Último debate dos presidenciáveis na Globo será importante para comparar o interesse do eleitor

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Alex Almeida/UOL

    Candidatos José Serra e Dilma Rousseff durante debate na Band no dia 10/10

    Candidatos José Serra e Dilma Rousseff durante debate na Band no dia 10/10

Caberá à Rede Globo, mais uma vez, a responsabilidade de realizar o último debate entre candidatos à Presidência da República. Dilma e Serra estarão frente a frente hoje, logo depois da novela “Passione”, fechando a campanha deste segundo turno.

O simples fato de ser o último tem um significado relevante, mas as perspectivas de apresentar alguma coisa diferente ou reverter tudo o que aconteceu até agora são praticamente nulas. As rédeas das regras atuais simplesmente não permitem. Em nada estimulam ou motivam o telespectador.

Deixando a Globo de lado, porque sempre tem um residual de audiência muito alto - registro de 23 pontos no primeiro turno, na Grande São Paulo -, as médias alcançadas por todos os demais debates revelam nitidamente este desinteresse. A Bandeirantes deu 3 e 4 no primeiro e segundo turnos; Rede TV!, 3 e 4 também; e a Record, 9 em cada.

Os números são praticamente os mesmos. Os índices da Globo na noite de hoje serão importantes também para este comparativo. Saber se o interesse do eleitor cresceu, diminuiu ou simplesmente não se alterou.

 

  • João Miguel Junior/Globo

    A atriz Taís Araújo

Retorno

A atriz Taís Araújo, que foi protagonista de “Viver a Vida”, acaba de acertar um novo trabalho na Globo. Ela será uma das protagonistas da próxima novela das seis, de Duca Rachid e Thelma Guedes, escolhida para substituir “Araguaia”. Uma cozinheira por quem o rei, papel de Carmo Dalla Vecchia, vai se apaixonar. A personagem também fará parte de um triângulo amoroso, que irá envolver um cangaceiro.

Trata-se de uma produção de época, que começa na Europa e depois passa a ser ambientada em uma cidade fictícia do sertão nordestino. Já estão confirmados também neste elenco Bruno Gagliasso, Cauã Reymond e Matheus Nachtergaele.

Taís, vale informar, não foi chamada para a vaga de Paola Oliveira, que acabou deslocada para “Insensato Coração”. A direção da Globo ainda procura essa atriz, alguém na casa dos 20 e poucos anos. Muitos testes já foram realizados e a palavra final será do diretor Ricardo Waddington.

Jornada normal

De acordo com o autor Silvio de Abreu, não estão previstas mudanças nas agendas de Bruno Gagliasso e Cauã Reymond em “Passione”. Até porque ninguém falou nada com ele. Portanto, trabalho normal para a dupla até o fim da história, como planejado. Bruno e Cauã foram convocados para a próxima novela das seis, substituta de “Araguaia”, na qual viverão, respectivamente, o vilão – filho de um coronel e o herói da história – sertanejo que vira bandoleiro. Estreia entre março e abril de 2011.

Social

Na última terça-feira, os atores e diretores de “Corações Feridos”, próxima novela do SBT, se reuniram no restaurante Piove, no Itaim, para assistirem ao primeiro capítulo. Logo no início, Paulo Zulu, o Rodrigo, é traído pela namorada Aline (Cynthia Falabella). O encontro teve direito a show de stand-up comedy do grupo Comédia na Veia. Lívia Andrade, que também está no elenco, foi alvo dos humoristas, mas levou na boa e até se divertiu com o comediante Rafael Oliver.

Pessoal importante

O diretor Ulysses Cruz é o mais novo reforço do “Domingão do Faustão”. Ele estará à frente de uma equipe de criação formada por profissionais das mais diferentes áreas, que vai trabalhar na busca de ideias para novos quadros do programa.

Ataque na base

O produtor de elenco Sergio Madureira, hoje no SBT, tem como missão número 1 contratar os melhores nomes disponíveis no mercado para a novela do Tiago Santiago. Alguns dos seus antigos companheiros de Globo já foram sondados. “Amor e Revolução” deve ter as suas gravações iniciadas em janeiro.

Dois tempos

No começo da semana, os diretores Wagner Matroni e Cacá Marques realizaram uma reunião para discutir detalhes dos dois programas especiais, um em novembro e outro em dezembro, que a Rede TV! irá realizar em benefício do Hospital do Câncer de Barretos. A ideia, inicialmente, é fazer alguma coisa parecida com o “Criança Esperança”, da Globo, ou “Teleton”, do SBT.

Verão 2011

O SBT vai realizar, no começo do ano, mais uma edição do “Verão Jequitimar”. Artistas como Maria Gadu, Luan Santana e a banda Restart irão se apresentar no Sofitel Jequitimar Guarujá, luxuoso 5 estrelas do Silvio Santos, com posterior exibição no SBT.

Luz amarela

A audiência sempre muito baixa do “Manhã Maior”, programa de todas as manhãs, apresentado por Daniela Albuquerque e Keila Lima, tem preocupado a direção da Rede TV!. Não corre o risco de sair do ar, mas já existe a possibilidade de sofrer grandes reformulações na sua produção.

Este é o plano

"Rebelde", feita em parceria com a mexicana Televisa, e a próxima novela de Cristianne Fridman, com expectativa de estreia para março do ano que vem, juntamente com a minissérie “Sansão e Dalila”, serão as primeiras produções da teledramaturgia da Record em HD. Já existe todo um trabalho de bastidores em torno disso.

Atentado

  • Munir Chatack/Record

    Joca (Caio Junqueira) mostra marca de tiro para Ajuricaba (Umberto Magnani) e Marta (Flávia Monteiro) em "Ribeirão do Tempo"

Em “Ribeirão do Tempo”, na Record, cena da próxima segunda-feira, Joca, personagem de Caio Junqueira presta depoimento na delegacia para Ajuricaba (Umberto Magnani) e Marta (Flávia Monteiro). Ele revela que foi vítima de um atentado, mas Ajuricaba, que não gosta dele, não leva a história a sério.

Casal em crise

  • Divulgação/Globo

    Antonio Fagundes e Natália do Vale vivem o casal Raul e Wanda em "Insensato Coração"

 

Em “Insensato Coração”, a substituta de “Passione”,  Antonio Fagundes e Natália do Vale vivem o casal Raul e Wanda. Os personagens buscam forças para suportar o peso dos anos de casamento e de outras interferências. Eles são os pais de Pedro (Eriberto Leão) e Léo (Fabio Assunção). A novela estreia em janeiro, na Globo.

C'est fini

Diretores da Bandeirantes devem voltar a se encontrar com o jornalista Domingos Meirelles na semana que vem. Nada a ver com o “Tribunal na TV”. A proposta envolve o lançamento de um novo programa.

A programação deste domingo - sem futebol, mas com eleições - sofrerá algumas mudanças da faixa da tarde em diante. O “Domingão do Faustão”, direto do Rio de Janeiro, será exibido a partir das 16h45, logo depois do “Temperatura Máxima” e do “Globo Notícia”. Octávio Florisbal, diretor geral da Rede Globo, passou todo o dia de ontem no Projac, em reunião com diversos setores de produção.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos