"Fantástico" comete gafe em matéria sobre designer agredido em livraria

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação/TV Globo

    Patrícia Poeta e Zeca Camargo no cenário do "Fantástico"

    Patrícia Poeta e Zeca Camargo no cenário do "Fantástico"

O “Fantástico” exibiu neste domingo (24) uma reportagem, inclusive com imagens do circuito interno da livraria, mostrando o exato instante em que o designer Henrique Carvalho Pereira, de 22 anos, foi agredido por Alessander Fernando Aleixo, de 38 anos, em 21 de dezembro de 2009.

O designer morreu na sexta-feira, dia 22, às 5h30, depois de 10 meses internado. A matéria apresentada no programa foi, o tempo todo, conduzida e encerrada como se ele ainda estivesse vivo. Houve a necessidade da apresentadora Patrícia Poeta, na volta do ao vivo, completar ou consertar a notícia e informar sobre a morte de Henrique.

Mas por que isso? Se tudo foi gravado com antecedência e o falecimento ocorreu mais de 48 horas antes do "Fantástico" ir ao ar, por que o assunto não foi inteiramente esgotado na edição da reportagem?

E outra: o nome correto da bactéria que tem provocado mortes em vários Estados é KPC – Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase. No programa foi dito KLC.

Em estudos

  • Divulgação/Record

    A apresentadora Ana Hickmann no "Tudo é Possível"

Parte do programa da Ana Hickmann, na Record, nas tardes de domingo, poderá ter exibição ao vivo. O novo diretor do “Tudo é Possível”, Vildomar Batista, pretende voltar com a “Passarela”, sucesso do “Hoje em Dia” no ano passado.

Fim de ano

A Globo marcou para 12 de dezembro a estreia de "O Relógio da Aventura", série escrita por Luciana Cardoso e Márcio Trigo. Será exibida em cinco episódios, sempre aos domingos, provavelmente antes de "Os Caras de Pau". No elenco, Marcos Caruso e Nívea Maria (avós), Enrique Diaz e Heloisa Périssé (pais) e as crianças Miguel Arraes, Caio Manhete e Matheus Rocha.

Estrago

No fim do jogo Palmeiras e Corinthians, domingo (24), no Pacaembu, alguns torcedores arrancaram parte da grade do Tobogã, e jogaram no estacionamento, onde ficam os carros de reportagem de vários veículos de imprensa. Desta vez a premiada foi uma viatura da RedeTV!. Felizmente, o prejuízo só foi material. Aqui, vale lembrar, será disputada a Copa de 2014.

Aline

“Aline”, com Maria Flor, completa nesta semana a sua etapa de trabalhos em São Paulo. Novas gravações, nos estúdios da Globo e em externas, serão realizadas no Rio de Janeiro. A série está prevista para voltar ao ar em janeiro, mas sem tanta certeza assim. Não se descarta uma mudança de planos.

Bofe de Elite 2

A Globo adquiriu os direitos de exibição do filme "Tropa de Elite 2" --sucesso de bilheteria nos cinemas--, mas a sátira do filme será da Record, via Tom Cavalcante. O "Show do Tom" anuncia para breve a estreia de "Bofe de Elite 2 e as Malícias dos Botas Rosa". Texto da autora Letícia Dornelles.

Mudanças no Rio

O repórter João Pedro Barrocas acaba de fazer o caminho de volta. Deixou o SBT – Rio e acertou com o “Balanço Geral” da Record. A mesma decisão foi tomada, ainda recentemente, por três produtores, um editor e outros repórteres só neste ano. Todos consideram o SBT uma excelente empresa para trabalhar, mas o salário pago pela concorrente faz a diferença.

Ladainha

Notícias divulgadas na manhã de ontem falavam do acordo Globosat – Record para a transmissão dos Jogos Pan Americanos/2011 na TV Fechada. Segundo a Record, que imediatamente se manifestou sobre o assunto, não é bem assim. Existem certos detalhes que ainda não foram totalmente ajustados.

 

  • Reprodução

    Marcelo Rezende no "Tribunal na TV"

Perto do fim

A Bandeirantes, se nada for alterado nas próximas horas, vai acabar com a produção do “Tribunal na TV”, programa que era apresentado por Marcelo Rezende nas noites de sexta-feira e foi mantido no ar mesmo depois da sua saída para a Record. Por enquanto, como existem muitos gravados, a sua exibição continuará acontecendo normalmente.

Show aéreo

A data ainda não foi fechada, mas o trajeto já está definido. Wanessa Camargo vai fazer um show dentro de um avião, entre Campinas/SP e Rio de Janeiro, sem comprometer os procedimentos de segurança.

De outra parte, no campo carnavalesco, a cantora tem recebido vários convites de escolas, até para sair como rainha de bateria em 2011, mas tem recusado todos.

Aos poucos

Rafael Cortez, Adriane Galisteu e Edgard Piccoli, da Band; Ronnie Von e Claudete Troiano, da TV Gazeta; e Patrícia Barros e Flávio Tolezani, o casal protagonista de "Corações Feridos", a novela de Íris Abravanel, são outros nomes confirmados para o Teleton, no SBT, sexta e sábado da semana que vem. Da Globo, por enquanto, só a atriz Isabel Fillardis. Record e Rede TV! ainda não confirmaram ninguém.

De um lado...

Consultada a respeito do assunto, a Rede TV! informa que nem tem como confirmar algum dos seus artistas para o Teleton. Informa a emissora que não houve, pelo menos até agora, nenhum convite do SBT ou dos organizadores.

E do outro...

O SBT envia a esta coluna cópia de uma carta, dirigida a Mônica Pimentel, diretora do Artístico da Rede TV!, em 12 de agosto último, nos seguintes termos:

“Cara Mônica, tudo bem?
Gostaríamos de pedir a liberação dos artistas contratados da Rede TV! para participarem do Teleton 2010 que acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro.

Abraços - Michael Ukstin”.

Ainda segundo o SBT, a resposta da Mônica veio por telefone, através da assessora dela, informando que a Rede TV! não poderia liberar artistas para o Teleton este ano. Sendo assim...

Dois tempos

Os diretores comerciais de todas as emissoras da Bandeirantes estão participando de uma convenção na Praia do Forte, Bahia. Termina amanhã. São, portanto, dois eventos da mesma emissora acontecendo simultaneamente, uma vez que hoje, em Salvador, com presença de sua direção, a Band inaugura camarote que receberá as celebridades e convidados especiais no Carnaval.

Sustentabilidade

Marcada para 5 de novembro, sexta-feira da próxima semana, a estreia do “Nosso Planeta”, com apresentação da Ticiane Pinheiro no “Hoje em Dia”, da Record. Trata-se de uma série especial, em 12 episódios, sobre sustentabilidade, com direção de José Amâncio e Sérgio Augusto de Andrade.

C'est fini

O “Domingo Espetacular”, da Record, marcou pontos de 14 média no consolidado, mas atingiu o pico de 18 durante a reportagem de estreia do Marcelo Rezende. Curiosamente isto não se deu no instante em que foi ao ar um depoimento do Bruno - a primeira vez o goleiro falando - mas no momento em que o repórter mostrou a falta de investigação nos casos que não envolvem celebridades.

A Bandeirantes não tem outros planos para Luciano Faccioli. Por enquanto, ele continuará apresentando apenas o “Primeiro Jornal”.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos