SBT já discute a criação de uma oficina de atores

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Divulgação

    Equipe técnica do SBT grava as primeiras cenas da novela "Corações Feridos" em agosto de 2010, em uma fazenda de café na cidade de Serra Negra, interior de São Paulo

    Equipe técnica do SBT grava as primeiras cenas da novela "Corações Feridos" em agosto de 2010, em uma fazenda de café na cidade de Serra Negra, interior de São Paulo

A criação de uma oficina de atores entrou novamente na pauta de discussões do SBT. Uma investida que é vista com bons olhos na casa. Na verdade um curso, que aos interessados pode ser uma importante porta de entrada na televisão, porque tem como principal objetivo a formação do artista na sua totalidade: preparação corporal, improvisação, dramaturgia, enfim tudo.

"Malhação" é um bom exemplo de produção da Globo --mas não a única-- que, em suas temporadas, sempre deu espaço aos artistas preparados nas suas oficinas. A Record, já de algum tempo, faz a mesma coisa.

É evidente que, em se tratando de SBT, seria uma alternativa de médio ou longo prazo, porque isso demora um tempo e ainda não existem condições de se montar um elenco sem o apoio das agências especializadas do Rio e de São Paulo. Ou até recorrer a artistas que não estão presos às concorrentes.

Mas é um caminho. Principalmente, se lembrarmos que muitas das estrelas que hoje brilham na concorrência deram seus primeiros passos nas novelas do SBT --casos de Ana Paula Arósio e Bruno Gagliasso, por exemplo.

Sabia dessa?

A novela "Os Imigrantes", do Benedito Ruy Barbosa, produzida pela TV Bandeirantes em 1981, está sendo exibida pela Ulbra TV, uma emissora da Universidade Luterana do Brasil, com sede em Porto Alegre, e que hoje atinge diversos pontos do país. Vai ao ar diariamente, às 13h50, depois do horário político.

  • Ivete Sangalo canta durante apresentação no primeiro dia do festival Rock In Rio Lisboa

Alvo da vez

A Record ainda não tem isso fechado, porque existem dificuldades na agenda da artista, mas além do cantor Daniel --já confirmado, Ivete Sangalo é outro grande alvo para a apresentação de um show especial no encerramento do "Ídolos". A gravadora Universal também está envolvida em toda a negociação.

Cancelado

Hebe Camargo passou por uma pequena cirurgia no final da semana passada. Coisa simples. Se recuperou rápido e hoje deve gravar normalmente o seu programa no SBT. Mas desistiu da viagem que faria a Nova York, a partir de amanhã, para assistir ao show de Ivete Sangalo no Madison Square Garden.

Novo nome

As especulações em torno da nova "A Fazenda" continuam. Aos nomes dos prováveis participantes, agora aparece o modelo gaúcho Daniel Bueno, que já desfilou marcas como Armani, Calvin Klein e Ermenegildo Zegna.

Por outro lado, informa-se, que a partir do próximo domingo (5) todos os participantes deverão ficar à disposição do programa.

  • Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

    Tiago Santiago vai dar mais ênfase às cenas de ação na próxima novela do SBT

Encontro

O autor Tiago Santiago troca o Rio por São Paulo ainda nesta semana. Ele vai se reunir com o pessoal do SBT, para as primeiras decisões do seu novo trabalho, ambientado no período da ditadura militar no Brasil. O texto do primeiro capítulo está praticamente pronto. Segundo se informa, o autor pretende usar no título, que ainda não foi registrado, a palavra "Revolução" e mais um complemento.

Portanto, internamente, o nome provisório é "Revolução".

Prioridade absoluta

Mas tem uma coisa: hoje, no setor de novelas do SBT, "Corações Feridos", de Iris Abravanel, tem preferência sobre tudo. A ordem para toda a teledramaturgia é concentrar energia e esforços em torno dessa estreia, confirmada para o dia 8 de novembro.

Liberado

A direção da Rede TV! colocou à disposição dos candidatos Dilma, Serra, Marina e Plínio o seu heliponto no dia do debate, 12 de setembro. Mesmo em se tratando de um domingo, trânsito normalmente mais tranqüilo em São Paulo, se algum deles desejar poderá chegar pelo alto.

Nova busca

"Rebelde" ainda não tem o seu grupo fechado. Entre os nove jovens recentemente escolhidos, não foi possível para a Record selecionar seis --três homens e três mulheres-- e com eles formar o grupo musical da novela.

Segundo se informa, o diretor musical Marco Camargo sugeriu uma nova bateria de testes. A palavra final de tudo, no entanto, será do diretor geral da dramaturgia, Hiran Silveira.

O que é o que é?

O SBT está convocando crianças e adolescentes para o "Cantando no SBT". Um novo programa, que inclusive já recebeu classificação livre do Ministério da Justiça. Os interessados devem enviar material através do site da emissora. Não há informações sobre estreia.

  • Divulgação/Band

    O jornalista Jorge Kajuru em 2003, época em que fez teste para apresentar o "Esporte Total" na Band

Despedida

Jorge Kajuru reapareceu como convidado do Raul Gil no quadro do chapéu, sábado (28), no SBT. O verdadeiro Kajuru de sempre. Falou tudo o que tinha direito. E disse que aquele foi o seu último programa de televisão. Cansou. Não vai participar de mais nenhum.

C´est fini

Hélio Vargas, número um do artístico da Band, está saindo de férias. Fez as últimas reuniões na sexta-feira. Deve retornar dentro de 20 dias.

A operadora Curaçao Cable Television é a mais nova parceira da TV Globo Internacional e do PFC (Premiere Futebol Clube) na América Latina, atendendo à comunidade de língua portuguesa que vive no Caribe. Além das novelas e do jornalismo da TV Globo Internacional, os assinantes poderão ainda acompanhar pelo sinal do PFC à la Carte mais de 500 jogos ao vivo dos principais campeonatos regionais e nacionais no ano.

A TV Globo atinge, com mais essa operadora, a marca de 65 distribuidores do seu conteúdo em todo o mundo.

Hoje (30), 10 da noite, o canal "Fashion TV Brasil" vai apresentar "Um dia com Mel Lisboa". A atriz recebe o programa em casa e passa o dia com a sua produção, desde o café da manhã. Também serão apresentados momentos dos ensaios da peça "Mulheres Alteradas", na qual Mel atua com Luiza Tomé e Daniele Valente.

Pra terminar: o B.A.R. (Bons Amigos do Rádio) promove novo encontro nesta segunda-feira (30), no Bar Brahma, na av. Ipiranga com a av. São João, a partir das 7 da noite. Desta vez, para homenagear Heródoto Barbeiro, Salomão Ésper, Roxane Ré e José Nello Marques.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos