Os cuidados da Globo com os seus especiais de fim de ano

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Kiko Cabral/TV Globo

    A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, em 2008, no especial de Roberto Carlos do final de ano na Rede Globo

    A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, em 2008, no especial de Roberto Carlos do final de ano na Rede Globo

Os cantores e duplas convocados para participações nos especiais de fim de ano da Globo, a partir desta semana, serão devidamente informados que não poderão agendar no período nenhum compromisso em programas das concorrentes. Depois, tudo bem. Antes ou no mesmo dia de suas apresentações, nem pensar. Um cuidado de muito tempo que a Globo toma e que sempre deixa irritadas as demais emissoras.

No final do ano passado, por exemplo, a rádio Paranaíba, pertencente à afiliada da TV Record em Uberlândia (MG), promoveu um grande show que seria transformado em especial de TV, para toda rede. Alguns convidados não autorizaram o uso da imagem porque já estavam comprometidos com a Globo.

A exceção aconteceu no SBT, porque o diretor Roberto Manzoni montou o programa “Uma Hora de Sucesso” só com “melhores momentos” e colocou todo mundo. Não havia como impedir. Neste ano, a Globo resolveu se cercar de cuidados ainda maiores e antecipados. E que também valem internamente. Um mesmo artista não poderá se apresentar em mais de um programa no mesmo dia.

Mal-assombrado

O canal SporTV, já há algum tempo, realizou mudanças no cenário do informativo “SporTV News”. Percebe-se o bom gosto e a funcionalidade de tudo. A luz também é interessante, menos uma, inserida geralmente com muita frequência no encerramento e costumeiramente utilizada em filmes de terror. Nada a ver.

Confidencial

A alta direção da Rede TV! planeja realizar mudanças em alguns dos seus setores mais importantes. Assunto em estudos, com pretensões de se colocar em prática ainda no decorrer deste ano.  Entende-se, internamente, que os boeings já estão na pista, mas são vários os pilotos de teco-teco à disposição.

É certeza

A Record volta mesmo com o programa do Geraldo Luiz logo depois das eleições. Já existem providências e uma produção trabalhando. Deve entrar na faixa da tarde.

  • AgNews

    Luciana Gimenez em evento beneficente em São Paulo (29/7/10)

Retorno à base

Depois de quase três semanas fora, tempo suficiente para anunciar com ares internacionais a sua nova gravidez, Luciana Gimenez e o marido Marcelo Carvalho estão de volta a São Paulo. A Rede TV! desconfia, mas não confirma, que ela poderá apresentar o seu “Superpop”, ao vivo, já a partir de terça-feira (21).

Silêncio em torno

Na quarta-feira (15), durante a transmissão de Fluminense e Corinthians, Cleber Machado e Arnaldo César Coelho falaram do juiz Carlos Eugênio Simon e da sua disposição de pendurar o apito no final deste ano. Que ele está se despedindo dos gramados. Mas nada foi dito sobre a possibilidade de Simon virar comentarista de arbitragem na Globo. É o que se comenta até com alguma insistência nos bastidores.

Existem outros

O “Jornal da Globo”, em dias de jogo, costuma receber em seus estúdios torcedores famosos dos times envolvidos. É sempre assim. Mas que alguém avise a sua produção sobre a existência de outros, bastante conhecidos, além do Dan Stulbach, que também torcem pelo Corinthians. Sempre ele, fica esquisito. Vale a pena variar um pouquinho.

Interesse existe

A Record continua a conversar com emissoras de outros países, interessadas em utilizar as instalações de Itu para a realização das suas “fazendas”. Mas nada oficial até agora. A mexicana Televisa e uma produtora argentina são algumas delas.

Não por acaso

O que mais se vê na maioria dos sites especializados são notícias sobre a Claudia Jimenez, almoçando e jantando com as mais diferentes pessoas. Sempre ilustradas com fotos, identificando direitinho quem é quem. Todo santo dia é assim. As companhias é que variam um pouco.

Horários prováveis

Mafran Dutra, presidente do Comitê Artístico e de Programação da Record, já trabalha com três possibilidades --6, 7 ou 9 da noite-- para a exibição de “Rebelde”. De acordo com o executivo, a sua emissora tem uma flexibilidade na grade que as concorrentes não possuem. A novela, a segunda com a Televisa, tem expectativa de estreia para fevereiro do ano que vem. Antes disso, é impossível.

Barreira

A direção da Globo elogiou o roteiro de Carlos Lombardi para a minissérie “Funk de Troia”, sobre negócios que movimentam o mundo do tráfico, porém a avaliação inicial é de que o tema é muito pesado. Existem, portanto, grandes chances de não avançar. De qualquer forma, o autor continua escrevendo os capítulos.

  • Miguel Ângelo/Record

    A atriz Juliana Lohmann como a Judi, da minissérie "Sansão e Dalila", que estreia em janeiro de 2011 na Record

Destaque nas gravações

Juliana Lohmann vive a personagem Judi em “Sansão e Dalila”, minissérie que estreia em janeiro, na Record. O seu trabalho tem impressionado a produção. Está muito bem nas gravações. É descrita como maliciosa e sedutora, que gosta de se exibir para os homens.

Longo intervalo

Trabalho de João Emanuel Carneiro bem recebido pelo público, “A Cura”, que ocupa espaço na programação de terça-feira na Globo, poderia atingir índices mais interessantes se fosse exibida como minissérie, ou seja, diariamente. Esse é o comentário na emissora.

Mistério do dia

O que levaria uma emissora de televisão a tomar todas as providências cabíveis para registrar alguma coisa com o título de “Jabuzela”? Pois bem, está feito. Essa solicitação foi feita pela Record. É dela. Resta agora saber o que pode vir depois disso.

  • Reinaldo Canato/UOL

    Dupla Victor e Leo durante show na Festa do Peão de Barretos 2010 (20/08/2010)

C´est fini

No dia 26, em Campinas, será realizado o “Campinas Country Music”, maior festival country de todos os tempos. Pela primeira vez estarão juntos Victor & Leo, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano, Maria Cecília & Rodolfo, Maurício & Mauri e Chitãozinho e Xororó, homenageados pelos 40 anos de carreira, durante 10 horas de música.

Nas inscrições do “Big Brother”, a Globo solicita aos interessados que enviem os seus vídeos, mas de cara limpa. Nada de óculos ou boné. Tem que se mostrar do jeito que é.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos