Globo vive boa fase com as suas novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

José Carlos Nery
  • Divulgação/TV Globo

    Murilo Rosa e Cleo Pires em cena de "Araguaia" (25/12/10)

    Murilo Rosa e Cleo Pires em cena de "Araguaia" (25/12/10)

Há muito tempo a Globo não conseguia um equilíbrio tão grande como o de agora nas suas novelas. "Araguaia", de Walther Negrão, tem correspondido plenamente o que dela se espera como trabalho e audiência na faixa das 18 horas. Entre outras tantas virtudes, passou também a funcionar como um ponto de apoio bem interessante para toda programação que vem a seguir. "Escrito nas Estrelas", a sua antecessora, também teve resultados muito bons.

O mesmo se aplica às sete da noite. "Ti-Ti-Ti", desde a sua escolha, já era uma certeza. Baseada em dois grandes sucessos do craque Cassiano Gabus Mendes, Maria Adelaide Amaral trouxe com competência a história para os dias atuais. Não por acaso, os seus índices sempre beiram a casa dos 30 pontos.

Por fim, "Passione". Nesta altura já se pode arriscar, outro grande sucesso do Silvio de Abreu, embora ele ainda tenha três ou quatro semanas pela frente para completar a história. Mais uma vez, entre outras qualidades, este autor veio com outra trama envolvente e ingredientes capazes de segurar o telespectador do primeiro ao último capítulo.

Por tudo isso, a escolha das próximas atrações, as substitutas de cada horário, também foi feita com muita atenção e cuidado.
 
Tudo certo
A atriz Júlia Almeida, há algum tempo afastada das novelas e seriados, acertou a sua volta em "O Divã", série em oito ou doze episódios, que a Globo vai apresentar no ano que vem.

Será a dona de um salão de beleza.

  • Deivis Horbach/Divulgação

    Integrantes do "Pânico na TV", da RedeTV!

Volta marcada
O "Pânico na TV" está em férias na Rede TV! Durante o mês de janeiro, em seu horário nas noites de domingo, serão exibidas reprises. Ou reprises das reprises porque já existem reapresentações às sextas-feiras.

O programa só voltará inédito em 6 de fevereiro.
 
Em alta

Renato Marsiglia, contrato renovado com a TV Globo até 2014, agora é o segundo na escala dos comentaristas de arbitragem.

Fica apenas atrás do número 1 Arnaldo César Coelho.
 
Cada uma

Um dos novos roteiristas da Teledramaturgia do SBT, contratado para a equipe do Reinaldo Boury, chegou dando trabalho.

Não escreve em computador. Só na antiga máquina de escrever. Foi necessário arrumar uma, em melhor estado, no arquivo da contra-regra.
 
Vai levando

No ano que vem a Bandeirantes deve botar no ar o seu novo canal de Cultura, com projeto e montagem do Rogério Gallo.

Já existem funcionários, poucos ainda, contratados. O problema é o espaço físico. Onde colocar a emissora e esse pessoal?
 
Dupla de frente
Taís Araújo e Carolina Ferraz intensificam os ensaios para a estreia de "Amores Perdidos e Meus Vestidos". Taís, por causa da gravidez, deixou o elenco da próxima novela das seis  na Globo. Carolina, na TV, vai reaparecer em "Amor em Quatro Atos", série do Chico Buarque.

O espetáculo inicia temporada dia 7 de janeiro, no Teatro Leblon, Rio.
 
Tudo armado

O diretor de Jornalismo da Rede TV!, Américo Martins, participou nos últimos dias de várias reuniões com a responsável pelo escritório em Brasília, Lídice Leão, para acertar detalhes da transmissão da posse da nova presidente Dilma Rousseff. Cerca de 150 pessoas serão mobilizadas nesta cobertura.

A cerimônia oficial, no dia 1º de janeiro, terá início às 14h30.  A emissora pretende abrir as suas transmissões nas primeiras horas da manhã.
 
Recesso

Manoel Martins, número 1 do Artístico da Globo, saiu em férias no dia 20. Aproveitou a melhor ocasião. A maioria das produções entrou em recesso e os trabalhos só devem ser retomados na segunda quinzena de janeiro.

Mais uma

  • Luiza Dantas/Carta Z Notícias

    A cantora e atriz Emanuelle Araújo

Novela de Thelma Guedes e Duca Rachid, substituta de "Araguaia" na Globo, teve também confirmada a participação da atriz e cantora Emanuelle Araújo.

Papel que ela vai viver sem muita dificuldade. Será a dona de uma casa de shows.

  • Divulgação/TV Globo

    Marcelo Médici e Leandra Leal em cena de "Passione" (24/12/10)

Questão de sempre
Quanto vai custar uma nova operação em "Passione", como a realizada em outubro, para despistar o bando de marginais especializados em vender capítulos?

Isso nunca sai por pouco. O custo é alto e exige sempre trabalho ainda maior de toda equipe da novela. Quando é que a Globo vai conseguir acabar com isso? Vontade e esforço não faltam.
 
Bate - Rebate

#Xuxa, em férias na Globo, só em fevereiro discutirá com a direção da casa detalhes do seu programa para 2011.
#Mas já é certo que ela continuará nas manhãs de sábado e trabalhando para o mesmo público.
#Dono da Rede TV!, Amilcare Dallevo passa o final de ano em Angra dos Reis. Hebe Camargo, uma das convidadas, ainda não confirmou.
#A Record deve colocar alguns contratados do seu elenco na programação local da TV B – Campinas.
#Elenco do "Pânico", masculino e feminino, deve apresentar novidades em 2011.
#Rede TV! também vai cobrir com toda a sua equipe a Taça São Paulo de Futebol Juniores.
#"Domingão do Faustão" já tem dois novos formatos decididos para o ano que vem. Por enquanto, segredo em cima deles.
#"Esquenta", nova série da Regina Casé, também será exibida em janeiro na Globo.
#Um tipo "Band Repórter" pode ser a surpresa outra na grade da Bandeirantes em 2011. Há um projeto em estudos.
#A apresentadora Marina Ferrari está cobrindo as férias de Renata Fan na Band.
#Vanessa Giácomo, com a desistência de Priscila Fantim, será a grande vilã da próxima novela das 19 horas na Globo.
#Aliás, no dia 8 de janeiro, estão previstas gravações no aeroporto de São Paulo. A chegada dos personagens japoneses ao Brasil.
 
C'est fini
Na quinta-feira, a partir das 21h55, o programa "Aconteceu" da Rede TV!, vai exibir uma matéria especial sobre a trajetória política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através da visão de quem o acompanhou desde os tempos do sindicalismo.
 
Apresentação de Laerte Vieira.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos