TVs perdem audiência com propaganda política

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Reprodução

    O cantor Tiririca durante o horário eleitoral

    O cantor Tiririca durante o horário eleitoral

As emissoras de televisão têm uma isenção fiscal para compensar possíveis perdas durante a exibição do Horário Político Gratuito, mas a queda de audiência no geral também é algo que se faz sentir.

Segundo pesquisas do Ibope na Grande São Paulo, a comparação entre os dias 1 e 16 deste mês --quando ainda não havia a propaganda eleitoral-- e de 17 a 24 indica queda de 6,6% no número de aparelhos ligados. Média/dia, 43,4% contra 40,7%. Na faixa das 18 às 24 horas, mesmo período, 60,4% a 57,7%, menos 4,6%.

A Globo, em julho, fechou com 16,3%. Neste mês, índices até o dia 24, 16,1%.

A Record também observa queda parecida, 7,6% contra 7,4%.

O mesmo acontecendo com SBT, que cresceu 5,6% no mês passado e 5,5% agora. A Bandeirantes teve 2,9% de aumento em julho e a 2,4% em agosto. A Rede TV! não se alterou, 1,7% a 1,7%.

Reconhecimento

  • Edu Garcia/UOL

    Carlos Alberto de Nóbrega nos bastidores da gravação de "A Praça É Nossa Especial" em homenagem aos 29 anos do SBT (17/8/10)

Na manhã da última terça-feira, em um rápido encontro nos camarins do Estúdio 3 da Anhanguera, Silvio Santos agradeceu Carlos Alberto de Nóbrega pela apresentação da “Praça” comemorativa aos 29 anos do SBT.

Disse, o nosso herói, que há muito tempo não fazia isso. Foi dormir depois de uma da manhã, porque assistiu ao programa até o fim.

Novo diretor
Com passagens na Band, Pan, além de outras empresas, Milton Turolla está assumindo a direção do departamento comercial da TV Cultura. Estava, nesses últimos tempos, na TV Esporte Interativo.

E outra
Ao mesmo tempo em que agora se informa oficialmente a contratação de Marília Assef – notícia antecipada pela coluna, também já está certa a mudança de Marcelo Sirangelo, que era editor chefe do programa “Vitrine”, para o “Jornal da Cultura”.

Na cola
Vem por aí mais uma “Fazenda” e o “Pânico” da Rede TV!, como não poderia deixar de ser, também já toma as suas providências a respeito. Elenco a postos em uma locação em Bragança Paulista.

Quanto à missão de satirizar Britto Junior, desta vez o encarregado será Charles Henriquipédia, sempre ganhando mais espaço no programa.

Roça inesperada
No plano comercial enviado às agências, a Record promete uma eliminação surpresa, fora do esquema tradicional, em “A Fazenda”. Não informa como e nem quando isso acontecerá. Mas que pode perfeitamente acabar com o favoritismo de alguém.

Essa é uma das novidades do programa em sua próxima edição.

Primeiros trabalhos
O diretor Rogério Gomes, o Papinha, e os atores Marcos Pasquim e Cosme dos Santos, acompanhados de uma equipe da Globo, estão já há alguns dias em Marília, interior paulista, gravando stock shots e as primeiras cenas da nova novela do Walcyr Carrasco.

Os trabalhos devem prosseguir até este próximo sábado.

Top of mind
Nota do “Propaganda & Marketing” divulgada ontem revela que a Globo, na categoria emissora de TV aberta, é a mais lembrada pelo público –59% dos pesquisados. Na mesma categoria, com 76%, a Bandeirantes aparece com o maior índice de defensores.

  • AgNews

    Luciana Gimenez e Marcelo Carvalho na inauguração do novo cenário do "Superpop" (26/1/10)

Viagem de férias
Luciana Gimenez e Marcelo Carvalho embarcaram na noite de ontem para a Itália. Devem ficar fora cerca de três semanas. Uma viagem de todo ano, sempre no aniversário do casamento.

Aliás, consta também da agenda de férias dos dois uma visita à RAI – Rádio e Televisão Italiana.

E a propósito
Com o lançamento da nova programação da Rede TV!, o “Superpop”, da Luciana Gimenez, deverá ser exibido apenas duas vezes por semana, às terças e quartas-feiras.

Nas noites de segunda, ainda na primeira quinzena de setembro, deve estrear o seriado “Three Rivers”; às quintas continuará o “Mega Senha” e a reprise do “Pânico” nas sextas.

Lançamentos
Dennis Carvalho, diretor de “Insensato Coração”, ainda não terminou os testes para escolher o elenco adolescente da novela. Continua trabalhando em cima disso.

As primeiras reuniões devem acontecer a partir do próximo mês, mas a substituta de “Passione” só estreia em janeiro.

C'est fini
De volta ao Brasil, Daniela Mercury comemora o resultado da passagem por Portugal. Show para mais de 60 mil pessoas no último dia 19, recorde de público segundo a prefeitura de Cascais. O evento, apresentado por Marcos Pasquim e pela portuguesa Filomena Cautela, será transmitido, em breve, pela Globo Internacional.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos