O jeito estranho e perigoso do SBT gravar novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Lurival Ribeiro/SBT

    Patrícia Barros, atriz que protagoniza a novela do SBT "Corações Feridos",

    Patrícia Barros, atriz que protagoniza a novela do SBT "Corações Feridos",

O SBT precisa encontrar uma maneira diferente de produzir as suas novelas, para ao menos minimizar os prejuízos dos artistas que delas participam. “Corações Feridos”, de Iris Abravanel, é o exemplo da vez.

Com o fim das gravações no final do mês, também se encerram no último dia deste novembro os contratos de todos os atores. O compromisso de trabalho foi inteiramente cumprido pelas partes envolvidas. O elenco prestando serviço para o qual foi requisitado e a emissora pagando religiosamente em dia os salários devidos. Quanto a isso, queixa de ninguém.

A coisa se complica no instante em que essa é uma estreia, segundo os rumores –nada oficial por enquanto--, prevista apenas para março do ano que vem, logo depois do Carnaval. Considerando que a sua apresentação deve se estender por cinco ou seis meses no ar, devemos entender que nenhum desses profissionais será aproveitado por qualquer televisão antes de setembro ou outubro do ano que vem. Concorrente não contrata artista que está no ar por outra emissora.

Esse é o problema do SBT com as suas novelas. Quer, por medida de economia, gravar tudo antes, para apresentar depois, com danos muito sérios a todos e à própria qualidade da sua produção.

  • O apresentador João Doria Jr.

“Aprendiz” está fora
A Record informa que o especial “Aprendiz – O Desafio”, com João Doria Junior, não será mais exibido em 23 de dezembro. Foi adiado. A emissora, no entanto, não revela a nova data.

Segundo os comentários, faltou tempo hábil para tocar os trabalhos do programa, cuja produção é tida como muito complexa. Assim, fica a expectativa se será mesmo realizado no ano que vem –ou não.

Palpite simples da coluna: não vai mais.
 

Ibope
As apostas mais recentes da Bandeirantes na programação da manhã têm apresentado resultados importantes.

A audiência, com a chegada de Luciano Faccioli e a consolidação dos desenhos, além da novela “Quase Anjos”, aumentou nos últimos dias. Em determinados horários, alcança até 4 pontos, encostando no SBT. Dados da Grande São Paulo.

Fim de ano
O "Todo Seu", da TV Gazeta, grava um especial em 13 de dezembro, para exibir apenas no último dia do ano, uma sexta-feira. 

Ronnie Von vai receber parte do elenco da casa, entre jornalistas e artistas convidados.

Ele de novo
Pelo segundo ano consecutivo, Luigi Baricelli será o responsável por comandar o sorteio da Mega da Virada, das Loterias Caixa. A expectativa é de que o prêmio ultrapasse os R$ 150 milhões.

O evento será realizado no dia 31 de dezembro, na Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal. 

Além de Globo, Band, SBT, Record e Rede TV!, este ano, a TV Cultura também vai transmitir "ao vivo", às 20h -horário de Brasília.

Jornalismo
A jornalista Vanessa Kalil, que até bem poucos dias era editora-chefe do “Jornal da Noite”, apresentado por Boris Casoy na Bandeirantes, acertou sua mudança para a Rede TV!.

Começa semana que vem, para exercer as mesmas funções no “Rede TV! News”. É considerada por Américo Martins, diretor de jornalismo, “um grande reforço para o nosso departamento”.

Vanessa passa a ocupar o lugar de Lídice Leão, que agora será chefe de redação da emissora em Brasília.

Carnaval
A partir de janeiro, a TV Globo Internacional começa a exibir os clipes do Carnaval 2011, gravados dia 9 passado, no Citibank Hall, na Barra da Tijuca. Neles, estão apenas as escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. 

A direção de núcleo é de Roberto Talma e de J.B. de Oliveira, o Boninho. 

Sob encomenda
A serviço da Band, Patrícia Maldonado passou o começo desta semana no Rio, realizando gravações especiais para o “Vídeo News”.

Todo este material, reunindo entrevistas com personalidades e curiosidades, irá ao ar nas edições de dezembro.

Especialista

  • Apu Gomes/Folhapress

    Profissionais da Record (de colete bege) trabalham na cobertura dos confrontos entre traficantes e o BOPE, em Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro

Paulo César Amêndola, fundador do BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio -, é o mais novo contratado da Record carioca, como especialista em segurança pública.

Aliás, a emissora vai realizar já na virada do próximo mês um encontro entre Amêndola e repórteres de externas, onde ele dará dicas de comportamento adequado durante as coberturas policiais.

Chumbo trocado
A cada momento surgem novas informações em torno dessa confusão toda do jornal policial do SBT, que perdeu o apresentador Luiz Bacci depois de anunciar oficialmente a sua escolha.

Há duas semanas, defende-se a direção da Record, o SBT fez exatamente a mesma coisa – “contratou o apresentador Ulysses Rocha, do ‘Balanço Geral’ – Ribeirão Preto, a algumas semanas da estreia da nova redação-estúdio naquela cidade – o maior newsroom do Interior de São Paulo”.

Completa dizendo que o jornalista comunicou o convite da concorrente e saiu de repente, de uma hora para outra, aceitando o chamado do SBT embora ainda tivesse mais dois anos de contrato para cumprir na Record. 

O mordomo
Antonio Fragoso, o Zapata de “Tempos Modernos”, fechou novo trabalho na Globo.

Agora, será Isidoro Brito, o mordomo de Nathália Timberg em “Insensato Coração”, a substituta de “Passione” na faixa das 21h.

Objetivo traçado
A Rede TV!, na campanha “Direito de Viver”, conseguiu com o primeiro dos seus dois especiais, levado ao ar na tarde do último domingo, algo em torno de R$ 1,5 milhão.

Não foi fixado nenhum valor como meta. O objetivo que se pretende atingir é o necessário para a construção da unidade infantil no Hospital de Câncer de Barretos.

O segundo programa será apresentado no dia 12 de dezembro.

Bate – Rebate

# Alexandre Frota, como se previa, está confirmado na cobertura carnavalesca da Bandeirantes.

# Aguinaldo Silva resolveu dar um tempo e tratar do elenco de “Fina Estampa”, a sua próxima novela, um pouco mais na frente. Agora está complicado.

# Diante disso, viajou de novo para Portugal e de lá irá aos Estados Unidos, até porque a passagem é mais barata.

# A Record vai botar no ar nesses próximos dias um chamadão com todas as novidades da sua programação para o ano que vem.

# Um pequeno desentendimento entre Paul McCartney e a plateia no Morumbi. Ele gritava “São Paulo”, referindo-se naturalmente à cidade.

# Mas parte do público imediatamente respondia “Corinthians”.

# A Bandeirantes ficou pequena demais para acomodar todos os seus diretores. Mudanças serão inevitáveis já nesses próximos dias.

# Filme do Márcio Garcia, “Amor por Acaso”, com Juliana Paes, teve o seu lançamento transferido para o dia 10 de dezembro.

# Programa da Márcia, na Band, terá a banda Calypso se apresentando como especial de fim de ano.

C´est fini
Segunda-feira, a partir das 19h45, a Globo vai celebrar os 50 anos de carreira do Renato Aragão no “Bar do Copa”, do Copacabana Palace. Além de familiares, são aguardadas as presenças de vários diretores da emissora, artistas e imprensa. Este cinquentenário, aliás, será motivo de um especial em dezembro.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos