Sertanejo universitário cresce nas rádios de todo o país

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Patricia Cecatti/Divulgação

    O sertanejo Luan Santana durante apresentação em São Paulo (12/09/2010)

    O sertanejo Luan Santana durante apresentação em São Paulo (12/09/2010)

Há um forte crescimento do gênero sertanejo universitário nas emissoras de rádio do país. O avanço aumenta a cada dia e incomoda artistas que trabalham outros tipos de música, como o pop, pagode e rock, além daquele sertanejo mais tradicional, representado por duplas como Zezé e Luciano, Leonardo, Bruno e Marrone...

Já é considerado o terceiro importante movimento no sertanejo, depois da Raiz e do Romântico. Por sertanejo universitário, entenda-se João Bosco e Vinícius, Maria Cecília e Rodolfo, Guilherme e Santiago, Victor e Leo, César Menotti e Fabiano, Luan Santana, e Jorge e Mateus, entre outros. Um pessoal que, além de toda parte musical, também investe pesado na estrutura de shows, de pessoal, palco etc. Aliás, um fenômeno que a gravadora Som Livre, da Globo, vem acompanhando bastante de perto.

  • Jorge Rodrigues Jorge/CZN

    Marco Luque, de "O Formigueiro"

 

Última forma

A direção da Bandeirantes não deve mais mudar o dia de apresentação de “O Formigueiro”. Vai continuar aos domingos, 7 da noite. A sua audiência, média de 3 pontos, ao que parece atende o que a emissora espera naquele dia e horário.

Chegando a hora

Os 15 participantes de “A Fazenda” irão se concentrar no próximo sábado em um hotel, e de lá só devem sair para a sede de Itu na terça-feira (28), dia de estreia da terceira edição. A Record, enquanto isso, vai dando os retoques finais da produção do programa.

As regras

Os participantes serão recolhidos em um hotel no final da tarde de sábado. Um não terá contato com o outro.Todos estarão proibidos de ver televisão, receber visitas e falar ao telefone. A produção, por sua vez, vai fazer o possível para manter o local em segredo.

Basquete

Quatro emissoras de televisão irão exibir os jogos do Mundial de Basquete Feminino, que começa amanhã, quarta-feira (22), na República Tcheca. O SporTV foi com equipe completa: o narrador Milton Leite, o comentarista Miguel Ângelo e a repórter Bruna Gosling. A ESPN Brasil enviou ao evento o repórter Mendel Bydlowski e o câmera Marcelo Santos. Bandsports e Esporte Interativo vão transmitir daqui.

  • Divulgação/TV Globo

    Gerson (Marcello Antony) e Diana (Carolina Dieckmann) de "Passione"

 

Bolsa de apostas

O suspense criado pelo autor Sílvio de Abreu está movimentando os telespectadores de "Passione". Um grupo de 50 pessoas na cidade de Capivari, no interior de São Paulo, lançou até mesmo uma espécie de "bolão". Quem acertar o segredo do Gerson (Marcello Antony) leva o prêmio.

Mais essa

Entre os jovens principalmente, o personagem Totó, interpretado por Tony Ramos em “Passione”, virou sinônimo de homem traído. É assim que eles se referem ao sujeito que foi ou está sendo passado para trás pela mulher ou namorada. Sinônimo de traição. Totó, né? Na verdade, é mais uma constatação de que a novela do Silvio de Abreu está bem em diferentes tipos de público.

Cada um no seu quadrado

Com o apoio de profissionais do “Qual é o Seu Talento?”, o diretor Ricardo Mantoanelli trabalha em um novo programa para o SBT – de danças. A participação de jurados do “QST” na próxima atração, no entanto, já foi vetada – até para evitar que um produto esvazie o outro. O sistema de eliminações deverá envolver interatividade com o público.

 

  • AgNews

    O autor Walcyr Carrasco

Prestigiado

A próxima novela de Walcyr Carrasco na Globo, com estreia prevista para fevereiro ou março, no lugar de “Ti-Ti-Ti”, será alvo de grandes investimentos em recursos tecnológicos. Também terá direito a atores de peso e gravações internacionais. A expectativa é das melhores em torno desse novo trabalho do autor. Tem mais: segundo se informa, promete ser a história de Walcyr Carrasco com a maior quantidade de personagens. Um recorde. Deixará todas as outras – escritas por ele, claro – para trás.

Debate

Folha e Rede TV! realizam hoje, a partir das 22h15, o debate entre os candidatos ao governo de Minas Gerais. O programa será realizado no Hotel Ourominas, em Belo Horizonte, com as presenças confirmadas de Antônio Anastasia (PSDB), Hélio Costa (PMDB), José Fernando Aparecido (PV), Edilson Nascimento (PT do B) e Luiz Carlos Ferreira (PSOL.). Kennedy Alencar será o mediador, com as participações dos jornalistas Valdo Cruz, da Folha, e Ana Paula Carvalhais, da Rede TV!.

Tática perigosa

  • Munir Chatack/Record

    Arminda (Bianca Rinaldi) leva Diana (Letícia Medina) para fazer compras em "Ribeirão do Tempo" (set/2010)

O capítulo de “Ribeirão do Tempo”, novela da Record, entrou na segunda-feira com a retrospectiva de costume e depois dele um break de quase 5 minutos. Voltou, cena inédita, mas os créditos em cima e outro longo intervalo, para desespero do público presente. Não por acaso fechou com 8,3 de média, uma das suas piores audiências nos últimos dias.

  • Divulgação/TV Globo

    Deborah Secco em "As Cariocas"

Vem aí

Marcada a estreia da série "As Cariocas" na Globo. A emissora anuncia o seu lançamento para o próximo dia 19, uma terça-feira. A série, dirigida por Daniel Filho, contará com dez episódios, sendo cada um interpretado por uma protagonista diferente.

C'est fini

Com direção de Michael Ukstin, Luiz Bacci está gravando desde o começo da semana os especiais de prestação de contas do Teleton nas unidades da AACD de SP e Rio. Bacci tem realizado este trabalho sem abandonar a apresentação do “SBT Rio”, diariamente, na hora do almoço.

A Márcia estreou o seu novo programa na Bandeirantes. Está bem feito. Percebe-se que há o desejo de se buscar um caminho diferente e mais interessante, só que o horário não é o dela. Três e meia da tarde não tem nada a ver. A audiência mostra bem isso.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos