Emissoras de TV treinam equipes de reportagem para cobertura policial

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação/Band

    A repórter da Bandeirantes Nadja Haddad, que foi vítima de uma bala perdida em 2005

    A repórter da Bandeirantes Nadja Haddad, que foi vítima de uma bala perdida em 2005

No Rio de Janeiro, algumas emissoras de televisão estão solicitando os trabalhos de especialistas em segurança pública para dar instruções a repórteres e cinegrafistas de como se comportar durante a cobertura de ações policiais. Além da câmera e do microfone, o colete à prova de balas também se tornou um acessório indispensável. Ninguém deseja que incidentes como o da jornalista Nadja Haddad, da Bandeirantes, que enquanto cobria um confronto entre a Polícia e os bandidos em 2005 foi vítima de uma bala perdida, voltem a se repetir. Na verdade, é uma iniciativa que merece incentivo. Cuidar da segurança é o dever de todos.

Aliás, no embalo deste assunto, é bom voltar a outro. Aqui se falou da possibilidade de o programa “A Liga”, da mesma Band, querer realizar reportagem com jovens traficantes nos morros cariocas. A produtora responsável, Cuatro Cabezas, promete oportunamente se manifestar sobre o caso, mas, a princípio, diz que essa iniciativa não partiu dela, e sim de um membro de sua equipe que já foi demitido. Há, admite-se, a intenção de dar sequência na matéria de maneira correta, como se deve, entre outras coisas, sem pagar cachê pra bandido. Então tá. Que assim seja.


Preferência

Bianca Bin, a intérprete de Fátima em “Passione”, é a mais cotada na Globo para o papel de protagonista da próxima novela das seis, de Duca Rachid e Thelma Guedes, substituta de “Araguaia”. Bruno Gagliasso e Cauã Reymond, também do elenco de “Passione”, já foram confirmados na próxima das 18 horas, como vilão e mocinho da história.

Esquema armado

A Globo iniciou a produção de “Fina Estampa”, próxima novela de Aguinaldo Silva, para exibição no horário das nove da noite. Com direção-geral de Wolf Maya, as gravações começam em maio, e a estreia está prevista para setembro. Lilia Cabral, como se sabe, foi escolhida para estrelar “Fina Estampa”. Mas, pelo menos até fevereiro, ela ficará exclusiva das gravações da série “O Divã”.

Meio século

Os principais executivos da Rede Record, além de outras autoridades, estarão em Salvador no próximo dia 19 para acompanhar a festa em homenagem aos 50 anos da TV Itapoan. Artistas da casa também vão marcar presença no evento.

Corte e costura

Sobre a questão do futebol, dos direitos do campeonato brasileiro de 2012 a 2014, a informação é que a TV Globo só vai se colocar no momento oportuno, depois de realizar todos os estudos e negociações que a sua direção julgar necessários. Nada será comentado ou anunciado antecipadamente.

Férias

Giselle Itié, que foi protagonista em “Bela, a Feia”, é ausência confirmada nas próximas escalações da Record. Não há projetos para a atriz no momento. Quem garante é o número 1 da Teledramaturgia da emissora, Hiran Silveira. “A Gisele acabou de sair de ‘Bela’ e não está sendo cogitada para o elenco de nenhuma novela”, avisa o diretor.
 

  • Folhapress

    O autor Lauro César Muniz

Azedou de vez

Lauro César Muniz deixou a “A. R.” – Associação de Roteiristas -, que reúne autores de novelas e filmes e redatores de programas. Ele já fez esta comunicação de forma oficial. As divergências com a direção da entidade - e aí também se inclui o presidente Marcílio Moraes - o levaram a tomar essa decisão.

“Discordo dos caminhos que a Associação tomou. Sou um dos fundadores da A. R. (antes ARTV) e fui desrespeitado na lista de debates dos sócios”, revela Muniz. Ainda segundo o autor, a história da fundação da A. R. (ARTV) “foi distorcida na lista pelo Marcílio, o presidente. Um dia, com outra diretoria, voltarei à A. R., tenho certeza”.

Alma do negócio

Neste domingo ao meio-dia estreia a terceira temporada do “Na Estrada”, no Canal Rural. Em sua volta ao ar, o programa vai mostrar uma situação inusitada. Durante visita a uma fábrica de processamento de cacau na Bahia, a equipe foi obrigada a seguir uma lista de procedimentos para evitar o vazamento de segredos industriais.

Na pauta

A Rede TV! apenas transferiu, mas não desistiu do programa “No Tanque dos Tubarões”. A primeira temporada terá 13 episódios e em cada edição os empresários convidados irão avaliar os projetos dos participantes. Ricardo Bellino será o apresentador.

Cotados

Ainda não existe posição oficial da Record sobre o elenco da nova novela de Cristianne Fridman, substituta de “Ribeirão do Tempo”, mas alguns nomes já são comentados. Casos de Jussara Freire, Luciano Szafir, Juliana Silveira, Renata Dominguez e Lucinha Lins.

Não é fácil

Felipe Solari gravou para o “Legendários”, da Record, uma matéria sobre a situação dos cadeirantes. Ou de como é complicado se locomover nas cidades, pegar transporte público... Ele fez todo o trabalho em uma cadeira de rodas. Para fechar a gravação, Solari organizou uma corrida pelas ruas com cadeirantes, e André Ramiro, do filme “Tropa de Elite 2”, entrou como convidado.

Conserto

Sophia Reis, filha do Nando Reis, que entrou no lugar de Rosanne Mulholland no “A Liga”, ao contrário do que foi dito anteriormente, gravou pela primeira vez no dia 22 de outubro na boate Maevva, em São Paulo. A reportagem foi sobre jovens com Síndrome de Down, para um programa sobre deficiência.

Rivais

  • Munir Chatack/Record

    As atrizes Luiza Curvo (esq.) e Joana Balaguer (dir.) nos intervalos de "Sansão e Dalila"

Em “Sansão e Dalila”, minissérie da Record que estreia em janeiro, Luiza Curvo e Joana Balaguer interpretam as cortesãs Myra e Yunet, que disputam o mesmo homem na trama. Mas a rivalidade das duas fica apenas na ficção.

Formigueiro

  • Divulgação/Band

    O apresentador Marco Luque no cenário de "O Formigueiro"

Agora é oficial: a partir da próxima semana, o programa “O Formigueiro”, comandado por Marco Luque na Band, passará a ter exibição inédita aos sábados, às 15h00. Domingo não deu certo. Pena que demoraram tanto para mexer.

C'est fini

O “Teleton”, mais uma vez, reaproximou Hebe Camargo do Silvio Santos. Na segunda-feira, acompanhada de uma equipe do SBT, ela viaja a Las Vegas para receber uma homenagem do Grammy Latino, e o assunto sobre a renovação do seu contrato está encaminhado. Na volta ao Brasil a apresentadora deve assinar por mais um ano.

A Record não descarta promover o lançamento de “Rebelde”, próxima novela em parceria com a Televisa, em março, mas só depois do Carnaval.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos