ao mercado

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Sérgio Lima/Folhapress

    O apresentador e dono do SBT Silvio Santos (2010)

    O apresentador e dono do SBT Silvio Santos (2010)

Alguns dos mais importantes profissionais do SBT, pessoal de vídeo ou não, com contrato vencendo ou ainda em vigor, estão sendo convocados pela alta direção da casa para negociar compromissos mais longos.

Na verdade, uma medida que foge aos padrões da emissora ou pelo menos aos métodos utilizados em tempos recentes. Foram raros os casos que excederam doze meses de duração e a maioria com a possibilidade de ser interrompido a qualquer tempo, sem ônus para nenhuma das partes. Bem diferente de agora. Fala-se em proposta de quatro anos, mas estipulando multa pesada na cláusula de rescisão.

Duas possibilidades podem ter provocado essa mudança de conduta. Ou porque vem por aí um novo ataque ao mercado nos próximos tempos, com alvos certos e bem definidos. Ou simplesmente o temor de perder alguns dos seus principais valores para a concorrência. Para qualquer uma das situações, a blindagem desses profissionais é uma providência que se faz necessária.

  • Reprodução/Youtube

    A atriz Fernanda Vasconcellos, que apareceu com a barriga lisinha e sem umbigo em um comercial de sandálias (2011)

Assim sim
As primeiras inserções do novo comercial da Havaianas mostraram a Fernanda Vasconcellos de biquíni numa praia e... sem umbigo. Coisa de photoshop exagerado.

A agência responsável, alertada do engano, rapidamente fez as correções necessárias. Na segunda-feira (10), em pleno horário nobre, a atriz já tinha o seu umbigo de volta.
 
Preparativos do carnaval
De hoje até domingo, a apresentadora Nadja Haddad vai gravar, no Recife e em Olinda, dois especiais para exibição na Bandeirantes sobre o carnaval.

Já a partir do dia 18, Patrícia Maldonado fará o mesmo trabalho, mas em Salvador.

Bom profissional
Ariel Jacobowitz, por muito tempo diretor da Hebe Camargo, tem a preferência da apresentadora para cuidar do seu novo programa na Rede TV!.

Mas existem problemas: ele tem contrato em vigor no SBT, é respeitado na casa e foi indicado para comandar as transmissões do carnaval. Ninguém tem certeza do que pode acontecer, mesmo porque Ariel está em viagem fora do país.
 
Altas horas
Devido à exibição de “Piratas do Caribe” na “Tela Quente”, o “Jornal da Globo” de segunda-feira (10) só teve início à 01h15 de terça-feira (11).

Como o filme não acabava mais, a certa altura já se temia pela exibição do “Bom Dia Brasil”.

Intervalo
A Record exibe sábado, no lugar do “50 por 1”, o “Festival Nacional de Viola”, gravado segunda-feira no Memorial da America Latina, em São Paulo.

O programa de Álvaro Garnero voltará ao ar na próxima semana.

Em estudos

  • AgNews

    Danilo Gentili durante a quarta edição do evento "Menstruação", em São Paulo (8/7/10)

O novo programa do Danilo Gentili na Bandeirantes, um talk show, com estreia prevista para março, terá 40 minutos de duração.

Será apresentado uma vez por semana antes do “Jornal da Noite”. Ainda existem dúvidas sobre o dia de exibição.
 
Meio a meio
A Record colocou chamadas no ar anunciando o novo “Troca de Família”. Edições a partir da segunda quinzena de fevereiro, nas noites de terça e quinta.

Trata-se da quarta temporada, na íntegra, com direito a material já exibido no “Tudo é Possível”, da Ana Hickmann, e também episódios inéditos.

Desencontro
Comenta-se que ainda não há um melhor entendimento entre a direção da TV Aratu e a base do SBT, em São Paulo, sobre quem irá transmitir o carnaval de Salvador.

Os nomes até agora propostos não agradaram ao pessoal da emissora baiana. Falam que o desejo é contar com Eliana e Ratinho. Daí pra cima.

  • Divulgação

    A atriz Mel Lisboa em cena de "Sansão e Dalila" da Record (15/12/2010)

Tomou gosto
A Record tem como objetivo produzir outras 10 minisséries épicas. Depois de “Sansão e Dalila”, será a vez de “A História do Rei Davi”, com adaptação de Vivian Oliveira e direção de João Camargo.

Tênis
Os canais Espn transmitem o Aberto da Austrália, a partir do próximo domingo, 10 da noite, horário de Brasília.

O primeiro Grand Slam da temporada vai distribuir premiação recorde, cerca de US$ 24,27 milhões. Serão exibidas cerca de 30 partidas ao vivo.
 
Arma do crime

  • Divulgação/TV Globo

    Daniel Boaventura e Reynaldo Gianecchini durante gravação da cena de "Passione" (2011)

Em “Passione”, a polícia recebe informação através de um telefonema anônimo e Diogo (Daniel Boaventura) vai ao apartamento de Fred (Reynaldo Gianecchini) atrás de provas.

O investigador encontra a possível arma do assassinato de Saulo (Werner Schunemann), uma faca escondida atrás da geladeira. Fred é levado de volta à delegacia. A cena vai ao ar no capítulo de hoje.
 
Bate - Rebate
#A série “24 Horas”, mesmo entrando no ar à 1h45 de terça-feira, obteve boa audiência: 8 pontos em São Paulo.
#Ontem, Aguinaldo Silva anunciou Eliane Giardini no seriado “Lara com Z”, como a vilã da história.
#Paulo Stein volta ao ar, segunda-feira (17), às 18h30, no comando do "Bate Bola Segunda Edição", da Espn Brasil. O programa agora terá novos cenários.
#O diretor Marcus Coqueiro, irmão de Ignácio Coqueiro da Record, foi contratado pelo SBT para a equipe de “Amor e Revolução”, de Tiago Santiago.
#Juliana Paes pode voltar a atuar em novelas da Globo ainda no segundo semestre deste ano. A sua escalação, segundo se informa, estaria sendo cogitada e disputada por dois autores.
#O diretor Rodolf Silot, que participou das últimas novelas do SBT, sempre na equipe de Del Rangel, deixou a emissora. Ele já avalia convites de outras empresas.  
#Não procedem as informações, segundo as quais Marcelo Serrado teria deixado a Record. Tanto a emissora como o artista negam. O ator tem contrato até abril.  
 
C'est fini
Fernando Pelégio, depois de muitos anos, está deixando o comando da Criação Visual do SBT. A partir de agora, como se anunciou, ele passará a dar apoio a Daniela Beyruti nas decisões do Artístico.

Departamento musical da Record trabalhou bem em “Sansão e Dalila”. Foram mais de 20 composições especialmente preparadas para a trilha sonora da minissérie.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos