Boninho e Mauricio de Sousa falam sobre a falta de programação infantil na TV aberta

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação

    O diretor José Bonifácio de Oliveira, o Boninho

    O diretor José Bonifácio de Oliveira, o Boninho

Sobre o assunto programação infantil, aqui colocado na edição do último sábado, duas manifestações importantes. José Oliveira Sobrinho, o Boninho, que também cuida desta área na TV Globo, falou do carinho e atenção da sua emissora com essa galera. Há, ele reconhece, uma grande dificuldade em comprar material de qualidade, porque as empresas da TV paga bancam e controlam quase tudo. Daí a falta de maiores novidades na TV aberta. Mesmo assim, adianta, um caminho revolucionário vai sendo preparado para a "TV Globinho". Mudança conduzida por Manoel Martins – Entretenimento -, Roberto Buzzoni – Programação-, e ele, Boninho, junto ao diretor-geral, Octávio Florisbal, para o ano que vem.

Mauricio de Sousa, outro que dispensa apresentações, fala da falta de patrocinadores, simples consequência de movimentos que pretendem afastar as crianças do acesso à publicidade e à informação. Entidades que atrás de uma máscara de proteção já conseguiram praticamente eliminar a programação infantil das TVs, levando este público a tomar outros caminhos,  como a Internet, muito mal utilizada por alguns.

Duas colocações importantes. Não é de se estranhar o silêncio dos demais.

Estaca zero

Marcelo Rezende tinha no sábado 90% de possibilidades de entrevistar o goleiro Bruno, suspeito do desaparecimento de Eliza Samudio, como matéria de estreia no “Domingo Espetacular”, da Record. Estava tudo muito bem encaminhado. Já havia inclusive a concordância de Ércio Quaresma, advogado do atleta. O encontro seria no próprio sábado e só não aconteceu porque não houve a autorização do Poder Judiciário.

  • Divulgação

    O jornalista Roberto Cabrini

Sobre isso

Roberto Cabrini afirma que, há dois ou três meses, tentaram vender ao "Conexão Repórter", do SBT, uma entrevista com o goleiro Bruno, preso na penitenciária de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Preferiu não citar nomes. Segundo o jornalista, a equipe não aceitou porque seria "quase que remunerar o crime".

Dia D

Amanhã haverá uma reunião definitiva na Record para novo debate entre os candidatos Dilma e Serra na segunda-feira que vem. De acordo com a emissora, está tudo muito bem encaminhado, inclusive com as regras estabelecidas.

Como assim?

Esquisita a participação do dr. Osmar de Oliveira, domingo, no “Terceiro Tempo” da Band. A equipe comentava o lance de tensão que envolveu o zagueiro Fabão, do Guarani, na partida contra o Corinthians. O jogador deixou o gramado com o supercílio esquerdo sangrando bastante e foi levado a um hospital. Do alto da sua experiência, o dr. Osmar não observou uma maior gravidade: “ele vai tomar três pontos no local, tomar uma Brahma e tá tudo bem”. Então tá, primeiro que não foi na cabeça dele e, segundo, que médico sugerindo bebida alcoólica é, no mínimo, algo meio estranho.

Fica difícil

A falta de melhor critério nas transmissões esportivas continua revoltando muita gente. Guarani e Corinthians, realizado em Campinas, foi o jogo da televisão para o Estado São Paulo no último domingo. Todos os telespectadores daquela importante região do interior paulista, como absurda exceção, se viram obrigados a assistir Vasco e Atlético Goianiense. Foram muitos os protestos.

Outro – mau-exemplo

Telespectadores gaúchos, por sua vez, também foram vítimas da mesma coisa. Como o Inter atuou no dia anterior, e, no Olímpico jogaram Grêmio e Cruzeiro - quase 30 mil pessoas no estádio - , a partida transmitida para Porto Alegre foi Guarani e Corinthians. Nada a ver.

  • Divulgação

    O ator Walmor Chagas em cena do filme "Valsa para Bruno Stein"

Negociações

O veterano ator Walmor Chagas está conversando com o SBT e sua presença é dada como certa no elenco de “Amor e Revolução”, próxima novela de Tiago Santiago. Eles trabalharam juntos em “Os Mutantes”, na Record. Cláudio Lins, que foi um dos protagonistas de “Uma Rosa com Amor”, também está quase fechado para “Amor e Revolução”, segundo informa um diretor da emissora.        

Segredo em cima

A Fremantle, responsável por formatos como “Ídolos”, “O Aprendiz” e “The Phone”, entre outros, está envolvida na produção de um reality show sobre o Carnaval. A empresa ainda não divulga maiores detalhes, como, por exemplo, qual emissora irá exibir. Para a função de apresentador, a ideia é contar com um artista baiano em evidência.

Vale tudo

Durante as madrugadas de sábado para o domingo, o "Cine Privé", da Band, encontrou um forte concorrente denominado como "Azaração". No programa, exibido pela TV Gazeta-SP e pelo canal Terra Viva, do Grupo Band, três mulheres com seios à mostra, closes quase que ginecológicos e, na tela, um telefone com o DDD 17 para que o telespectador possa participar do singelo "Jogo do Cipó". Trata-se, na verdade, de uma versão erótica dos caça-níqueis já presentes em outros setores da TV brasileira.

Tiroteio

Repercutiu no “Legendários”, da Record, a nova investida do “CQC”, da Bandeirantes, que estendeu sua exibição na internet.  O trabalho foi recebido com ironia. Na guerrinha de bastidores entre os dois programas, sempre foi dito que o “Legendários” copiava o “CQC”. Neste caso, no entanto, o programa da Record saiu na frente, com conteúdo desenvolvido pelo publicitário Pedro Tourinho.

“Busão” termina hoje

  • Divulgação/Band

    O apresentador Edgar Piccoli e o ônibus do "Busão do Brasil"

Após 4 mil km rodados e 81 dias de confinamento, a definição do vencedor do "Busão do Brasil", da Band, será conhecida nesta terça-feira (19). Três participantes disputam o prêmio de 1 milhão de reais. Cerca de 170 pessoas ficarão numa estrutura que está sendo montada no pátio da emissora e outras 80 na plateia, dentro do estúdio. No ar, "ao vivo", a partir das 23h20.

Futebol

  • Divulgação

    Paulo Andrade (esq.) e Leo Bertozzi (ao centro) no estádio Santiago Bernabéu, em Madri (out/2010)

Os canais ESPN e ESPN HD transmitem nesta terça-feira, às 16h30, o clássico entre Real Madrid e Milan, válido pela Liga dos Campeões da Europa. O narrador Paulo Andrade, o comentarista Leo Bertozzi e o repórter André Plihal, acompanhados de um cinegrafista e produtor, viajaram na última sexta-feira.

Ao vivo, direto do estádio Santiago Bernabéu.

C'est fini

Tiririca, eleito deputado federal mais votado, teve o seu nome citado no último “Zorra Total”, da Globo, no quadro “Quero voltar para o buraco” – alusão aos mineiros do Chile - no instante em que Leandro Hassum recebeu o resultado das eleições. Queria, porque queria, voltar pro buraco.

O sucesso operacional da Rede TV!, em todos os debates realizados e sem falhas, se deve ao trabalho do superintendente Kalled Adib. Mostrou como deve ser feito.

A partir dessas eleições de agora, caberá às emissoras forçarem a realização de debates mais soltos. Não tão engessados. Algumas contribuíram de forma decisiva para que ficassem assim. Deixaram os políticos e partidos convenientemente mal acostumados. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos