SBT e Record se acertam à tarde. Globo se complica

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • João Miguel Junior/Globo

    Da esquerda para a direita: Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli, protagonistas de "Sete Pecados" (2007)

    Da esquerda para a direita: Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli, protagonistas de "Sete Pecados" (2007)

Silvio Santos virou, mexeu e acabou acertando a audiência da tarde no SBT. A exibição de novelas, mesmo que em reprises, no lugar da antiga sessão de filmes, colaborou para resolver o problema. A Record em toda esta faixa agora também se sai melhor, porque tem se utilizado da “A Fazenda”, apresentando coisas do dia anterior e momentos ao vivo.

Problemas sérios têm a Globo com a novela “Sete Pecados” no “Vale a Pena Ver de Novo”. As suas médias, sempre em torno de 10 pontos, estão muito abaixo do que normalmente é registrado no horário. A escolha desta reprise, constata-se, foi um grande erro e já se fala em encurtá-la, embora a emissora nada confirme a respeito. Para se ter uma ideia mais completa do panorama das corridas, “Malhação”, no ar um pouco depois, dá o dobro que isso.

Nas TVs, o horário da tarde é visto por muitos de seus executivos como um buraco negro - não leva a lugar algum e ainda prejudica o andamento dos produtos que entram na sequência. Como se não bastasse, as emissoras também encontram dificuldades para descobrir o perfil do telespectador desta faixa. Não sabem para quem estão falando. Como resolver isso? Com a palavra, nossos programadores de plantão.

Ambiente real

  • Divulgação

    Cauã Reymond como Danilo em "Passione"

O espaço dos Centros de Acolhida, os antigos albergues, mantidos pela Prefeitura de São Paulo, vai pautar a novela “Passione” nos próximos capítulos. Para reproduzir um ambiente idêntico ao da vida real, a produção da novela fotografou os Centros de Acolhida e as imagens vão servir de referência para a equipe cenográfica criar um albergue-cenário, onde a personagem Estela (Maitê Proença) irá procurar pelo filho Danilo (Cauã Reymond).

Alta Definição

A TV Em Tempo, afiliada ao SBT no Amazonas, iniciou ontem transmissão em alta definição (HD), tendo, entre outros destaques, a cobertura do “Samba Manaus”. O evento, aliás, já tradicional, se encerra na próxima segunda-feira, com direito a gravação ao vivo, durante a festa, do novo DVD do grupo Harmonia do Samba.

  • Divulgação/Record

    A apresentadora Ana Hickmann

Tudo a ver

Ana Hickmann esteve no Rio de Janeiro gravando com os policiais do BOPE para o programa “Tudo é Possível” deste domingo, na Record. “Desafiando a Ana” é o nome do quadro, e entra em cena no momento em que toda mídia abre espaço para o longa “Tropa de Elite 2”. De qualquer forma, o novo formato do “Tudo é Possível” só será conhecido no primeiro trimestre de 2011.

Aniversário

O “Show Business”, do João Doria, irá completar 18 anos em novembro. Começou na extinta TV Manchete. A Bandeirantes, a sua emissora de agora, vai promover um coquetel em homenagem ao programa no dia 22 do próximo mês.

A propósito

João Doria, paralelamente ao “Show Business”, tem tudo acertado com a Record para iniciar, em 15 de janeiro, as gravações do “Aprendiz Empreendedor”. A estreia será em abril.

É preciso destacar

Bastante corretas as mudanças realizadas no “Jornal da Cultura”, diariamente, às 21 horas. Agora se destaca pela informalidade e análise mais detalhada dos principais acontecimentos, sem estar preso à velha e boa bancada ou à rigidez do teleprompter. Está funcionando direitinho. Sem nenhuma surpresa e, como sempre, perfeita a presença de Maria Cristina Poli na sua apresentação.

Falta de atenção 

A Record está no ar aos sábados com o “Extreme Makeover”. O programa, com a melhor das intenções, promove reforma de creches, mas tem um erro de direção que pode ser facilmente corrigido. Todo mundo conhece a elegância e bom gosto da apresentadora Cristiana Arcangeli, só que algumas roupas utilizadas nas gravações não combinam muito bem com o espírito da coisa.

  • Fred Chalub/Folhapress

    A atriz Paula Burlamaqui

Próxima das seis - 1

Paula Burlamaqui está reservada e confirmada no elenco da próxima novela das seis da Globo, de Thelma Guedes e Duca Rachid, substituta de “Araguaia”. Só que a personagem da atriz não entrará nos primeiros capítulos.

Próxima das seis - 2

Já foi decidido e aprovado que as gravações deste novo trabalho de Thelma Guedes e Duca Rachid, produção de época, terão início na Europa. De lá, uma corte real virá para uma pequena cidade do sertão brasileiro numa busca. O título da novela aguarda registro para ser divulgado. Como manda o folhetim tradicional, terá um herói, uma mocinha e uma grande vilã.

Novo Globo News

Toda a direção do jornalismo da Rede Globo, com Carlos Henrique Schroder, participa de um almoço na sede da emissora quarta-feira, em São Paulo, quando serão apresentadas as novidades do Globo News. Sempre é importante destacar que este canal, que no próximo dia 15 completa 15 anos no ar, e todo o trabalho que será conhecido a partir da outra segunda-feira, começou a ser discutido há dois anos. Este estudo de reposicionamento foi realizado pela agência F/ Nazca e o projeto visual foi desenvolvido em parceria com a agência Crama Design.

Bem na foto

“Araguaia”, novela das seis em exibição, é quase uma unanimidade na Globo entre seus principais autores. São muitos os elogios ao trabalho desenvolvido pelo autor Walther Negrão e o diretor Marcos Schechtman.  

  • Divulgação

    A apresentadora Cristina Lyra

Vegetarianismo

Cristina Lyra apresenta neste sábado, no “Good News”, da Rede TV!, uma matéria especial sobre vegetarianismo. Vai ao ar às 22h15.

C'est fini

Ator e cantor, Daniel Boaventura fará participação na gravação do DVD de Hebe Camargo, dia 27 no Credicard Hall, em São Paulo. Além de Daniel, que acaba de entrar em "Passione", também participarão do DVD Maria Rita, Fábio Jr, Chitãozinho e Xororó e Bruno e Marrone. 

O "Programa do Gugu Liberato", neste domingo, vai entrar ao vivo na Record. O apresentador chega hoje de Cannes. Estava na Mipcom. Monique Evans, eliminada de “A Fazenda”, será uma das atrações.

No próximo dia 22, depois do programa do Jô, a Globo vai exibir no “Som Brasil” uma homenagem a Marcos Valle. Além do próprio artista, estarão no programa, com apresentação de Camila Pitanga, Monique Kessous, Tulipa Ruiz e Jair de Oliveira.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos