Horário não será o único inimigo da Globo na exibição de séries

Flávio Ricco

Flávio Ricco

José Carlos Nery
  • Divulgação

    Poster da sexta temporada de "Lost"

    Poster da sexta temporada de "Lost"

Conforme a coluna antecipou, a Globo exibirá entre 7 de fevereiro e 2 de março, depois do “Jornal da Globo”, a última temporada de "Lost". O horário é o ruim de sempre.

Porém, para esta edição, existem outros fatores que devem ser considerados desde já, com chances de também esvaziar o interesse e comprometer a audiência.

O primeiro deles é a ampla divulgação que os seus episódios receberam da mídia nos últimos tempos. Rigorosamente tudo foi antecipado. Nada mais resta ser dito. Outro aspecto sério e que também não pode passar despercebido é a pirataria. Rolou a festa nas barraquinhas de rua. Teve para todos os bolsos.

Tudo isso jogando contra a Globo, que pagou --e pagou caro-- pelos direitos em sistema aberto. Isto no que diz respeito a “Lost”, lembrando que antes, de 3 de janeiro a 2 de fevereiro, será apresentada a última temporada de "24 Horas" --outro “campeão de audiência” nas barracas e sites irregulares. Dureza.
 
Brasília
Neste sábado (1), parte do “Rede TV! News”, principal informativo da Rede TV!, será transmitido de Brasília e de um estúdio especialmente construído para acompanhar a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff.

O comentarista Kennedy Alencar terá ao seu lado um dos apresentadores do telejornal, Rita Lisauaskas ou Augusto Xavier, ainda a ser definido.

Antes de tudo
O departamento de jornalismo da Rede TV!, sob a liderança de Américo Martins, terá prioridade absoluta em toda a programação do sábado, dia 1º.

A cerimônia em Brasília será no período da tarde, mas, pela manhã, a emissora também dará cobertura às posses dos governadores de Estado.

É oficial
A Record passará a transmitir a sua programação na nova afiliada TV B - Campinas, a partir da zero hora do dia 1º de fevereiro. Vai chegar ao fim uma novela que vinha se estendendo desde o começo deste ano.

Até lá a emissora ainda continuará com o SBT, que agora ficará em situação difícil na própria Campinas e em Santos. A TV B da Baixada está de mudança para a Bandeirantes.
 
Novo trabalho
Jonas Mello, veterano ator, conhecido das novelas desde a Tupi, gravou como convidado especial pequena participação em “Araguaia”. Foi o bispo da história por poucos capítulos.

O suficiente, no entanto, para continuar na Globo. Já foi chamado para novos trabalhos.

  • Marcio Nunes/TV Globo

    Os atores Leandro Hassum e Marcius Melhem de "Os Caras de Pau" (2010)

Tudo certo
“Os Caras de Pau”, novo programa dos domingos da Globo, com Marcius Melhem e Leandro Hassum, tem nova temporada garantida a partir de abril do ano que vem.

Antes disso, em fevereiro, sai o DVD do programa com os melhores momentos de 2010 escolhidos pelo público.

Tempo ao tempo
No começo de novembro, baseada em suas boas fontes, esta santa coluna informou que o programa “Happy Hour”, da Astrid Fontenelle, sairia do ar em dezembro.

Houve, na oportunidade, a preocupação de ouvir a diretora do canal GNT, Letícia Muhana, que desmentiu tudo. Falou, inicialmente, que o programa seria “replanejado”, depois “mexido” e “transformado”, mas descartou a possibilidade de acabar. Pior é que acabou.

Tem dessas coisas. É preciso conviver com elas. Fazer o quê?

De qualquer forma
O GNT vem para 2011 com a promessa de várias novidades a partir de março. A grade de programação será reorganizada e o canal terá outra identidade visual, mais a estreia de aproximadamente 20 produções nacionais ao longo do ano.

Tudo isso se deve a uma pesquisa qualitativa realizada em cinco estados, com a participação de 400 mulheres das classes AB, de 25 a 49 anos.

Mais leve
Elenco e equipe de “Araguaia”, novela das seis da Globo, bem que tentaram esticar a folga do Natal até o Ano Novo. Mas não foi possível.

As gravações não permitiram. De qualquer forma, foi montado um esquema mais brando, que não está exigindo de todos o mesmo de outras semanas.

Folga da “Praça”

  • Divulgação

    Ao lado do Carlos Alberto de Nóbrega, Tony Garrido participa de "A Praça É Nossa", do SBT

“A Praça é Nossa” do SBT tem programas gravados até 3 de fevereiro. Já está com toda a sua equipe em férias, mas segue com inéditos até lá.

O programa em 2011 não deve, inicialmente, sofrer qualquer mudança em relação ao que já existe.

Assalto
Bandidos fizeram um arrastão no prédio da autora Thelma Guedes em Jericoacoara, no Ceará, no começo da semana. Invadiram dois apartamentos, um foi o dela. Levaram um monte de coisas, inclusive o computador com os capítulos da próxima novela das 6 na Globo.

Ainda bem que existia uma cópia. A parceira Duca Rachid, felizmente, também tem tudo guardado.

Fim dos problemas
Um pastor da Igreja Universal, no programa da TV Gazeta, terça, à noite, informou que na próxima segunda-feira (3) vai ensinar como se ganha dinheiro - “chega de miséria!”.

Aos interessados, basta ter em mãos um calendário ou uma agenda - isso não pode esquecer. E o resto deixa com ele.

Futebol
A Rede TV! já tem a Série B e os campeonatos italiano e inglês, além da Copa dos Campeões para o ano que vem. Mas quer mais.

A sua alta direção promete maiores investimentos no esporte, que não devem se restringir ao futebol.

Bate - Rebate
#A “Retrospectiva 2010” da Globo vai ao ar na noite de hoje com apresentação de Glória Maria e Sérgio Chapelin.
#Novo projeto do Marcelo Adnet na MTV só começará a receber contornos definitivos em janeiro.
#Desempenho da atriz Alexandra Richter, a Jackie de “Passione”, agradou. No final da novela, ela pode ganhar contrato maior na Globo.
#Tom Cavalcante está em férias na Record. Só volta na segunda quinzena de janeiro.
#Os filmes do SBT, em sua maioria, são escolhidos pelo dono Silvio Santos.
#Antes de programar, ele assiste em casa na companhia de familiares. Depois, escolhe dia e hora de exibição.
#Aliás, assistir filmes em casa é, de muito tempo, o seu passatempo preferido.
#Dira Paes, a Marta de “Ti-Ti-Ti”, agora tem um Twitter dela. Tudo que existia antes era falso.
#Paciência no limite: não serão permitidos mais atrasos nas gravações de “Araguaia”. Alguns andaram abusando um pouco.
#Luigi Baricelli estará dispensado das gravações de “Insensato Coração” nesta sexta-feira, por causa do sorteio da Loteria e do Réveillon da Paulista.

  • Divulgação

    Elenco de "Glee"

C'est fini
A Globo deve convidar outros famosos para participações especiais em “Ti-Ti-Ti”. Já existem alguns nomes em pauta. As experiências realizadas até aqui funcionaram direitinho.

A série "Glee", da Fox, foi comprada pela Globo, mas ainda não existem notícias sobre a sua exibição. Recebeu cinco indicações para o “Globo de Ouro”.

Nas emissoras do Norte e Nordeste o próximo “Domingo Espetacular” terá 15 minutos a mais de duração. Isto será necessário por causa da Classificação Indicativa, 16 anos, do filme “Mergulho Radical”. No ar a partir das 10 da noite, horário local.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos