Endemol invade TV brasileira e emplaca programas nas cinco maiores emissoras do país

Flávio Ricco

Flávio Ricco

<b>Colaboração de José Carlos Nery</b>
  • Divulgação

    A empresária Cristiana Arcangeli, que vai apresentar o reality o "Extreme Makeover Social", a partir do dia 25 de setembro de 2010, na Record

    A empresária Cristiana Arcangeli, que vai apresentar o reality o "Extreme Makeover Social", a partir do dia 25 de setembro de 2010, na Record

A Rede TV! estreia domingo, oito da noite, o game show “O Último Passageiro”, com apresentação do ator Mario Frias. O programa tem como alvo o público jovem. Até aí, tudo certo. O curioso é que se trata de mais uma investida da televisão brasileira em conteúdos da produtora holandesa Endemol, empresa presente em 25 países nos cinco continentes.

No Brasil, a Endemol já tem formatos na Globo –“Big Brother”, o principal deles--, no SBT --“Topa ou Não Topa”--, na Bandeirantes --“Busão do Brasil”--, e agora a Rede TV!. Em se tratando das principais cabeças de rede do país, essa penetração assusta um pouco.

Assusta, porque faltava apenas a Record para que todas as principais redes fossem atingidas. Não falta mais. Ela também passa a fazer parte da “Rede Endemol”.

Com apresentação de Cristiana Arcangeli, confirma-se para 25 de setembro, sábado, logo depois do “Legendários”, a estreia do programa “Extreme Makeover: Social”.

A primeira temporada com 12 episódios. Parceria da Record, Instituto Ressoar e Endemol, o “Extreme Makeover Social” irá reformar creches, postos de saúde e escolas em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, inicialmente.

Será?

  • Divulgação

    Carolina Dieckmann e Marcello Antony em cena de "Passione" (16/8/10)

Todo segredo que envolve o personagem Gerson, vivido por Marcello Anthony, é um dos principais ganchos ou mistérios de “Passione”.

Muito antes de a novela estrear já se falava a respeito. E, tudo no seu devido tempo, foi desmentido pelo autor Silvio de Abreu. E aí se incluem pedofilia, homossexualismo e outros do gênero.

Agora tem uma nova, que muitos asseguram como certeza. Ele seria viciado em vídeos macabros, esses que circulam na internet, com detalhes de mortes reais de pessoas e animais. Coisa pavorosa. Dizem que é isso.

Festa na Record
“A Fazenda”, terceira edição, já tem quatro cotas de patrocínio fechadas para a Nestlé, Cervejas Itaipava, Kia Automóveis e Procter & Gamble.

No começo da próxima semana devem ser acertados um banco e uma empresa de telefonia celular. As chamadas padronizadas estão previstas para entrar ainda na primeira quinzena de setembro.

  • Alan Marques/Folhapress

    Sabrina Sato veste uma sunga vermelha por cima da calça do senador Eduardo Suplicy e disse ao senador que ele é o "super homem do Senado" (14/10/09)

Só ela
Ainda não foi negociada a presença do “Pânico” nos bastidores da Rede TV! durante o debate com os candidatos à Presidência da República no dia 12 de setembro. Há uma discussão a respeito.

Em caso de autorização, desde já, sabe-se, Sabrina Sato será designada pela produção para realizar este trabalho. Entre outras coisas, porque ela sempre teve um relacionamento mais cordial com a classe política.

Carnaval
Sem entrar nos detalhes, a direção da Bandeirantes promete uma cobertura inovadora em relação ao próximo Carnaval, na Bahia e em Pernambuco. Algo diferente de tudo o que foi feito, e mobilizando também um número maior de profissionais na transmissão.

O aviso é do vice Marcelo Meira, que já cria uma expectativa interessante em torno do assunto.

Torcida organizada
Já tem diretor da Rede TV! esfregando as mãos com o desempenho do São Paulo no atual campeonato brasileiro. Pelo andar da carruagem, o time tem tudo para reforçar as transmissões da Série B em 2011.

Convidados
Joelma e Chimbinha, integrantes da banda Calypso, estão fechando participação em uma das próximas edições do “Ídolos”, na Record.

Primeiro no juri, depois, um show no programa. O reality musical entra nas últimas semanas de exibição.

Rodízio
Douglas Tavolaro, número 1 do Departamento, promoveu mudanças na gerência de Jornalismo da Rede Record. Um troca-troca. Marcos Delfino agora responde pela TV Itapoan.

Já o antigo gerente, Roberto Quirino, que estava há 3 anos e meio na Bahia, foi deslocado para substituir Delfino em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Novo projeto
O presidente da Rede TV!, Amilcare Dalevo, não faz segredos sobre o seu desejo de estabelecer parcerias com emissoras europeias nas áreas de produção e programação. Algo que ele pretende se dedicar com mais profundidade e colocar em prática no ano que vem.

Milhagem
Mylena Ciribelli ganha ligeira folga na Record depois de cobrir os Jogos da Juventude em Cingapura, encerrados ontem.

A jornalista não para de viajar. Desde sua chegada à emissora, Mylena Ciribelli foi convocada para todos os grandes eventos, como os jogos de Vancouver e de Medellín, Copa da África e o recém-encerrado em Cingapura. É o principal nome do esporte.

Aliás, situação bem diferente dos seus tempos de Globo.

Gravado
Está pronta a série “Acampamento de Férias 2”, com Renato Aragão. Trabalhos realizados em São Bento do Sapucaí, uma estância climática no interior de São Paulo. A Globo vai exibir o programa em outubro, na Semana da Criança.

Grande lance
Nos dias atuais, o SBT tem no telejornal da Analice Nicolau e Hermano Henning, todas as manhãs, um dos principais apoios da sua audiência.

Os resultados alcançados, sempre oscilando na casa dos 4 ou 5 pontos, proporcionam uma diferença bem favorável e interessante no fechamento da média/dia. Não por acaso, o diretor Luiz Gonzaga Mineiro tem planos para novos investimentos no horário.

  • Divulgação

    Marcelo de Carvalho e Luciana Gimenez à frente do game "Mega Senha" (28/4/10)

Mudanças na Rede TV!
A direção da Rede TV! acaba de definir novas mudanças na sua grade de programação. As que passam a valer, pelo menos até segunda ordem.

Reprise do policial “Operação de Risco”, todos os sábados, às 18h. Começa amanhã.

A partir do dia 6, as outras alterações. Apresentação da série “Three Rivers”, às segundas, às 23h. O programa “Superpop”, da Luciana Gimenez, ao invés de duas, entrará três vezes por semana –às terças, quartas e quintas. Aos sábados, o “Programa Amaury Junior” passará a ser exibido às 19 horas; o seriado “Reno 911”, às 22 horas e, na sequência, o “Mega Senha”, em novo dia e horário.


Superação

  • Divulgação

    O "Esporte Espetacular", da Globo, mostra o trabalho da ONG "Adapt Surf", no Rio (29/8/10)

O programa “Esporte Espetacular”, da Globo, vai mostrar domingo o trabalho da ONG “Adapt Surf” realizado em praias cariocas. A iniciativa possibilita que jovens com deficiências, físicas e mentais, possam surfar, graças a certas adaptações.

O repórter Tiago Asmar entrevista Henrique Saraiva, idealizador do projeto, que aos 18 anos, em 2007, foi vítima de uma bala perdida que o fez perder parte do movimento das pernas.

C'est fini
O SBT, de São Paulo, foi a única emissora a não transmitir programas religiosos e infocomerciais, em 2009, segundo relatório apresentado pela Agência Nacional do Cinema, órgão ligado ao Ministério da Cultura. No topo da lista estão CNT e TV Gazeta - SP. Somadas, ambas apresentaram cerca de 10 mil horas de Telecompras e Telereligiosos no ano passado.

O “Hipertensão X” da Globo, que estreia quinta que vem, com apresentação da Glenda Kozlowski e direção do Boninho, será quase que inteiramente gravado na Argentina. A exceção será a final, no Rio, ao vivo, com 4 participantes. Só o local não está definido.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos