Record endurece o jogo do Pan e destrata emissoras interessadas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery

Outra semana se vai e o assunto do próximo Pan na TV fechada continua na mesma. Nada se modificou nos últimos dias.

Não se discute, em momento nenhum, o direito da Record em usufruir a exclusividade pela qual pagou, mas em eventos com essas características a tendência é se permitir a transmissão por outras janelas, até para ampliar a visibilidade que se deseja. O que mais se condena, no entanto, é a desatenção no trato com as emissoras interessadas. A cada proposta que é feita, há o comprometimento de uma resposta em 48 horas e nada acontece. Não se tem retorno. E o tempo vai passando. Daqui uns dias não haverá mais como atender as necessidades comerciais. 2010, no caso, já era.

Globosat, Espn e Bandsports têm todos os motivos para lamentar tamanha descortesia, mesmo porque na história dos repasses de direitos não se tem registros de casos como o de agora. O respeito entre as emissoras, antes de tudo, sempre existiu.

Não pode, por fim, entender a direção da Record, que o Pan 2011 será o último “guaraná do deserto”. Outros e tantos eventos ainda teremos pela frente, quase obrigando as emissoras se entenderem com um mínimo de cordialidade.

Quando chamada a se manifestar, a Record apenas informa que está no aguardo de uma posição das interessadas. E assim vamos indo.

Azul
A Rede Bandeirantes vai fechar 2010 com crescimento de 30% na receita. O desempenho, segundo a emissora, deve-se principalmente aos resultados obtidos com a transmissão da Copa do Mundo da África e índices de audiência no prime time.

A informação foi divulgada ontem durante a  convenção da rede, em Campos do Jordão/ SP.  

  • Alexandre Moreira/UOL

    Roberto Carlos se apresenta em cruzeiro no litoral fluminense (5/2/10)

Repique
A equipe do cantor Roberto Carlos confirma nota aqui divulgada de que não existem mais lugares para o cruzeiro pela costa brasileira no ano que vem. Só em 2012.

Tudo com o RC continua sendo assim e de muito tempo. Os ingressos para a temporada em São Paulo, encerrada ontem, também se esgotaram com grande antecedência.

Bom de assistir
Ana Maria Braga, no “Mais Você”, mostrou como se faz. Reservou o seu programa de ontem para uma visita ao Complexo do Alemão, tomado pelas autoridades no último fim de semana. Foi recebida pela população como amiga.

Conversou com as pessoas e não intimidou ninguém. No fim, ainda sentou no chão e comeu ração com os fuzileiros navais. Impressionou pela leveza e simplicidade.

Dinâmico
Sob o comando de Maria Cristina Poli, o “Jornal da Cultura”,  tem se destacado através de seu novo formato, com foco mais analítico sobre as notícias, com mesa de debatedores.

Temas importantes, como trânsito, habitação e estádios para a Copa do Mundo, já foram abordados. Está funcionando direitinho.

Quatro vezes

  • Divulgação

    Gabriela Duarte em cena de "Passione" (25/11/10)

Impressionante a fase da Gabriela Duarte. Está em “Passione”, mas também aparece na reprise de “Sete Pecados”, além de “Por Amor” e na série “Chiquinha Gonzaga”, todos do Canal Viva.

Vento batendo completamente a favor.

De repente
Existem comentários muito fortes sobre o interesse da rádio Globo – SP em contratar o comentarista Neto, hoje na Transamérica FM.

Este, segundo se informa, pode ser o primeiro passo rumo à TV Globo. Tem gente da alta direção de lá que sempre se refere ao Neto com os melhores elogios. Hoje ele é contratado da Band.

Copa do Mundo
Não é intenção desta coluna botar terror em ninguém, mas uma fonte próxima da Fifa revela que é grande a preocupação com a Copa de 2014 no Brasil.

São muitos os problemas, principalmente com os aeroportos. Um dirigente da entidade, em recente viagem de inspeção, levou quase uma hora e meia para pegar a sua bagagem em Fortaleza. O atraso nas obras também preocupa.

E mais
O risco de o Brasil perder o direito de organizar e sediar a próxima Copa do Mundo de futebol, no estágio em que estão as coisas, existe e deve ser considerado. A pressão é muito forte.

Informa-se inclusive que Estados Unidos e Canadá já se habilitaram como interessados em caso de necessidade.

Linha de frente
Renata Maranhão e Cláudia Barthel foram as escolhidas para apresentar a Retrospectiva 2010 da Rede TV!, que será levada ao ar no domingo, dia 26, às 18h45.

Os trabalhos de edição tiveram início na última quinta-feira.

Novela
A versão brasileira de “Rebelde”, produzida pela Record em parceria com a mexicana Televisa, vai apostar forte em licenciamento de produtos relacionados à novela.

Entre os que devem chegar ao mercado, já se anuncia uma linha de cosméticos, material escolar, roupas e eletrônicos.

Cinema
Também com base na repercussão de “Rebelde”, a Record promete, ainda para 2011, uma edição para o cinema –com o mesmo elenco.

O diretor Ivan Zettel não tem o esquema de filmagem definido, mas participará de maneira bem efetiva em ambos os trabalhos. A sua prioridade, no entanto, é botar a novela no ar. Estreia em março.  

  • Fernando Pilatos/UOL

    Banda Hori se apresenta em SP (30/10/2010)

Gato no telhado
Surgiram notícias de que o cantor Fiuk teria interesse de deixar a banda Hori. Isto para muito breve.

Consultada, a assessoria do artista nega. Declara que ele manifestou em outras oportunidades o desejo de realizar um trabalho independente, fazendo outro tipo de som, mas sem se afastar do grupo.

Informa ainda que já há uma série de shows marcados já para o início do ano que vem.

Carregando na tinta
O exagero nas brincadeiras na programação esportiva da Bandeirantes está levando alguns dos seus narradores e repórteres a passar apertado nos estádios, junto aos torcedores.

Nivaldo de Cillo, um triste exemplo e inocente em toda a história, foi agredido recentemente. Existem outros que já enfrentaram problemas parecidos. Alguém precisa mesmo dar um jeito nisso antes que coisas piores aconteçam.

Conta-se...
Inclusive, que o ex-árbitro José Roberto Wright teria se queixado a companheiros da própria Bandeirantes de declarações do Milton Neves, dizendo que ele teria se conduzido muito mal em determinada partida.

Wright tem todos os motivos para se preocupar. Quem frequenta os estádios sabe muito bem como as coisas, de vez em quando, acontecem.

Bate – Rebate

# A TV Globo Internacional, além dos clipes do Carnaval 2011 com as principais escolas do Rio de Janeiro, também exibirá os de São Paulo em janeiro.
# Há vários perfis falsos de Daniel Bueno espalhados pelo Twitter. A empresa responsável pela carreira do modelo, atualmente em “A Fazenda”, na Record, se prepara para lançar um espaço oficial.
# A modelo Marcelle Bittar gravou quinta-feira a edição do programa “Altas Horas”, de Serginho Groisman, que a Globo vai exibir provavelmente em 22 de janeiro.
# Daniel Marques, que teve passagem por “Caminho das Índias”, está confirmado no elenco de “Insensato Coração”, substituta de “Passione”.
# Ele fará parte do núcleo jovem da novela. O personagem é Zé Paulo, estudante de direito e melhor amigo de Jonatas Faro na história.
# Na Rede TV! há uma brincadeira. Dizem que a escolha da substituta da Luciana Gimenez no “Superpop” está demorando, porque não pode ser alguém que dê mais audiência que ela.
# O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será o entrevistado do João Dória Junior, neste sábado, no “Show Business” da Band. No ar, a partir das 23h40.
# A Record vive a expectativa de anunciar um recorde de inscrições para o “Ídolos 2011”.

C'est fini
O King’s College, em Londres, que recebeu recentemente uma palestra do jornalista William Bonner, ganhou uma assinatura do canal internacional da TV Globo. Isto, informa a Globo, porque a Universidade tem o Instituto de Estudos Brasileiros. 

Conforme antecipado, a Bandeirantes bateu o martelo com o grupo “Exaltasamba”, que ficará responsável por um show na passagem de ano. Irá ao ar dia 31 de dezembro, partir das 21h30.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos