Gilberto Braga se recusa a escrever microssérie sobre Tom Jobim

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Ana Ottoni/Folha Imagem

    Tom Jobim em sua casa no Rio de Janeiro, em 1994

    Tom Jobim em sua casa no Rio de Janeiro, em 1994

A direção da Globo não quer uma minissérie sobre a trajetória de Tom Jobim com muitos capítulos. O projeto só será aprovado e terá sinal verde para iniciar produção se obedecer ao modelo atual, de obras mais curtas - microsséries.  

Gilberto Braga, por sua vez, recusa-se a escrever apenas quatro capítulos. Segundo ele, em se tratando do Tom, isso é impossível. A própria obra do artista, muito vasta, não permite. E a sua história, defende o autor, deve ser contada por inteiro. Os fatos e os acontecimentos se amarram uns aos outros e não há como reduzi-los ou simplesmente ignorá-los. Qualquer coisa diferente disso deixará o trabalho incompleto e as críticas serão inevitáveis. Existe uma queda de braço.

Braga somente fará a minissérie nas condições que considera ideais, enquanto a direção da emissora entende que não há necessidade de tanto. O impasse permanece. Ninguém, por enquanto, deu um passo atrás.

"O dia que a Globo quiser, eu faço", avisa o autor, “mas do meu jeito”.

Carnaval
A vinheta da Globeleza deste ano deve começar a ser exibida na Globo sábado que vem, e os clipes das escolas de samba do Grupo Especial, tanto do Rio como de São Paulo no domingo, dia 16.

Todo o esquema de transmissão dos desfiles também será armado a partir de agora.

  • AgNews

    Vestindo um microshorts, Deborah Secco grava cenas de "Insensato Coração" em condomínio da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (23/11/2010)

Uma coisa...
Deborah Secco, que vem por aí, em “Insensato Coração”, como uma ex-participante de reality show, não entraria na casa de um BBB para famosos, se a Globo, um dia, resolvesse produzir o programa. “Nem pensar! Hoje não consigo ficar muito tempo longe de casa”, avisa a atriz.

No máximo, um dia. E só.

E outra...
Tanto na TV, em “Insensato Coração”, como no cinema em breve, Deborah Secco vai aparecer em cenas provocantes. Muito mais no filme “Bruna Surfistinha”, que estreia em fevereiro. Se isso irá chamar atenção das revistas masculinas, é um fato que não considera.

Deborah garante não ter mais interesse nesse tipo de trabalho. Fez por dinheiro. Hoje, recusaria o convite com a maior tranquilidade.

Está fora
Fernanda Machado não vai fazer “Morde Assopra”, próxima novela do Walcyr Carrasco na Globo.

Por causa de todos os problemas originados com as saídas de Ana Paula Arósio e Fábio Assunção, a sua participação especial em “Insensato Coração” se estendeu além do inicialmente previsto.

É o Silvio
O SBT tem reprisado algumas de suas novelas –produção própria. Para os profissionais envolvidos nesses trabalhos, uma boa notícia, porque é sabido que a emissora honra os direitos.

Funciona assim: depois que termina a reapresentação, o SBT deposita dez por cento de tudo que foi pago à época, corrigido.

  • AgNews

    Hebe Camargo recebe Fábio Jr na gravação de seu DVD, em São Paulo (27/10/2010)

Me liga
Fábio Junior, amigo de muitos anos da apresentadora, já se colocou à disposição de Hebe Camargo para sua estreia na Rede TV!.

Só está aguardando um convite oficial.

Novos projetos
O autor Filipe Miguez entregou nova sinopse para avaliação na Globo. Uma história passada nos anos 80, para a faixa das 18 horas.

Patrícia Moretzsohn também terminou a dela, que poderá ser usada tanto no horário das seis como no das sete. Uma abordagem sobre a vida noturna dos jovens. "Baladas" é título provisório.

Desligamento
O diretor e cineasta Alexandre Boury, depois de muitos anos de Globo, foi contratado pela Record.

Ele vai integrar a equipe de Alexandre Avancini, responsável pela nova novela de Cristianne Fridman.

Ainda não
Ao contrário do que foi anunciado, Glória Pires ainda não confirma a sua participação no filme “Se Eu Fosse Você – 3” no segundo semestre. Na verdade, para o cinema, quando terminar a novela “Insensato Coração”, ela já tem acertado um trabalho com Bruno Barreto, “A Arte de Perder”.

Garoto-propaganda
A Flórida, especialmente Orlando e os seus parques, é sempre um lugar procurado pelos brasileiros nas férias de começo do ano.

Quem tem circulado pela International Drive ou em algumas das suas travessas, por certo se surpreendeu ao ver um enorme outdoor, mostrando Amaury Junior em destaque, indicando uma escola de inglês.

Série especial
“Bulgária, Terra dos Rousseff” é o título da nova série do “Jornal da Band”, com estreia na próxima segunda-feira, às 19h15.

Trabalho do repórter Henri Karam, que vai mostrar as origens da família da presidente Dilma Rousseff, além das belezas e os desafios do antigo país comunista que é considerado o primo-pobre da União Europeia.

Bate – Rebate

  • O apresentador Guilherme Arruda foi chamado pela direção da Bandeirantes para trabalhar na cobertura do Carnaval de Salvador.
  • A equipe do Carnaval, aliás, ainda não está completamente fechada.
  • Camila Pitanga, a pedido da Globo, não participará das gravações do “Som Brasil” nesta temporada.
  • A atriz ficará exclusiva da dramaturgia da emissora.
  • Camila, no entanto, pretende voltar ao programa em 2012.
  • O SBT ainda não fechou todos os contratos do elenco de “Amor e Revolução”, uma de suas próximas novelas.
  • Tem diretor na Globo que fica apavorado só de pensar na palavra robô.
  • É que “Tempos Modernos” ainda não caiu no esquecimento. Rendeu muita dor de cabeça.
  • E agora, Walcyr Carrasco também vai apostar em robôs, em “Morde Assopra”. Bom bater na madeira.
  • Hoje, no Rio, acontece a festa de lançamento de “Insensato Coração” no Copacabana Palace, com direito a show de Maria Rita.


C’est fini
Dennis Carvalho, diretor de “Insensato Coração”, diz que a opção para substituir Fábio Assunção sempre foi Gabriel Braga Nunes. Na coletiva da novela, quarta-feira, garantiu que não foram feitos contatos com Marcio Garcia ou Rodrigo Santoro.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos