Humor na TV passa por triste crise

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Montagem UOL

    Tom Cavalcanti (à esq.) substitu Tiririca em seu programa; humorista é candidato a deputado federal

    Tom Cavalcanti (à esq.) substitu Tiririca em seu programa; humorista é candidato a deputado federal

O programa do Tom Cavalcante na Record, por causa da propaganda política, deixou de contar com as participações do Tiririca e Pedro Manso.

Para cobrir o impedimento dos dois, resolveram buscar o cantor Serguei e Solange, a gaga de Ilhéus. Difícil imaginar como chegaram a eles. Mas chegaram.

O humor tradicional da nossa TV, aliás, enfrenta uma das suas crises mais sérias.

É comum, por exemplo, alguém assistir ao sempre barulhento "Zorra Total" inteirinho, na Globo, e não achar graça em coisa nenhuma. De vez em quando tem o Chico Anysio. Mas é só de vez em quando.

Em outros períodos parecidos com o de agora, botava-se a culpa na falta de inspiração dos redatores. Hoje, constata-se, faltam bons comediantes.

No momento em que a Record não tem substitutos à altura para um Tiririca ou Pedro Manso e se vê obrigada a buscar ou apelar para o Serguei ou a gaga de Ilhéus, devemos entender que a situação é extremamente grave e preocupante.

Uma crise de talentos como nunca se viu.

No laço
Paola Oliveira e Carmo Dalla Vecchia continuam reservados e praticamente confirmados para a próxima novela de Duca Rachid e Thelma Guedes na Globo, que vai entrar no horário das 18h como substituta de "Araguaia". Uma produção de época.

Os dois, ao que tudo indica, serão os protagonistas da história.

No caso dela
Paola Oliveira, antes da nova novela, terá outros dois trabalhos na Globo.

Estará em um episódio de "As Cariocas", com direção do Daniel Filho, e também irá aparecer num importante papel de "Afinal, O Que Querem As Mulheres?", do Luiz Fernando Carvalho.

Sobre a novela
As autoras Duca Rachid e Thelma Guedes agora estão apenas preocupadas em fechar os primeiros seis capítulos. Só depois disto, se entenderão com a Globo sobre os demais nomes do elenco.

Como se observa, está tudo muito no início.

Depois se queixam
A comediante Marlei Cevada tem gravado algumas participações em "A Praça é Nossa" e já recebeu elogios do dono do programa, Carlos Alberto de Nóbrega.

Mas até agora ninguém do SBT se preocupou em fazer contrato com ela. Resultado: na semana passada, a artista foi chamada para testes na Globo.

Parceiro
Fábio Assunção, bandido em "Insensato Coração", a substituta de "Passione", na Globo, terá um companheiro ou parceiro à altura na novela que estreia em janeiro.

O personagem será interpretado por André Barros, que até outro dia trabalhava como assistente de direção no filme "Heleno", protagonizado por Rodrigo Santoro, ainda sem data de lançamento.

Noite do bem
A segunda à noite é sempre interessante na TV. Tem para todos os gostos.

Hoje, particularmente, com uma atração especial a mais. A partir das 22 horas, no "Roda Viva", da Cultura, Marília Gabriela entrevista José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

E ainda com as participações de Augusto Nunes e Paulo Moreira Leite.

Registro
No Recnov, complexo de dramaturgia da Record, no Rio de Janeiro, já há quem garanta que a minissérie "Sansão e Dalila" irá estrear em janeiro.

E a novela "Rebelde", em parceria com a mexicana Televisa, em fevereiro.

As informações não são oficiais, mas, entre o pessoal da área, é como se fossem.

Série de humor – 1
A equipe de "Tudo Junto e Misturado", novo trabalho do Bruno Mazzeo para a TV Globo, em gravação, tem como previsão de estreia o dia 1º de outubro.

Uma outra aposta interessante para as noites de sexta-feira. Vai tomar o lugar de "Separação?!".

  • TV Globo

    Bruno Mazzeo em festa do hotel Fasano (maio/2010)

Série de humor – 2
"Em Tudo Junto e Misturado", os seus atores interpretam diferentes personagens, em histórias inspiradas no dia a dia das pessoas.

Um trecho, exibido durante o lançamento da nova grade, em março, foi bem recebido pelo público presente. No total serão 12 episódios.

Bruno está no elenco e também é responsável pela redação final. A direção-geral é de Maurício Farias.

Boury assina hoje
Reynaldo Boury, na última sexta-feira, participou de várias reuniões no SBT e já tem tudo acertado para dirigir a nova novela de Tiago Santiago, que leva o título de "Amor e Revolução".

Boury, porém, só vai assinar contrato no dia de hoje.

C´est fini
As paredes do SBT, tudo indica, devem ter ouvidos. Ficou bem comum nos últimos tempos se encontrar alguns dos seus diretores mais importantes, sem querer facilitar, conversando no estacionamento.

A dupla Marcos & Belutti grava hoje participação no "Ídolos", da Record, para exibição na próxima quinta-feira.

Na Cultura, a mudança do "Cartão Verde", programa esportivo, das noites de quinta para terça, será na última semana deste mês.

A Sky e o Governo do Rio formaram parceria que visa oferecer TV por assinatura com mensalidade especial para comunidades beneficiadas por UPPs – Unidades de Polícia Pacificadora.

O lançamento será nesta terça-feira, com as presenças da Hebe Camargo e Zico.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos