Primeiro mês de 2011 será intenso na programação da Globo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Eduardo Naddar/Globo

    Pedro Neschling, Maria Flor e Bernardo Marinho, no set de "Aline", que estreia nova temporada em janeiro de 2011

    Pedro Neschling, Maria Flor e Bernardo Marinho, no set de "Aline", que estreia nova temporada em janeiro de 2011

Janeiro tradicionalmente é um mês de poucos investimentos na TV. Período de férias, gente viajando e consequente queda no número de aparelhos ligados. Hora de pisar no freio.

De muito tempo se adota a tática de não arriscar muito. Ficar no básico, com reprises, programas gravados, filmes e olhe lá. A Globo, de alguns anos para cá, está mudando um pouco isso e desde já anuncia para 2011 um mês de janeiro intenso, a começar pela troca da novela das 21 horas. “Passione” será substituída por “Insensato Coração” a partir do dia 17, uma exceção ao que sempre aconteceu.

Mas antes, no dia 3, está programada a estreia de uma microssérie, em 4 capítulos, baseada em músicas de Chico Buarque. No dia 11, uma terça-feira, começa mais um “Big Brother Brasil”. E no mesmo mês, também está confirmada uma nova temporada de “Aline”, com Maria Flor, Pedro Neschling e Bernardo Marinho. É o que a Globo promete e anuncia. Não se vê por parte das suas concorrentes, pelo menos até agora, nenhum movimento parecido.

E assim vai

A bagunça se generalizou ou se instalou de vez na propaganda política na televisão. Um espetáculo constrangedor, da mais baixa categoria. Lamentavelmente, com facilidade se percebe, o ridículo já não assusta ou causa qualquer constrangimento a uma boa maioria.

Internacional - 1

O SBT, se tudo der certo, vai gravar fora do Brasil os primeiros capítulos da nova novela de Tiago Santiago, “Amor e Revolução”, com direção-geral de Reynaldo Boury. Estão previstas cenas em Cuba, na Bolívia e no Congo. São Paulo e Rio de Janeiro, nem poderia ser diferente, devem centralizar os trabalhos.

Internacional - 2

Em Cuba, a novela irá retratar o treinamento de guerrilheiros. Um ator será especialmente chamado para viver Che Guevara e, daí, as sequências de simulações das suas guerrilhas na Bolívia e no Congo, durante a novela. A história será ambientada entre os anos de 1964 e 1972, e reserva também tramas de amor, traições e muita aventura.

Bom número

É preciso destacar a audiência do “Pânico” no domingo da Rede TV!. Fechou com 9 pontos em terceiro lugar. Mas recebeu com 2 pontos do “Último Passageiro”. Este, sim, um ruidoso fracasso. Programa fraco, em dia e horário errados.

Acelerados

Os atores escalados para “Insensato Coração”, substituta de “Passione” na Globo, já têm em mãos os primeiros 24 capítulos da novela. Já os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares se aproximam do 50. As gravações começam em outubro com externas em Florianópolis.

  • AgNews

    O apresentador de "A Fazenda", Britto Jr.

Perspectiva

A última "A Fazenda" teve média de 10 milhões de votos em cada eliminação. Segundo Rodrigo Carelli, diretor-geral do programa, há uma expectativa nos bastidores para que os números sejam superados em até 20%. A Record utiliza o telefone, o SMS e a internet para o sistema de votação.

Próximas séries

A Globo informa que ainda não há uma definição quanto ao lançamento de “Afinal, o que querem as mulheres?”, nova série de Luiz Fernando Carvalho. De certo mesmo, a apresentação de “As Cariocas”, com direção do Daniel Filho, em outubro.

Festa no Rio

De volta ao Brasil, depois de vários meses em Portugal, o autor Aguinaldo Silva receberá nesta terça-feira o título de “Cidadão Carioca”. A entrega vai acontecer durante uma festa no Retiro dos Artistas.

Bebê a bordo

  • AgNews

    Danielle Winits e o namorado Jonatas Faro

Ainda não existem maiores confirmações, mas em alguns setores da TV Globo revela-se que a escalação de Danielle Winits para próximos trabalhos em novelas ou seriados deve demorar um pouco. Talvez só na segunda metade do ano que vem. Ela já estaria grávida, segundo alguns - a maioria, ou com a intenção de ficar, dizem outros.

No ar

Seguindo a tradição, o Grupo Silvio Santos continua utilizando artistas de outras emissoras nas suas campanhas comerciais. Cissa Guimarães está no ar agora com a “Tele Sena".

C'est fini

A festa de 30 anos do "Mulheres" será transmitida ao vivo, amanhã, a partir das 14h30, direto do auditório Gazeta. Os cantores Daniel, Dudu Nobre, Joana, Paulo Ricardo, o grupo Falamansa, a dupla Zé Henrique e Gabriel, e os atores Paulo Goulart e Fafy Siqueira já estão confirmados. Márcia Goldschmidt, que apresentou o programa entre 2000 e 2001, vai aparecer em VT.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos