Passagem de novela é problema sem solução

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • TV Globo/João Miguel Júnior

    Marina (Paola Oliveira), Pedro (Eriberto Leão) e Luciana (Fernanda Machado) gravam "Insensato Coração", novela de Gilberto Braga, em Florianópolis

    Marina (Paola Oliveira), Pedro (Eriberto Leão) e Luciana (Fernanda Machado) gravam "Insensato Coração", novela de Gilberto Braga, em Florianópolis

Vai novela vem novela e um fenômeno recente começou desafiar a todos: a queda automática no número de aparelhos ligados na passagem de uma para outra produção. Só como exemplo, depois de receber o horário de “Viver a Vida”, “Passione” teve dificuldades em conquistar o público, mesmo com uma trama interessante e ágil. Quem acompanha o dia a dia sabe como foram complicados esses momentos. De tirar o sono.

E agora, com o horário em cima, “Insensato Coração” tomará o lugar de "Passione" e certamente sofrerá com o mesmo problema. Por mais que a Globo trabalhe na divulgação, esta é uma turbulência previsível para o novo trabalho de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Quase como um “delay” que os estrategistas da nossa TV não conseguem contornar. Como também ainda não encontraram meios suficientes para evitar o desvio de suas audiências para outras mídias.

Frase
Zeca Pagodinho, no “Esquenta”, estreia da Globo no domingo passado:

- “Na Disney fico morrendo de saudades até de quem eu não gosto.”

Dois problemas
Erros de edição foram constatados no “Esquenta”, da Regina Casé. Um deles, primário e grotesco: Pagodinho cumprimentando alguém e no corte seco, momento seguinte, sentado, sem movimento. Mas o programa é bom. Promete crescer.


Quanto ao especial do Chico Anysio não valeu. A melhor homenagem ao artista era não colocar aquilo no ar.

  • AgNews

    Hebe Camargo, que estreia seu programa na RedeTV! em fevereiro

Data de estreia
Não há até agora uma comunicação oficial, mas já é possível antecipar que a estreia de Hebe Camargo na Rede TV! está marcada para o dia 8 de fevereiro.

O seu programa, que ainda não tem título escolhido, irá ao ar nas noites de terça-feira, sempre às 22 horas, na sequência do “Rede TV! News”.

A propósito
Ontem, nas primeiras horas da manhã, Hebe Camargo desembarcou em São Paulo, em um voo procedente dos Estados Unidos. Foi passar as festas em Miami.

Garoto-propaganda
Como aconteceu no ano passado, a TV Globo voltará a usar alguns dos seus atores mais conhecidos para promover as transmissões dos campeonatos regionais de futebol, que começam ainda este mês.

Os artistas escolhidos irão aparecer vestindo as camisas dos seus clubes de coração.

No ar
A Globo produziu dois filmes, “Poema” e “Mapa”, para homenagear a cidade de São Paulo, no aniversário dos seus 457 anos, dia 25 deste mês.

Ambos narrados pelo ator Tony Ramos.

Chaves da Record
Repetindo a estratégia da temporada passada, a Record decidiu tirar do ar o "SP Record". O telejornal não é apresentado desde o último dia 24, e em seu lugar entraram novamente os desenhos do "Pica-Pau".

Por enquanto, não há expectativa de retorno do informativo.

Logo da Olimpíada
De nada adiantou o "Jornal Nacional" ter mandado o repórter Carlos Gil ficar na porta da sala onde estava guardado o logotipo escolhido para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Apenas onze pessoas tinham acesso ao local, trancado inclusive com detector de impressão digital.

Ainda assim...
Das TVs abertas, a Record foi a primeira a mostrar o logo de 2016.  Às 22h19 de sexta-feira, Roberta Piza entrou ao vivo de Copacabana.

O SporTV, na TV fechada e no mesmo momento, também estava no ar. A Globo só viria anunciar 13 minutos depois, com Renata Capucci.

Registrado
A Rede TV!, que já havia inserido o “HD” no seu logo, em breve deve incluir o “3D”, nas cores azul claro e branco. O registro da marca foi realizado no mês passado.

A emissora, como se sabe, fez, em maio de 2010, uma transmissão ao vivo em 3D. A novidade aconteceu num domingo (23), durante o “Pânico na TV”.

Corta rápido
Coincidência ou não, a Globo interrompeu a transmissão da posse em Brasília, segundos antes de Edir Macedo e Alexandre Raposo, presidente da Record, aparecerem para cumprimentar a Presidente eleita no Palácio do Planalto.

O canal Globo News também cortou, mas para o estúdio. A Band foi em frente. Seguiu normal.

Minissérie estreia

  • Divulgação

    Mel Lisboa é Dalila na minissérie "Sansão e Dalila", da Record

A Record exibe hoje, a partir das 23h, o primeiro capítulo da minissérie “Sansão e Dalila”, protagonizada por Mel Lisboa e Fernando Pavão.

É a principal aposta da emissora para este começo de ano.

Bate – Rebate

  • O apresentador Reinaldo Gottino está de férias na Record e só volta em fevereiro.
  • Este também é um dos poucos que, quando se faz necessário, vai bem no improviso.
  • Hebe entrando às terças, significa que o “Superpop” da Luciana Gimenez, em vez de três, será apresentado duas vezes por semana.
  • Importante reconhecer o bom trabalho do SBT na cobertura da posse da nova presidente.
  • O programa do Raul Gil foi interrompido no sábado das 14h10 às 17h40, inclusive para a apresentação de uma entrevista com o então vice José Alencar.
  • Áudio e vídeo. Trabalho da repórter Simone Queiroz no Hospital Sírio-Libanês.
  • Daniela Beyruti deve ficar afastada do SBT, em férias, durante todo este mês de janeiro.
  • Boninho, depois de alguns dias de descanso, está novamente à frente de todos os trabalhos do novo “Big Brother”.
  • Ainda no decorrer desta semana, com toda a certeza, serão anunciados os participantes.
  • Deve acabar hoje a novela da renovação de contrato do Nivaldo Prieto com a Bandeirantes.
  • Ontem, ele era aguardado na emissora, mas, devido ao mau tempo em Caldas Novas, em Goiás, não conseguiu voo para São Paulo.

 
C'est fini
Coube a jornalista Patrícia Calderon da TV Cidade, de Fortaleza, afiliada da Record, a primazia de ser a última a conseguir entrevista com Lula, ainda como Presidente da República. Conversa de 23 minutos. Ele destacou que o seu sonho agora é ser um homem normal, fazer coisas que antes pareciam impossíveis. Tirar férias, sentar no boteco com os amigos, andar de bermudão e chinelo. Disse que está até pensando em morar na praia.

Com a transmissão da posse da Presidente Dilma, entre 14h11 e 17h25 no último sábado, a Globo ficou em primeiro lugar no Ibope, com 13 pontos de média na Grande São Paulo --onde cada ponto equivale a 57,6 mil domicílios-- e 41% de participação no número de televisores ligados.

Em seguida vieram Record, com 5 de média e 16% de share; SBT, 3 de média e 9% de share; e Band com 2 pontos de média e 5% de participação.

Descuido – Ontem, no “Manhã Maior”, a Rede TV! ainda exibia as suas vinhetas de boas festas. É preciso avisar que já foi. Agora só no fim do ano.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos