A perigosa jogatina de sempre na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Reprodução

    Francielly Comunello, apresentadora do programa "Turbo Quiz"

    Francielly Comunello, apresentadora do programa "Turbo Quiz"

Ninguém sabe exatamente até que ponto podem chegar os sorteios ou distribuição de prêmios em dinheiro na televisão, via telefone. Alguns, tipo 0900, foram proibidos. Outros, no entanto, sempre acabam voltando, transformados ou modificados para a ocasião e se utilizando de nomes diferentes.

Hoje, comandados por apresentadoras enlouquecidas, normalmente à beira de um ataque de nervos, existem programas que estimulam os mais desavisados a descobrir palavras - o que em outros tempos ingenuamente aprendemos chamar de "jogo da forca". Ligação interurbana para número de celular, com a velha promessa do dinheiro fácil. Golpe do "bilhete premiado".

Não existem maiores esclarecimentos de como a coisa funciona, porque a transparência é nenhuma. Também não se tem notícias sobre serviços de auditoria ou fiscalização.

Certeza mesmo é que os seus organizadores estão ganhando muito dinheiro, pelos espaços cada vez maiores comprados em várias emissoras. Antes, era só nas madrugadas, hoje já está se espalhando ou se propagando em diversos horários.

 

Agora vai

Record e 2WayTraffic, em parceria, preparam a montagem do "Dr. Oz", para estrear ainda no primeiro semestre deste ano, provavelmente na faixa da tarde.

O programa é baseado no que realiza o americano Mehmet Oz, cirurgião cardíaco, especialista em retardar os efeitos da idade em seus pacientes.

Já existe a procura de um médico brasileiro para desempenhar a mesma função.

O título, "E aí, Doutor?", já está registrado.

 

 

  • Matt Petit Patrick Pather/Efe

    Jimena Navarrete, mexicana eleita Miss Universo em 2010

Aí depende

De acordo com tudo que já foi anunciado, a Bandeirantes vai realizar o Miss Universo aqui no Brasil, só falta definir onde. São Paulo tem as melhores chances. Locais como o Anhembi e o Memorial da América Latina foram visitados, mas a sua organização está aberta a convites de outras cidades.

Numa dessas, quem sabe, pode aparecer outra prefeitura com melhor oferta.

 

Uma coisa...

Não há termos de comparação, como realização, entre "A História de Ester" e "Sansão e Dalila". É importante reconhecer o amadurecimento na produção da Record.

Mas tem certas coisas que não podem passar. A luta do Sansão com o leão, no capítulo de quinta-feira, por exemplo, foi uma das coisas mais bizarras exibidas nesses últimos tempos. Tosca.

 

 

  • Divulgação/Record

    Rafaela Mandelli e Fernando Pavão em "Sansão e Dalila" (Record)

E outra...

No mesmo dia, imagina-se debaixo de um sol de 40 graus, mostram o personagem andando no deserto como se estivesse passeando no shopping.

Nem uma gotinha de suor escorrendo, penteadinho e roupas impecáveis, lavadas e passadas na hora. Não pode botar aquilo no ar. Passa como mentira.

 

Por fim

Em todas as tomadas de "Sansão e Dalila" raramente se vê um plano aberto. Só médio e fechado. É muito esquisito.

Em algumas situações parece até um "mutantes de época".

 

Como fica?

O bordão de Luciano Faccioli – "Olha a Hora" –, cumpridas as exigências legais, foi registrado pela Bandeirantes.

Resta saber como vai ser agora. Isso de muito tempo, até os dias atuais, é usado por comunicadores de todo Brasil, principalmente no rádio, em seus programas pela manhã.

 

 

  • Leticia Moreira/Folhapress

    A cantora Wanessa Camargo

Apresentadora

Wanessa Camargo, depois de uma experiência no "Jovens Tardes" da Globo, está animada com o convite de uma emissora de TV de São Paulo para voltar a trabalhar como apresentadora.

O projeto envolve música e entrevistas. A negociação deve ser concluída nos próximos dias.

 

Transformação

O próprio autor Aguinaldo Silva adianta: se em "Cinquentinha", a personagem da Suzana Vieira tinha 48 anos, em "Lara com Z", seu novo seriado, ela terá 35 anos.

Resta saber quais truques serão utilizados para cair quase pela metade. Na real, a atriz tem assumidos 68 anos.

 

Novo programa

O novo programa da Adriane Galisteu na Bandeirantes, um reality show sobre modas, só vai estrear de julho em diante. Antes disso, sem chance.

Uma das possibilidades é o "Project Runway", focado em design de moda, produzido nos Estados Unidos e apresentado pela modelo Heidi Klum. Competição entre estilistas, com três pessoas convidadas no júri. O formato está sendo negociado com a Fremantle.

 

Ninguém merece

Em alguns casos, vida de âncora de telejornal não é fácil. E o mesmo se estende para as suas equipes.

Devido aos filmes apresentados pela Bandeirantes, tem edição do "Jornal da Noite", do Boris Casoy, começando por volta de duas horas da manhã. Ao vivo. Ninguém merece aquilo.

Pior ainda para o Otávio Mesquita, se bem que gravado, que entra a seguir...

 

 

  • Divulgação/TV Globo

    Rodrigo Lombardi em cena de "Passione" (Globo)

Juntos no final

A Globo tem antecipado momentos importantes de "Passione", novela que chega ao fim na próxima sexta-feira.

No caso dos personagens de Mayana Moura e Rodrigo Lombardi, vai ser assim:

Melina desiste de Mauro, volta para Paris – viajou no capítulo de sábado, e fica lá durante uma temporada, enquanto ele permanece no Brasil cuidando da filha.

"Passione" terá, então, uma passagem de tempo.

Melina e Mauro se reencontram um pouco modificados, ele sem ódio dela e ela, ainda gostando dele, só que mais equilibrada.

Os dois se acertam no último capítulo. E serão felizes para sempre.

 

Bate – Rebate

#Marcos Rosendo deixou a chefia de reportagem do SBT – São Paulo. Foi substituído do Thiago Bruniera, ex-"Conexão Repórter".
#Além do reality de moda, ainda existe a possibilidade de Adriane Galisteu apresentar um novo programa nas tardes da Bandeirantes. Algo a ser conversado.
#Certo mesmo é que ela estará presente, comandando as transmissões do carnaval na Bahia.
#Hoje, na parte da tarde, o sobrinho e agente de Hebe Camargo, Cláudio Pessutti, terá uma reunião com Amilcare Dallevo, dono da Rede TV!.
#Entre outras questões, confirmar ou não a estreia do programa para o dia 8 de fevereiro.
#A data pode mudar, até pelas providências que devem ser tomadas, como montagem de equipe e cenário.
#Mas, de qualquer maneira, o programa será apresentado nas noites de terça. Ou já em fevereiro, como se pretende, ou em março, depois do carnaval.
#"Agora somos amigas". Frase de Camila Pitanga dirigida a Paola Oliveira, no Rio, seguida de um demorado abraço das duas.
#Explicando melhor: as atrizes, agora no elenco de "Insensato Coração", foram rivais na novela das seis, "Cama de Gato".

 

C´est fini

Aconteceram problemas com a captação de áudio nas externas do filme "Bruna Surfistinha" em São Paulo.

Algo absolutamente normal e dentro do esperado. Vários dos seus atores foram chamados para colocar voz novamente nas cenas.

Globo e a família Benedito Ruy Barbosa caminham para renovação de contrato, como foi dito aqui. A certeza no acordo é tão grande, que o remake de "Meu Pedacinho de Chão" já é bem comentado na emissora.

Pode entrar em produção no segundo semestre ou ficar para o início de 2012.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!
 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos