Queda de audiência das novelas é tema pouco atacado pela Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação

    Regina Duarte e Lima Duarte em cena de "Roque Santeiro", novela escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, de 1985, uma das novelas de maior audiência da TV Globo

    Regina Duarte e Lima Duarte em cena de "Roque Santeiro", novela escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, de 1985, uma das novelas de maior audiência da TV Globo

A queda nos índices de audiência das novelas, observada na última década, é um tema que ainda não foi convenientemente atacado pela Globo, a principal interessada entre todas as TVs.

Além de inventar boas tramas, tornar as suas produções cada vez mais sofisticadas e definir uma série de outros fatores, entre eles o elenco, hoje existe a necessidade de analisar este assunto com maior profundidade. Levantar o que de fato acontece e, na medida do possível, impedir que o problema continue incomodando. O estado é de atenção.

Não há e nem deve haver a pretensão de voltar aos mesmos patamares de outros tempos, mas fórmulas diferentes devem ser buscadas para, pelo menos, manter os números atuais.

Quem sabe modificar os rumos da narrativa, centrar o foco ou diminuir a quantidade de capítulos e produzir histórias mais curtas para não provocar “barrigas” tão extensas?

Alguma providência precisa ser tomada. Deixar como está é muito perigoso. Pode ser o caminho do fim.

Confraternização
Edir Macedo, em uma das suas raras visitas, foi ontem especialmente à sede da Rede Record, em São Paulo, para um almoço com os apresentadores dos telejornais e dos programas jornalísticos, Ana Paula Padrão, Celso Freitas, Fabiana Scaranzi, Janine Borba, Paulo Henrique Amorim, Carla Cecato, Thalita Oliveira e Roberta Piza.

Encontro de quase duas horas. O presidente da emissora, Alexandre Raposo , e o vice de Jornalismo, Douglas Tavolaro, também estiveram presentes.

  • AgNews

    A apresentadora Hebe Camargo

Em questão
Hebe Camargo está com estreia marcada para 8 de fevereiro na Rede TV!, mas a questão da sua equipe ainda não foi definida.

Este é um assunto que Cláudio Pessutti, sobrinho e agente da apresentadora, vai tratar com Mônica Pimentel, do Artístico da emissora, só na próxima semana.

Na sexta que vem, dia 14, ela vai dar uma coletiva com o dono da emissora, Amilcare Dallevo, quando essas e outras questões serão esclarecidas.

Dupla de frente
Luiz Gonzaga Mineiro, diretor de Jornalismo do SBT, em todas as ocasiões tem destacado o companheirismo e empenho do Carlos Nascimento para os assuntos do departamento.

É, segundo ele, um dos que mais vestem a camisa.

Demora um pouco
A estreia de Adriane Galisteu na Band, com o seu novo programa, deve acontecer entre os meses de março e abril.

Está tudo muito no começo. Só a partir de agora será montada a sua equipe de produção. A ideia, inicialmente, é botar no ar um reality sobre o mundo da moda, só que alguns detalhes da compra do formato ainda não foram acertados.

Receita

  • Divulgação

    Mel Lisboa é Dalila na minissérie da Record

Apresentar uma boa história sem frustrar os que já conhecem o original --esta é a proposta do autor Gustavo Reiz para “Sansão e Dalila”, nova minissérie da Record.

Segundo ele, a trajetória de Sansão será mostrada exatamente como está na Bíblia, com todas as passagens clássicas e marcantes, "mas num ritmo dinâmico, com uma narrativa ágil e mais próxima dos seriados atuais."

  • Divulgação

    Maria Pinna e Júlia Oristanio em cena de "Malhação (30/9/10)

Caindo de bico
Os índices de “Malhação”, na Globo, estão caindo desde 2004. Sem parar. Naquele ano, com Juliana Didone e Guilherme Berenguer como protagonistas, a média foi de 32 pontos.

De lá prá cá, só vem patinando. Em 2010, números fechados, foram apenas 17 pontos. A mais baixa da última década.

Mercado
As séries "A Cura", de João Emanuel Carneiro, e "Cinquentinha", de Aguinaldo Silva, serão levadas pela TV Globo Internacional à Natpe, feira de formatos, que será realizada este mês nos Estados Unidos.

Um grupo formado por nove executivos, dentre eles, Ricardo Scalamandré e Guilherme Bokel, vai representar o canal brasileiro.

  • Divulgação

    O produtor musical Rick Bonadio

Reencontro
Rick Bonadio foi o escolhido pela parceria Record-Fremantle para substituir Luiz Calainho no júri do “Ídolos”. Resta agora definir o perfil ou tipo do seu "personagem" no programa, se ele entra como "mocinho" ou "bandido".

A chegada de Bonadio ao “Ídolos”, porém, não deixa claro como ficou seu relacionamento com a diretora Fernanda Telles. Houve um estremecimento entre os dois nos tempos de “Popstars”, no SBT.

Nada decidido
Mário Márcio Bandarra, diretor do especial “Tal Filho, Tal Pai”, não recebeu posição oficial da Globo para dar sequência ao trabalho, após a exibição em dezembro. É o que informa a assessoria de Fiuk e Fábio Junior.

A equipe envolvida até torce por novas gravações, mas, na própria Globo, há sérias dúvidas em relação ao fôlego do programa. No particular, acho que não dá.

Quem leva?
O diretor Ricardo Waddington tem feito testes na Globo para encontrar a substituta de Taís Araújo em “Cordel Encantado”, a próxima novela das seis. Lucy Ramos e Juliana Alves brigam pelo papel, o de uma empregada que vai virar rainha. Mas, tem um outro lado nesta disputa.

O grande alvo para a personagem seria, na verdade, Sheron Menezes, que estaria reservada para uma novela de Miguel Falabella às sete da noite.

Próxima das nove
Logo depois da coletiva de imprensa de “Insensato Coração”, quarta-feira, no Projac, o diretor Dennis Carvalho e os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares foram assistir ao primeiro capítulo da novela, editado, mas que ainda não estava sonorizado.

Em “Insensato Coração”, desde já se pode esperar, também terá um “quem matou?”

Bate - Rebate

  • Gilmelândia tem reuniões marcadas com a produção do “Superpop” na semana que vem. Ela passa a comandar o programa em fevereiro.
  • Ingrid Guimarães, nos tempos atuais, é o nome em maior ascensão no elenco da Globo. Está em grande fase.
  • Cleber Machado, logo após a transmissão da São Silvestre, entrou em férias na Globo.
  • Paola Oliveira só não vai sair na Grande Rio por causa das gravações de “Insensato Coração”. Caso contrário, dizem, estaria na Sapucaí. Sem ressentimentos.
  • No ano passado, como se recorda, ela foi a rainha de bateria da escola e agora será substituída por Cris Vianna.
  • O novo “Rock Gol”, da MTV, comandado por Eduardo Elias --ex-Espn Brasil-- vai estrear em março, depois do Carnaval.
  • Natália Guimarães tirou uma semana de folga no “Hoje em Dia” de Belo Horizonte. Mas deixou algumas coisinhas gravadas.
  • No próximo domingo, a Globo exibe o quinto e último episódio do especial “O Relógio da Aventura”.
  • Equipes do “Qual é o Seu Talento?” voltam a dar expediente no SBT dia 17. As gravações serão retomadas no dia 20.
  • Andre di Mauro estará no elenco da próxima novela da Record que substituirá “Ribeirão do Tempo”, escrita por Cristianne Fridman.
  • Carlos é o personagem, um sem-teto que sobrevive fazendo serviços temporários, o popular bico.
  • Mas sua vida vai mudar: ele será um dos 10 integrantes de um “bolão” premiado da Mega Sena.
  • Corrigindo: Luiz Guilherme Fabrini ficou três anos como diretor de jornalismo do SBT em Brasília.


C'est fini
César Filho e família encontraram Marcelo de Carvalho, vice da Rede TV!, acompanhado de uma filha, patinando no Rockfeller Center em Nova York.

Imagens e links de Hebe Camargo já foram retirados do site do SBT. Quem tenta acessar a página do seu antigo programa ou até mesmo realizar uma busca com o nome da apresentadora é, automaticamente, encaminhado à homepage da emissora.

Tarcisio Meira viajou de São Paulo ao Rio de Janeiro para participar da coletiva de “Insensato Coração”. Ainda em Congonhas, parou para dar autógrafos e tirar fotos. Sempre muito simpático com todo mundo.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos