Gravações muito adiantadas preocupam equipe de novela do SBT

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação/SBT

    O diretor-geral de dramaturgia do SBT, Del Rangel, e os autores Íris Abravanel e Tiago Santiago

    O diretor-geral de dramaturgia do SBT, Del Rangel, e os autores Íris Abravanel e Tiago Santiago

O SBT diminuiu sensivelmente o ritmo da novela “Corações Feridos”. As gravações estão adiantadas “até demais” e a previsão para a conclusão de tudo é de no máximo um mês. Só para se ter uma ideia de como funciona, os trabalhos não obedecem necessariamente a sequência da história. Em alguns casos, já se tem um fim, mas ainda não existe o meio. É como se um personagem fosse sepultado antes de haver falecido.

“Corações Feridos” terá inicialmente 100 capítulos, mas que na edição, caso necessário, poderá se estender para até 120 – o diretor Del Rangel não descarta esta possibilidade.

Mas o grande problema é o fato de ela ir ao ar inteiramente pronta. Se algo der errado, não tem como mudar. 

Se por um lado o SBT toma a decisão acertada de não queimar o produto, deixando a sua exibição para o ano que vem, por outro mantém o vício de gravar tudo na frente e depois colocar no ar. Será uma outra aposta no escuro.

O mais sensato é fazer como Globo e Record, com gravação quase simultânea a exibição, monitorando o pulso do público o tempo inteiro. Em caso de queda de audiência, providências são tomadas imediatamente.

No SBT, do jeito que a coisa é feita, isso é impossível. Resta torcer... e rezar.

Dividida

  • Fernando Azevedo/UOL

    A atriz Alice Braga

Alice Braga tem chances de aparecer na novela do Tiago Santiago, “Amor e Revolução”, no SBT. Há uma conversa em curso. Por outro lado, sabe-se também da possibilidade de ela fazer alguma coisa na Globo. O certo é que, até agora, não tem nada decidido.

Coisa feia 

A propósito de “Amor e Revolução”, não fica bem para o SBT convidar atores para o seu elenco, deixar tudo acertado, e dias depois simplesmente desconvidar o artista alegando problemas de orçamento. Tem que fazer essa conta antes.

Toque feminino

  • Mastrangelo Reino/Folhapress

    A apresentadora Adriane Galisteu

Não será nenhuma surpresa se Daniela Cicarelli repetir a dose nos próximos dias e voltar ao “SP Acontece” de José Luiz Datena, na Band. Detalhe: fala-se na emissora que a mesma experiência será realizada com Adriane Galisteu, e não se descarta inclusive a participação das apresentadoras, juntas, numa mesma edição.         

É assim

Cristianne Fridman teve o primeiro capítulo da sua nova novela aprovado na Record. Ela já escreveu também o segundo. Ainda no decorrer desta semana será escolhido e registrado o título definitivo.

Centro de Televisão

Ainda há muito espaço disponível no CDT, do SBT, na Anhanguera. A área construída, mesmo com 8 amplos estúdios e o prédio administrativo, não ocupa 40% do seu terreno de 231 metros quadrados. Já existem o desejo e projetos de ampliação. Mas entende-se que este ainda não é o momento oportuno.

  • Getty Images

    O cantor Paul McCartney

Paul - 1

O show de Paul McCartney não terá transmissão ao vivo da TV Globo. Irá ao ar no dia 21, domingo, logo depois do “Fantástico”, com “delay” de uma hora em relação ao que estiver acontecendo no estádio do Morumbi. Esquema parecido ao do Elton John, em janeiro passado, no Sambódromo.

Paul – 2

A Rede Globo possui um camarote no Morumbi, onde recebe regularmente os seus convidados em dias de grandes jogos. No show “Paul McCartney no Brasil” a emissora terá um segundo camarote, especialmente para recepcionar os principais anunciantes.

Um entre outros

Pedro, vivido por Eriberto Leão em “Insensato Coração”, vai movimentar as primeiras semanas da novela, até em função do acidente de avião já previsto. Mas é bom que se diga, o drama do seu personagem, um comandante, não representa a trama central e não conduz a história. É apenas uma entre outras ações. 

Pedra em cima

Foram muitas as tentativas, mas nunca o ator Sergio Abreu e a Teledramaturgia da Record chegaram a um entendimento sobre trabalho. Sempre pegou em alguma coisa. Agora, no entanto, depois dessa sua passagem pela “Fazenda”, dizem que as coisas até podem mudar. Não será nenhuma surpresa a sua participação numa das próximas produções da emissora.

Vai bem

Protagonista da atual “Malhação”, na Globo, Daniela Carvalho, intérprete de Catarina, fez o chamado contrato “por obra” com a emissora. As partes ainda não falam sobre renovação, mas o trabalho da jovem atriz tem repercutido bastante.  

Resultado final

Logo mais, cobrindo toda a movimentação deste domingo de eleições, a Rede TV! estará no ar com um programa especial das 17h45 às 21 horas. A exemplo do que aconteceu no primeiro turno, Kennedy Alencar, Rita Lisauskas e Augusto Xavier irão ancorar os trabalhos dos estúdios de São Paulo, com todas as informações da corrida presidencial.

Elenco

No especial “Tal Filho, Tal Pai”, que a Globo exibirá em dezembro, Fiuk e Fábio Junior terão a companhia de Eri Johnson. Fábio tem dito para sua equipe em São Paulo que desconhece essa história de o programa virar seriado em 2011. Garante que vai participar de apenas uma gravação e depois voltar a cuidar da sua agenda de shows. O tema de abertura do especial será "20 e Poucos Anos", sucesso de Fábio, devidamente regravado por Fiuk.

C'est fini

Marcelo Adnet estava com tudo certo para gravar o “De Frente com Gabi”, da Marília Gabriela, na próxima quarta-feira, no SBT. Mas cancelou alegando motivos particulares. Uma nova data para a entrevista será agendada nas próximas semanas.

O acesso aos resultados do Ibope na Bandeirantes foi bloqueado para a maioria dos seus setores. Por enquanto, só a alta direção.  

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos