SBT contrata novo diretor e cria situação constrangedora no setor de novelas

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação/SBT

    À esquerda, o diretor Del Rangel, Íris Abravanel, autora de novela do SBT e Tiago Santiago, que adaptou "Uma Rosa com Amor"

    À esquerda, o diretor Del Rangel, Íris Abravanel, autora de novela do SBT e Tiago Santiago, que adaptou "Uma Rosa com Amor"

É no mínimo complicado o cenário que está se formando para o diretor Del Rangel na Teledramaturgia do SBT, após a novela “Uma Rosa com Amor”, adaptada por Tiago Santiago e já exibida.

Atendendo ordens do comando da emissora, ele, Del, não pôde chamar atores mais conhecidos para “Corações Feridos”, a estreia de novembro. Foi obrigado a trabalhar com um orçamento bem mais modesto. Além dessa limitação em relação ao elenco, o roteiro mexicano, segundo se informa, também não anima. Falam que só tem uma história. E meio fraquinha.

Como se não bastasse, Del Rangel, atual responsável pelo núcleo, assiste à chegada de um outro profissional –o experiente Reynaldo Boury, que assinou contrato por 3 anos “para dirigir as próximas novelas do Tiago”– como a emissora informa oficialmente.

E aí já se levanta a seguinte questão: como administrar dois departamentos de novelas trabalhando paralelamente? Ou ainda, os critérios que agora valem para um também irão valer para o outro?

Uma situação, no mínimo, constrangedora, mas comum no SBT. É o estímulo ao conflito de sempre, com precedentes conhecidos no jornalismo, humor, na concorrência entre programas e na própria direção da emissora.

Foi tão pequeno
Curiosa a situação do “Roda Viva” na Cultura. Às vezes, com determinados convidados, é um programa longo demais. Arrastado. Se tem a impressão que nunca termina.

Em outras ocasiões, tão curto. Como na segunda-feira, por exemplo, com o Boni. Nunca o seu tempo passou tão depressa.

Debate
A partir da noite de hoje, às 21h50, Folha e Rede TV! dão início a uma série de debates com candidatos aos governos dos estados. Começa com São Paulo. Presenças de Aloizio Mercadante, Celso Russomanno, Fabio Feldmann, Geraldo Alckmin, Paulo Bufalo e Paulo Skaf.

Mediação de Kennedy Alencar, com as participações das jornalistas Renata Lo Prete e Patrícia Zorzan.

A propósito
O debate desta noite será transmitido apenas para São Paulo. Em todas as demais emissoras da rede haverá a apresentação do programa “Superpop”, com Luciana Gimenez.

E a mesma regra vai valer, amanhã, para o Rio de Janeiro, Minas Gerais no dia 22, Ceará (23) e Pernambuco (26)

Convenção da Band
Campos do Jordão, em São Paulo, de 2 a 5 de dezembro, irá receber os principais executivos da Rede Bandeirantes em uma nova convenção. Profissionais do esporte, do jornalismo e da área artística também serão convidados.

Como manda a tradição, durante o encontro, o presidente Johnny Saad e o vice Marcelo Meira anunciarão as novidades para a programação de 2011, além dos investimentos previstos em tecnologia e estratégias.

Nada ainda
Na estaca zero a venda dos direitos do Pan-Americano de 2011 para a TV fechada. Não houve nenhum avanço nos últimos dias.

As emissoras interessadas --entenda-se Globosat, Bandsports e Espn Brasil-- não conseguem contato com o presidente da Record, Alexandre Raposo. A última informação é que ele estava na Turquia. Daqui a pouco não dá mais tempo.

  • AgNews

    Daniella Cicarelli e Adriane Galisteu em entrevista para imprensa na Band em São Paulo (28/4/10)

Sem novidades
Na Bandeirantes, também não houve nenhum progresso nas possíveis renovações de contratos de Adriane Galisteu e Daniela Cicarelli.

Sabe-se que este é o desejo do vice Marcelo Meira, mas que ainda não encontra apoio em outros diretores da emissora. Há uma divisão.

Pelo mundo
A Globo definiu as datas de exibição do “Brazilian Day Canadá” na programação da Globo Internacional, show com apresentação do Serginho Groisman e participação de Ivete Sangalo no último dia 6.

Ficou assim: no dia 18, Américas e Oceania, e dia 25, na Europa, Oriente Médio, África e Japão.

Nova data
O novo “Jornal da Cultura”, apresentado por Maria Cristina Poli, não vai mais estrear na próxima segunda-feira, dia 20, como estava previsto. A direção da emissora anunciou ontem uma nova data –dia 27. Em função do horário político, entrará no ar, inicialmente, às 21h20.

A justificativa para a mudança no lançamento é que Cultura está seguindo “um rigoroso critério de qualidade.” Só vai colocar no ar quando tudo estiver devidamente afinado.

Abrindo os trabalhos
A partir de amanhã, o elenco de “Insensato Coração” --substituta de “Passione” na Globo– passa a se reunir no Projac, Rio, para a leitura de textos.

Novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, com direção-geral de Dennis Carvalho, “Insensato” terá suas primeiras cenas gravadas em Florianópolis. O embarque do elenco ainda não foi marcado.

  • AgNews

    Chico Buarque no show de encerramento da turne "Carioca" no Circo Voador, Rio de Janeiro (31/5/07)

Som Brasil
O “Som Brasil”, da Globo, já tem todo o seu esquema definido para este ano.

No próximo dia 24, especial dedicado a Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha; em 22 de outubro, será a vez de Nelson Antônio da Silva – Nelson Cavaquinho; dia 26 de novembro, Marcos Valle; e dia 17 de dezembro, ninguém menos que Francisco Buarque de Holanda – Chico Buarque.

Dalila
Agora no Rio, a Record prossegue com as gravações da minissérie “Sansão e Dalila”. Mel Lisboa, como protagonista, faz o seu primeiro trabalho na Record.

É uma das principais apostas para o começo do ano que vem, que também terá o lançamento da novela “Rebelde”.

Mais um ano
O SBT renovou até setembro do ano que vem os contratos de Arnaldo Saccomani, Cyz Zamorano, Thomas Roth e Carlos Miranda, jurados do “Qual é o Seu Talento?”. Forte indicativo que o programa deve continuar na grade em 2011.

C'est fini
A TV Jornal, afiliada do SBT em Pernambuco, fará no próximo domingo o debate com três dos quatro principais candidatos à Presidência. Dilma Rousseff, do PT, não confirmou presença. Serra, Marina e Plínio, sim. Apenas assuntos relacionados ao Nordeste serão levantados. O encontro será exibido por dez emissoras retransmissoras do SBT em oito Estados da região. Carlos Nascimento será o mediador.

A nota triste de ontem foi o falecimento de Paulo Machado de Carvalho Filho, aos 86 anos. Filho do fundador da Record, Paulo Machado de Carvalho, o seu Paulinho foi presidente da emissora até o momento da sua venda para Edir Macedo. Estava internado no Hospital Sírio e Libanês. O velório acontece até a manhã desta quarta-feira no Cemitério do Morumbi, onde será sepultado às 9 horas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos