SBT pode ter a sua revista diária em breve

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Roberto Nemanis/SBT/Divulgação

    Silvio Santos, dono e apresentador do SBT, durante o programa "Silvio Santos"

    Silvio Santos, dono e apresentador do SBT, durante o programa "Silvio Santos"

Nada definitivo, mas já existe um movimento no SBT, bem no comecinho ainda, que poderá culminar no lançamento de novo programa, tipo revista diária, possivelmente na faixa da tarde. Uma antiga reivindicação do seu departamento comercial. Há tempos se reclama algo do gênero que possa atender diferentes setores do mercado e venha preencher um espaço que nunca foi devidamente explorado na sua grade de programação. Vício antigo. Os melhores e maiores investimentos ou atenções sempre tiveram como destino o horário da noite.

O SBT, de muitos anos, depois do encerramento do seu telejornal às 7h da manhã, só volta com produção própria às 17h quando começa o "Casos de Família". No meio disso, apenas desenhos, seriados e reprises de antigas novelas. Nada que interesse tanto ao público ou desperte maior atenção dos anunciantes.

A ideia dessa revista, segundo se informa, é do próprio dono Silvio Santos, o que torna as coisas mais fáceis. Nomes para a sua apresentação, nos interiores da emissora, também já são comentados. Regina Volpato, que deixou a emissora em 2009, é um deles. Tudo, como se vê, ainda no campo do desejo. Nenhuma medida prática, por enquanto, mas pode muito bem ser uma luz no fim do túnel.

  • Derly Marques

    Assis Chateaubriand, fundador dos "Diários Associados", em 02/10/1947

Dia da TV
A televisão do Brasil faz hoje 60 anos. Um dia especial para todos nós. Exatamente em 18 de setembro de 1950, às 17h30, Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi de São Paulo. Foi a sua primeira transmissão oficial, mas existiram duas anteriores em caráter experimental e em circuito interno: uma apenas para o saguão dos Diários Associados em 3 de abril do mesmo ano --apresentação do frade cantor José Mojica e outra em 10 de setembro, um filme com Getúlio Vargas falando do seu retorno à vida política.

Mas pra valer, tudo começou a partir de um 18 de setembro. Poucos privilegiados tinham televisores --fala-se em torno de cinco pessoas. Outros 200 aparelhos foram distribuídos pelo próprio Chateaubriand em pontos estratégicos da cidade. Até deve existir, mas é difícil imaginar alguém, nos tempos atuais, capaz de viver sem ela.

Muitas histórias
Ainda nos tempos da Tupi, Geraldo Vietri foi um dos seus autores e diretores mais importantes de teleteatros antes e novelas depois. Sempre ali, na frente na sua possante Olivetti, rindo e chorando --reagindo a tudo, conforme a cena que ia escrevendo. Fez trabalhos maravilhosos.

A propósito
Num determinado dia, hora do almoço, vários atores dividindo a mesma mesa num restaurante próximo à Tupi e chega o Claudio Correa de Castro. Ao vê-lo, Vietri provoca: "finalmente chegou um ator".

Flávio Galvão, no bate pronto, emendou: "É. Tá certo. Agora só falta um diretor".

Tem outra
Os teleteatros eram realizados ao vivo e os atores Alberto Maduar e Nelson Coelho, num deles, tiveram que encenar uma briga. Mas levaram a coisa tão a sério, com tamanho realismo, que todo cenário veio abaixo.

O câmera, tentando salvar alguma coisa, fechou no rosto dos dois artistas, naquela altura abraçados e morrendo de rir. Acabou ali.

Mais uma
Num outro "TV de Vanguarda", sempre ao vivo, em cena uma peça de Dostoiévski. Era época de Natal, mas o texto não se referia nada a respeito. Eis que, senão quando, o comediante Walter Stuart, que morava ao lado da Tupi no Sumaré, invadiu os estúdios vestido de Papai Noel e estourou uma champagne, desejando a todos eufóricos votos de Feliz Natal. Teve artista que se enfiou debaixo da mesa. Também acabou por ali.

Uma última

No "Esta Noite se Improvisa" da Record, os seis ou sete participantes no palco, ao vivo, tinham que lembrar uma música que tivesse determinada palavra na letra. Ela era anunciada através de uma plaquinha sorteada pelo Blota Junior. Aquele que apertasse o botão ia para o microfone e cantava.

Diante de determinada palavra só Chico Buarque se apresentou e pediu um lá maior ao Caçulinha. Cantou do começo ao fim. E a tal palavra no meio. Só que ninguém conhecia aquela música, nem o juri que ficou de resolver no programa seguinte. Realizadas as pesquisas e ninguém encontrou nada parecido, até o Chico revelar que até então não ela existia mesmo. Ele compôs ali, na hora, a partir do lá maior do Caçulinha.

E, como fazia Júlio Gouveia no encerramento do primeiro "Sítio" na Tupi, "existem outras histórias, mas que ficam para uma próxima vez".

Carnaval
O enredo da Rosas de Ouro, escola de samba de São Paulo para o carnaval do ano que vem, será sobre a sorte, os jogos e todo o universo que isso envolve.

A presidente Angelina Basílio já vem tomando todas as providências a respeito. Entre elas, um contato com Ciro Batelli, também conhecido como "Mister Vegas", pela sua ligação com Las Vegas. Deve sair como um dos destaques.

Atestado
A reprise de "Ana Raio e Zé Trovão" é hoje a maior audiência diária do SBT, de segunda a sexta-feira. Nenhuma outra realização da casa chega a tanto --média de 7 ou 8 pontos. Mas é sempre importante considerar que esta foi uma novela produzida pela Manchete no início da década de 90.

Quantas leituras é possível fazer ou a quais conclusões podemos chegar a partir disso?

Circulando

  • Divulgação/Record

    A atriz Mel Lisboa será protagonista da série "Sansão e Dalila" da Record

Mel Lisboa, Fernando Pavão e os demais integrantes da minissérie "Sansão e Dalila" encerram amanhã a etapa de Fortaleza. Ainda no domingo mesmo, acontecerá a viagem para Natal, para três semanas de gravações. Na paralela, alguns trabalhos também vão sendo realizados em externas e estúdios no Rio.

Última do ano - 1
Salvo alguma mudança aos 45 minutos do segundo tempo, Márcia Goldschmidt, com novo programa a partir de segunda-feira (20), será a última estreia da Bandeirantes nesta temporada. As demais novidades serão lançadas apenas em março do ano que vem, já na próxima grade.

Última do ano - 2
Por "45 minutos", entenda-se a entrada do reality "The Phone", parceria da Band com a produtora Fremantle. No plano comercial distribuído ao mercado, consta informação da sua estreia em 2 de novembro, mas, oficialmente, a emissora não confirma esta data.

  • Divulgação/Record

    Marcos Hummel, jornalista e apresentador da Record

Segundo lugar
Desde janeiro o programa "Câmera Record", apresentado por Marcos Hummel na Record, vem ocupando a vice- liderança no Ibope --dados da Grande São Paulo.

Em agosto, por exemplo, a média do jornalístico foi de 9 pontos, contra 7 do SBT e 16 da Globo.

Vida de artista
Também tem esse lado. Há poucos dias, em nova externa de "Corações Feridos", o roteiro estabelecia uma cena de piscina para Elaine Mickely. Mas piscina sem aquecimento e termômetros na casa de impiedosos 13 graus. No fim, deu tudo certo.

As inevitáveis batidinhas de queixo certamente serão retiradas na edição.

Comédia no cinema

  • Divulgação

    Da esquerda. para a direita: a atriz Fernanda Souza, a apresentadora e atriz Gianne Albertoni e a atriz Andréia Horta. Em cena do filme "Muita Calma Nessa Hora", de Bruno Mazzeo

O filme "Muita Calma Nessa Hora", de Bruno Mazzeo, com lançamento confirmado para 12 de novembro, traz no elenco Andréia Horta --fotógrafa toda certinha; Gianne Albertoni --publicitária namoradeira; e Fernanda Souza --que vê drama em tudo.

Também participam: Laura Cardoso, Débora Lamm, Marcelo Tas e Louise Cardoso, entre outros.

C'est fini
A ESPN Brasil prepara uma série de programas com 70 histórias do Pelé, que irá ao ar diariamente, em programetes de 15 minutos, a partir das 20h15, de 1º a 22 de outubro.

Não por acaso, no dia 23, ele vai completar 70 anos. Produção de Ana Paula Garcez, com roteiro e reportagens de Roberto Salim, Marcelo Gomes e Helvídio Mattos.

Teo José vai narrar dos estúdios da Bandeirantes, em São Paulo, madrugada de hoje para amanhã, a corrida da Indy no Japão. Depois, pega um avião direto para a Argentina, onde acontecerá a Fórmula Truck.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos