A televisão no resgate dos mineiros no Chile

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • AP

    O mineiro chileno Jorge Galleguillos Orellana, de 56 anos, é resgatado da mina San José, no deserto do Atacama, no Chile (13/10/2010)

    O mineiro chileno Jorge Galleguillos Orellana, de 56 anos, é resgatado da mina San José, no deserto do Atacama, no Chile (13/10/2010)

O grande acontecimento da TV, nas últimas horas, foi o resgate dos 33 homens da mina San José, no deserto do Atacama, no Chile.

Na medida do possível, as emissoras abertas interromperam as suas programações para flashes ao vivo do local. A Globo, no “Jornal Nacional”, anteontem, acionou insistentemente o repórter Carlos de Lannoy, até mais do que deveria, muitas vezes para não acrescentar nada ou apenas repetir o que já tinha informado em intervenções anteriores. Mas valeu pela presença.

Na TV fechada, dois comportamentos distintos. Globo News e Bandnews ficaram com imagens diretas do acampamento Esperanza desde o final da tarde de terça-feira. Mas enquanto uma, a Band, teve a sensibilidade de limpar a tela e apenas mostrar o que estava acontecendo, a Globo tinha imagens do local, o selo do canal, com o “ao vivo” embaixo, hora, um GC – Gerador de Caracteres – estático e outro rotativo, além da narração e comentários do seu pessoal nos estúdios. Poluição completa.

A tela de um televisor, não importa o número de polegadas, tem um limite, e telespectador nenhum, por mais superdotado que seja, num mesmo momento consegue receber ou prestar atenção em mais de uma informação. Uma coisa atrapalhada e desnecessária. Verifica-se que as tantas ferramentas, hoje disponíveis, acabam comprometendo seriamente a boa ordem dos trabalhos. Em muitas ocasiões, sempre é importante lembrar, não tem nada melhor que um arroz com feijão bem temperado.

Enquanto isso...

Celso Zucatelli, no “Hoje em Dia” de ontem, na Record, estava preocupado com as possibilidades de chuva no deserto do Atacama. Tão preocupado que até acionou os serviços de um meteorologista. No mínimo, ele deve ser o feliz proprietário de uma fábrica de galocha, capa ou guarda-chuvas no local.

Vai entender

Desde o começo da semana, César Filho está fazendo as férias da Joyce Ribeiro no “Boletim de Ocorrências” do SBT, em seus dois horários. Este é um detalhe.

Outro, é que, na terça, faixa das 22 horas, com imagens do resgate do Chile, o SBT chegou a marcar 8 pontos, número histórico para a emissora nos tempos atuais. Mas como a programação é arredondada com o fim do capítulo de “Passione”, tiraram o jornal do ar no seu melhor momento de audiência.

“Ana Raio”, que entrou em seguida, derrubou para 4.

Exclusivo

  • Chris Pizzello/AP

    O cantor Paul McCartney

A Globo já tem exclusividade para os shows de Paul McCartney, em novembro, no Brasil. Serão três apresentações. Dia 7, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e nos dias 21 e 22, em São Paulo, no estádio do Morumbi. A dúvida é se será gravado ou se terá transmissão ao vivo.

Estratégia

Nada é confirmado oficialmente, mas circula a informação que a Globo estaria preparando o seu telespectador para a Olimpíada de Londres - 2012, da qual ficará ausente no sistema aberto – os direitos são da Record. Como estratégia, a Globo vai aumentar a presença dos narradores da TV aberta na TV fechada, e vice-versa, com o objetivo de provocar necessária ambientação e atrair o público. Passo seguinte, oferecer condições ainda mais atrativas para aumentar os assinantes do SporTV, o seu canal de esportes. Desconfia-se que esse trabalho já esteja em curso.

A mesma coisa

  • Candidatos José Serra e Dilma Rousseff durante debate na Band (10/10)

Folha e Rede TV! promovem domingo, às 21h10, o segundo debate presidencial com os candidatos Dilma e Serra. Assim como aconteceu no primeiro turno, o “Pânico” vai entrar gravado.

Atenção

Dentro do próprio Partido dos Trabalhadores já se admite que a candidata Dilma Rousseff deverá participar de só mais dois debates com José Serra, o da Folha/Rede TV! neste domingo, e o da TV Globo no dia 29. Nenhum outro mais. Record e SBT, portanto, ficariam de fora.

Consultada, a Record informa que, por enquanto, nada se alterou. Amanhã, inclusive, haverá uma reunião em São Paulo com representantes do PT e PSDB. Já o SBT, via Luiz Gonzaga Mineiro - diretor de jornalismo, revela que tudo se encaminha para a realização de entrevistas com os dois candidatos, como aconteceu no primeiro turno. A emissora só terá condições de promover o debate se receber uma confirmação até hoje.

Importante considerar

Os responsáveis pelas programações das diversas emissoras trabalham, já de alguns dias, na montagem das grades do final de semana. Domingo, à zero hora, começa o horário de verão. Vai até 20 de fevereiro do ano que vem.

Boi fora de época

Para que o tradicional “Boi Manaus” - que pela primeira vez receberá cobertura da Band – também tivesse atrativos para a televisão, foram necessárias algumas modificações em sua organização. Os detalhes ainda serão divulgados. Nos dias 22 e 24, haverá apenas transmissão local. E no dia 23, exibição para toda a rede, com apresentação de Teo José e da cantora Gilmelândia. O evento é uma espécie de “Boi fora de época”, com muita gente do Caprichoso, do Garantido e de grupos de toadas locais.

Enxergando tudo

Telespectadores mais atentos verificaram que nos capítulos de segunda e terça, depois da morte do Saulo (Werner Schünemann), prevaleceram as cores roxa e lilás em diversas situações da novela “Passione”. Desde o Luminol usado pela perícia, passando pelo terno completo de Fred, roupa da Bete Gouveia, detalhes do conjunto da Estela, gravata do Mauro, camisa xadrez do Agnelo e até a blusa usada pela personagem da Mariana Ximenes, Clara. Se existe uma relação em tudo isso só o autor Silvio de Abreu tem condições de explicar.

  • AgNews

    O ator Rodrigo Lombardi, o Mauro de "Passione

Fora do alvo

Rodrigo Lombardi recebeu garantias da TV Globo que o seu trabalho em “Passione” vai até janeiro, quando termina a novela. Não seria ele, portanto, a anunciada próxima vítima. Isto, ficou provado, não significa muita coisa. Esta santa coluna também avisou há muito tempo que o personagem Saulo seria o assassinado, mas Werner Schünemann foi informado do contrário. Que continuaria na novela. Silvio de Abreu havia dito que ele “não teria férias antecipadas”. Deu no que deu.

Saldo positivo

Setores da Bandeirantes entenderam como bastante satisfatória a estreia de Luciano Faccioli no “Primeiro Jornal”. Logo no primeiro dia, ele dobrou a média do horário. Como comparativo, do traço de quarta-feira passada, registrou, ontem, a média de 1.5. Pegou com 0.3 e chegou a picos de 2.4.  

Pode voltar

  • Divulgação/TV Globo

    O ator Selton Mello durante gravação de "A Cura"

Ricardo Waddington, diretor de núcleo, havia sinalizado para o elenco da série “A Cura”, encerrada terça-feira, que eram grandes as chances de uma segunda temporada. E o programa terminou justamente indicando este caminho, porém, não existe nada de oficial. Muitos atores que fizeram contrato de três meses não foram mais procurados.

Mas, a favor de uma nova temporada, o fato de Selton Mello querer continuar com o personagem. E não é só isso: ele também está disposto a dirigir alguns episódios, se a Globo permitir.

C'est fini

No “Profissão Repórter” da última terça, na Globo, a repórter dizia: “o nosso desafio é mostrar os bastidores” do SWU, o festival de música em Itu. Mas como assim, desafio? 

A Record vai vender os diretos do próximo Pan na TV fechada para a Globosat. E caberá a ela, Globosat, negociar com as demais interessadas, ESPN Brasil e Bandsports. Repete-se o esquema da Olimpíada. Segundo se informa, era tudo o que essas duas emissoras não queriam.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos