Resgate do Chile foi uma lição também para os repórteres

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • AFP

    Funcionários de veículos de comunicação desmontam suas barracas após o resgate dos mineiros (15/10/2010)

    Funcionários de veículos de comunicação desmontam suas barracas após o resgate dos mineiros (15/10/2010)

Durante o resgate dos mineiros, no meio da semana, a repórter Fabiana Teixeira, da Record, fez da cobertura - um fato que mexeu com o mundo - o seu festival de lamentações – “estamos aqui no deserto do Atacama, no Chile, sem nada para comer. Eu e minha equipe só temos água que o governo chileno nos dá. Por aqui não tem nada para podermos comprar e, quem está aqui, se sair não pode voltar. Não temos onde dormir, isso só vai acontecer quando tudo aqui acabar e vamos poder voltar ao nosso hotel”. E, aí, os seus tantos telespectadores certamente se perguntaram: e eu com isso?

Caso de também perguntar: o que ela esperava encontrar por ali? Um shopping, uma lanchonete do Mc Donald’s, um carrinho de Hot Dog ou o Fasano? Alguns repórteres, mal orientados, precisam entender que o culto ao ego e à própria imagem devem ficar limitados ao espelho do banheiro de casa. E olhe lá.

O jornalista não pode, em nenhuma situação, se preocupar em virar notícia. Precisa, isto sim, reportar o que acontece, papel na mão com os dados colhidos no local, sem trocar nomes ou estado civil de ninguém. Ou querer botar a culpa em alguém pela falta de informações.

A cobertura do resgate no Chile deixou, entre tantas outras coisas, mais esta lição.

É isso

Na Record, está certo que “Os Legendários” e o “Show do Tom” param com as suas apresentações em dezembro e só devem voltar em fevereiro, devidamente reestruturados. Ainda não se sabe se a mesma determinação valerá para outros programas da “linha de shows”.

Fazendo o possível

A Globo errou na escolha, mas não está poupando esforços na tentativa de melhorar, pelo menos um pouquinho, a audiência de “Sete Pecados”, em reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”. As chamadas da novela passaram a entrar nas faixas mais nobres da programação. Por isto, entenda-se, os intervalos do “Jornal Nacional” e “Passione”.

Cinema - 1

  • Divulgação

    Jorge Loredo (ao centro) é recebido com aplausos pela equipe do filme "O Palhaço"

Jorge Loredo, o histórico Zé Bonitinho de “A Praça é Nossa”, é uma das atrações no elenco do filme “O Palhaço”, com lançamento para 2011. Nei, gerente de uma loja e que gosta de contar piadas, é o personagem, que irá motivar o protagonista, vivido por Selton Mello, a seguir carreira como palhaço. Eles trabalham juntos pela segunda vez.

Cinema - 2

Historinha: em 2006, Selton Mello dirigiu Jorge Loredo no curta-metragem “Quando o Tempo Cair”. No mesmo ano, só que alguns meses antes, Selton o havia entrevistado no “Tarja Preta”, programa do Canal Brasil, e quis saber por que ele estava há tanto tempo - desde 1978 - sem fazer cinema. Resposta do Loredo: “porque não me convidam!“.

Passo à frente

Demorou, mas a Record de São Paulo já está com todos os programas jornalísticos gerados em alta definição. Agora, a emissora exibe cerca de 43h45min de programação própria semanalmente em HD. É pouco se comparado às suas principais concorrentes, mas já é considerado um grande avanço, tendo em vista que, até julho, a Record exibia apenas o "Ídolos" e o "CSI" com esta tecnologia.

Por exemplo

A Globo não tem até agora o “Jornal Nacional” transmitido em alta definição, porque ainda não possui equipamentos suficientes para atender a todas as praças. As dificuldades não se limitam a estúdios ou câmeras, mas às ilhas de edição para atender toda a demanda.

Diante disso

Como ainda não é possível alcançar essa uniformidade em termos de rede, a Globo prefere nos seus informativos continuar com o sinal analógico. Bandeirantes e Record, ao contrário, mesmo gerando os telejornais em HD dos seus estúdios, quando recebem material analógico entram com o letter box, tarjas nas laterais.

  • AgNews

    A atriz Patricia Pillar

Sem previsão

Patrícia Pillar, longe das novelas desde “A Favorita”, de João Emanuel Carneiro, exibida entre 2 de junho de 2008 e 16 de janeiro de 2009, não tem nada decidido sobre uma possível volta às produções da Globo. De acordo com sua assessoria, a atriz “ainda se encontra de férias”.

  • Divulgação/TV Globo

    Marcos Palmeira em cena "Cama de Gato"

Palmeira fora

É oficial: Marcos Palmeira não pôde atender ao convite do SBT para viver Batistelli, um dos protagonistas de “Amor e Revolução”, próxima novela de Tiago Santiago. O ator alegou problema de agenda, uma vez que já tem compromissos para janeiro, quando começam as gravações. Para o elenco da mesma novela, a emissora espera fechar com Lúcia Veríssimo.

Importante

O debate Folha/Rede TV!, logo mais, a partir das 21h10, por tudo o que representa e pode vir a representar, está entre os grandes destaques da nossa TV neste domingo. O jornalista Kennedy Alencar vai mediar este novo encontro entre os candidatos Dilma Rousseff e José Serra, que pode traçar caminhos definitivos para a eleição do próximo dia 31.

C'est fini

Sugestões de quem entende do assunto: a pedido da coluna, o autor Gilberto Braga, que não está nem um pouco surpreso com o sucesso de “Vale Tudo” no Canal Viva – “a novela é boa”, diz – listou uma relação de histórias que gostaria de assistir novamente no sistema aberto.

- “Eu, pessoalmente, gostaria muito de rever 'Pecado Capital', 'Duas Vidas', 'O Espigão', 'Bandeira Dois', 'O Bem Amado', 'Escalada', 'Dancin' Days', 'Água Viva', 'Celebridade', 'Paraíso Tropical', 'Corpo a Corpo', 'Guerra dos Sexos', 'Sassaricando', 'Rainha da Sucata', 'Tieta', 'Porto dos Milagres', e muitas outras.”

Para o pessoal do “Vale a Pena Ver de Novo”, que anda sofrendo com a reprise de “Sete Pecados”, aí está a sua e a nossa humilde colaboração.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos