SBT muda programação em três tempos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

José Carlos Nery
  • Lourival Ribeiro/Divulgação

    Gravações da novela "Corações Feridos", do SBT

    Gravações da novela "Corações Feridos", do SBT

De alguns meses para cá, a direção do SBT passou a realizar mudanças na programação com maior ordem e planejamento. Nada que lembre passado recente, quando tudo se modificava, mais de uma vez, até num mesmo dia. O respeito com o telespectador e anunciantes, ao que parece, agora é outro.

Ainda no final de novembro, como primeira fase, foram realizadas alterações, com o propósito de alavancar o prime-time, faixa compreendida entre 18 e 24 horas. Hoje também há a exigência por melhores médias de audiência.

Já no começo do próximo mês, novos pequenos ajustes estão previstos, deixando para março o lançamento da nova grade, que deve prevalecer até o fim do ano que vem. Nada mais do que três etapas.

Em se tratando de SBT, sem dúvida, uma vitória.

Encontro
Dia desses, na sala de embarque, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos nossos mais conhecidos autores de novelas se fazia acompanhar de um jovem, saradão, bem mais novo que ele.

Quando quiseram saber se era ator, respondeu: “ainda não. Mas vai ser”.

O que fazer?

  • Edu Moraes/Record

    Marcos Mion à frente da equipe do programa "Legendários", da Record

A Record esvaziou o elenco de “Os Legendários”, mas todos continuam como funcionários da casa. O contrato é de três anos. Serão aproveitados, segundo se informa, na medida do possível.

  • AgNews

    A atriz Marília Pêra

Nada mais justo
Cassiano Gabus Mendes será homenageado por Maria Adelaide Amaral no último capítulo de “Ti-Ti-Ti”.

Reginaldo Faria e Marília Pêra, como Rafaela Alvaray - que ela interpretou em “Brega e Chique”, foram especialmente convidados para esta função.

É isso mesmo
A Globo está negociando a participação do cantor Luan Santana na nova novela do Walcyr Carrasco, substituta de “Ti-Ti -Ti” na faixa das 19h. Quase tudo certo.

E, se tudo correr como se espera, isso vai acontecer entre os capítulos 9 e 10, por ocasião de um show que irá movimentar toda a população de Preciosa, cidade onde passa a história.

  • AgNews

    Atores de "Passione" gravam cenas do enterro de Totó (Tony Ramos) no Rio de Janeiro

Saldo positivo
“Passione” entrou na sua reta final e antes mesmo do seu último capítulo verifica-se que já tem a aprovação da alta cúpula da Globo.

Entende-se que a história agradou e o trabalho de todo elenco foi impecável, um “casamento perfeito” com os personagens.
 
Por enquanto
A substituição de Fábio Assunção em “Insensato Coração” tinha que ser às pressas, o que também exigiu rápido acordo entre Globo e o ator Gabriel Braga Nunes. Não dava para esticar a conversa, por isso foi feito contrato pela duração da novela.

No fim, com tudo mais calmo, as partes irão estudar um compromisso mais longo.

É por aí
A faixa da tarde da Globo vai merecer atenção mais especial da sua direção para o ano que vem.

Os índices registrados por “Sete Pecados”, no “Vale a Pena Ver de Novo”, e “Malhação” são considerados catastróficos.

Sem parar
Setores do SBT estão impressionados com a disposição para o trabalho do diretor Reynaldo Boury.

Experiente, ele tem procurado se cercar de todos os cuidados na pré-produção de “Amor e Revolução”, do Tiago Santiago. Tudo passa por ele.

As gravações, em externas, começam no dia 10.

Está pronto
O reality “Nas Ondas de Noronha”, que o “Esporte Espetacular” da Globo vai estrear em janeiro, será exibido com todas as suas gravações concluídas.

Fani Pacheco, ex-BBB, e os cantores Felipe Dylon e Gabriel, O Pensador, estão entre os participantes.

Vai indo
A direção da Rede TV! trabalha com a possibilidade de um dia acabar inteiramente com os compradores de horário. Já diminuiu bastante, mas ainda são muitos os casos, principalmente de igrejas e nos finais de semana. Um dinheiro que a emissora não consegue abrir mão.

Existem planos de se diminuir outros 50% já no começo do novo ano.

  • Antonio Lacerda/Efe

    O ator e modelo Paulo Zulu

Mágico
Paulo Zulu apareceu no “Fantástico” sem camisa, só com bermuda e o microfone na mão, subindo uma montanha. Quando chegou ao topo, se despediu do público presente, vestindo uma camiseta. Mágica ou milagre do “santo edite”.

Mas olha só
Paulo Zulu apareceu no “Fantástico”, domingo. Ontem, logo pela manhã fez o “Hoje em Dia” da Record, com uma matéria igual da Globo, realizada na Guarda do Embaú, em Santa Catarina. Tudo muito parecido.

Não fosse isso, ele, o Zulu, estará na novela “Corações Feridos”, que vai estrear no começo do ano. O personagem morre logo no primeiro capítulo, mas ainda assim o SBT, por certo, agradece.

Muito bom
Pena que o “Canal Livre” não possui um bom histórico de audiência e poucos têm o hábito de assistir, mas o programa do último domingo, com o filósofo Mário Sérgio Cortella, valeu pelo ano.

O tema foi Jesus Cristo.

Garota da capa
Até pelo fato de ser a protagonista de “Insensato Coração”, Paola Oliveira é a mais cotada para aparecer na capa do CD da novela. A dúvida é, se sozinha, ou acompanhada de Eriberto Leão.

Bate - Rebate
#Terminadas as externas no Japão, o elenco da próxima novela das 7 na Globo começa a gravar no Brasil. Por enquanto, nada de estúdio.
#Programa da Eliana, atualmente em férias, não deve apresentar grandes mudanças no ano que vem.
#O atual esquema, na verdade, tem boa aceitação por parte do público.
#Próxima novela das 6, na Globo, começa a ser gravada agora em janeiro na França. A diretora Amora Mautner já tem todo planejamento pronto.
#Ana Paula Arósio, recolhida desde o episódio “Insensato Coração”, está confirmada no filme “Entre Vales e Montanhas”, que começa a ser rodado agora em janeiro.
#Direção da Cultura já discutiu a questão orçamentária para 2011. Nos primeiros dias do novo ano serão realizadas reuniões para decidir a programação.
#Esse era o meu medo: o “Jornal do SBT - Rio Grande”, apresentado por Rafael Rocha, que agora vai se chamar “SBT Rio Grande!” vem com duvidosa inovação.
#Deixa de ser simplesmente um jornal e passa a funcionar como "programa informativo", apenas para permitir ações de merchandising. Perigosa combinação.
#Humberto Martins está confirmado e vai formar dupla com Suzana Vieira no seriado da Globo, “Lara com Z”.
#Aguinaldo Silva, o autor, já promete cenas de elevada temperatura entre os dois.
#Ontem, a Record, em seu jornal da hora do almoço, fez críticas ao show do Roberto Carlos na praia de Copacabana. Uma bobagem. Atacou por atacar.
#Band também já tem confirmado o nome do narrador e apresentador Téo José no seu carnaval. Está garantido em Recife e nos desfiles das escolas do Rio e São Paulo.
 
C'est fini
A TV Gazeta, de São Paulo, tem planos de lançar entre cinco e sete novos programas no primeiro trimestre do ano que vem. Ao contrário do que aconteceu com o "BestShop TV", por enquanto, nem passa pela cabeça da direção da emissora eliminar os programas evangélicos de sua grade. Isso porque há um contrato em vigência, que será respeitado.
 
A Record vai mobilizar suas equipes durante o réveillon em Copacabana. A presença do pessoal do jornalismo é perfeitamente normal. Pauta obrigatória. Mas deve chamar a atenção, se não houver mudança nos planos, um trabalho da dramaturgia da emissora.

No roteiro de Alexandre Avancini, diretor da novela que substituirá "Ribeirão do Tempo", também consta gravar algumas cenas por lá.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos