Final de novela sempre tem um crime por trás

Flávio Ricco

Flávio Ricco

José Carlos Nery
  • Divulgação/TV Globo

    Daniel Boaventura e Mariana Ximenes em cena de "Passione" (2/11/10)

    Daniel Boaventura e Mariana Ximenes em cena de "Passione" (2/11/10)

Esta coluna sempre teve por norma não adiantar final de novela e não tem a menor consideração com quem faz. Todo e qualquer autor, antes de colocar o seu trabalho no ar, fica um ano, chutando baixo, ou mais que isso pensando nele. É uma operação longa. Tem a obrigação de encontrar história para mais de 50 personagens e desenvolver tudo isso em 180 ou 200 capítulos. Arma os seus mistérios e busca o melhor encerramento possível.

De outra parte, também é necessário ver o lado do telespectador que, depois de ficar de seis a oito meses sentado na frente da televisão, acaba sabendo por vias diferentes o desfecho da sua novela preferida.

Isso de gravar finais alternativos é bobagem e nem deveria existir, se o vazamento de informações não partisse de dentro das próprias emissoras. Algo de muito tempo, que não é feito de graça ou no amor, mas que ninguém deu um jeito até agora. É caso de polícia.

"Passione", da Globo, está chegando aos seus últimos capítulos. Fatalmente duas ou três semanas antes tudo será divulgado sobre o seu fim. Nada mais frustrante.

Por acaso
A Record vai estrear a minissérie “Sansão e Dalila” no dia 4 de janeiro. Na noite de domingo, em sua faixa nobre, a Bandeirantes exibiu o filme “Sansão e Dalila”. No ar, mais de duas horas.

Falando nisso
Domingo, com os atores Mel Lisboa e Fernando Pavão no palco, Gugu gravou um especial sobre a minissérie "Sansão e Dalila". Uma edição que será apresentada no dia 2 de janeiro.

  • Divulgação/Record

    Gugu Liberato, apresentador de TV

E outra
Sobre o Gugu Liberato, no domingo que vem, ao vivo, ele vai invadir “A Fazenda” e visitar os participantes. Britto Junior também deve participar. O programa estará a dois dias do seu encerramento.
 
A Fazenda - Reta final
A "Fazenda 3" terá hoje mais uma eliminação. Ana Carolina Dias ou Lizzi Benites, uma das duas sai. Depois de amanhã haverá uma formação de “roça”, através do “Desafio Semanal”, e no domingo (19) um participante deixará o programa.

Assim, informa a emissora, três pessoas irão para a grande final, na terça que vem.

  • Sergio Lima/Folhapress

    Silvio Santos em Brasília (2010)

80 anos
O SBT, por sua porta-voz, reclamou que esta santa coluna antecipou a produção de uma homenagem ao aniversariante Silvio Santos. Era para fazer segredo. E fizeram. Sem avisar ninguém, colocaram no ar no começo da tarde – 8 pontos, e na noite de domingo – 9 pontos.

As duas em 2º lugar. O medo, na verdade, é que ele não gostasse. Mas, mesmo estando nos Estados Unidos, parece que gostou. Foi interessante.

Nem ouviu dizer
Na semana passada, se falou na possibilidade da mudança de Paulo Soares e Antero Greco, a boa dupla do “Sportscenter”, para o canal SporTv. O Antero, na verdade, informa que ninguém falou com ele. Não sabia de nada. Ficou surpreso com a notícia, mas que está bem e feliz na ESPN Brasil. Fica lá, firme e forte, enquanto a recíproca for verdadeira.

Últimos do ano
Hebe Camargo gravou dois programas ontem no SBT. Um foi ao ar na noite do mesmo dia e o outro, o de réveillon, será apresentado no dia 27, quando serão apresentadas as suas despedidas.

À noite, no restaurante Magari, ela ofereceu um jantar a toda equipe.
 
Segredo interno
A Record teve ontem o seu dia de SBT. Sem ninguém saber ou sem nada anunciar, aconteceu a estreia do Geraldo Luiz com o “Balanço Geral” às 6 da manhã.

Fica fixo na grade, de segunda a sexta. O Ibope é que foi ruinzinho. Só 2 pontos.
 
Futebol
A questão do campeonato brasileiro, de 2012 a 2014, não será analisada este ano. Não dá mais. Nem o encontro que a Record pretendia ter com o Clube dos 13 foi possível.

Ficou tudo para fevereiro ou março.
 
Aguardando

  • Zé Paulo Cardeal/TV Globo

    Carolina Dieckmann e Jacques Lagoa em cena de "Passione" (Jun/2010)

O ator e diretor Jacques Lagoa, depois de participações em “Malhação” e “Passione”, nesta última como pai de Diana (Carolina Dieckmann), viaja na próxima semana para os Estados Unidos com a família.

Aliás, ele ainda não sabe se o seu personagem participará das cenas do velório de Diana.   
 
Fórmula Indy
O presidente da Bandeirantes, Johnny Saad e os vices Marcelo Meira e Frederico Nogueira viajaram ontem para Nova York e, no dia de hoje, participam de um almoço com o presidente da divisão comercial da Fórmula Indy, Terry Angstadt.

Na oportunidade, as partes irão formalizar oficialmente o acordo que irá prorrogar a Indy no Brasil até 2019.

  • Folhapress

    A atriz Cláudia Ohana

Elenco
Cláudia Ohana foi chamada para viver a mãe de Cauã Reymond na nova novela das seis, de Thelma Guedes e Duca Rachid, produção que substituirá "Araguaia".

As gravações começam em janeiro, na França.

Bate – Rebate
#Domingo, o SporTV reprisou a festa do campeonato brasileiro.
#Depois do presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, usar da palavra, as câmeras mostraram Ricardo Teixeira, da CBF rindo e com o indicador na cabeça.
#Que traduzindo, segundo ele, significa, “não bate bem”.
#Há, no SBT, grande preocupação em todas as produções com as novas mudanças anunciadas para janeiro. Nem poderia ser diferente.
#Acertando - As últimas gravações do “Casseta & Planeta, Urgente” foram marcadas para hoje.
#A partir daí, férias para a equipe e expectativa em torno do novo projeto, que irá estrear no segundo semestre de 2011.
#Produção da Márcia também para a partir de amanhã na Bandeirantes.
#“Legendários”, mais uma vez, foi bem na noite do último sábado. Deu 11 de média, 15 de pico e 22% de participação no horário.
#Contribuindo muito para isso a participação do Mion repercutindo momentos da “Fazenda”.
#Marília Gabriela também para no SBT. Mas vai deixar programas inéditos gravados.
 
C'est fini
Ontem, em Guadalajara, começou o encontro dos dirigentes das emissoras de televisão que têm os direitos do próximo Pan-Americano. Única emissora brasileira presente, a Record esteve representada pelos diretores Paulo Calil, Georgios Theodorakopoulos e Márcio de Castro.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos