Globo vai produzir seriados mais longos no ano que vem

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Divulgação/TV Globo

    Selton Mello (Dimas) durante gravações da série "A Cura", em Diamantina, Minas Gerais

    Selton Mello (Dimas) durante gravações da série "A Cura", em Diamantina, Minas Gerais

A temporada 2011 promete ser bem diferente na TV Globo em relação aos seus seriados. Informações que chegam do Projac dão conta que a emissora vai aposentar a produção de curta duração.

Encomendas para o ano que vem já estão sendo feitas pela alta direção da Globo com no mínimo 20 episódios. Situação diferente da atual. “A Cura”, por exemplo, atualmente em cartaz, não vai além de nove capítulos.

Evidente que um programa mais longo pode apresentar riscos de audiência, mas, por outro lado, são maiores as possibilidades de um bom retorno comercial. Com mais tempo no ar, o produto se paga e, principalmente, dá lucro. E televisão comercial, todos sabem, precisa obedecer a essa máxima --produção que gera audiência, que proporciona receita. Simples assim.

Do mesmo jeito

O “Roda Viva” da Cultura vai mudar. Terá a apresentadora Marília Gabriela e novos cenários, a partir do próximo dia 30. Mas continuará indo ao ar em gravação. Todo o seu esquema está montado em cima disso. Nunca ao vivo.

  • Cleones Ribeiro/Divulgação

    Marília Gabriela no novo cenário do "Roda Viva", da TV Cultura

Chico não aceita

Houve uma tentativa da produção do “Roda Viva” em ter Chico Buarque como convidado do programa na estreia de Marília Gabriela. O convite foi feito, mas ele declinou. Deseja se manter afastado da televisão.

Novidade

O "MGTV", de Belo Horizonte, é o primeiro telejornal da Globo a utilizar o iPad (dispositivo em formato tablet). Em vez de papeis ou tradicionais computadores à frente, os apresentadores Artur Almeida e Isabela Scalabrini optaram por utilizar este aparelho. O "RedeTV! News" e o Jô Soares também aderiram à moda.

Está nesse pé

Muito se tem falado sobre o acerto do diretor de novelas Reynaldo Boury com o SBT. Isso ainda não aconteceu. Mas vai acontecer. Questão de dias. O Boury, em seus tempos de Globo, tinha uma empresa, que ele fechou quando saiu de lá.

Agora, diante desse novo convite, está constituindo uma outra. Quando toda a documentação estiver pronta, aí sim, o contrato poderá ser redigido e assinado.

Orçamento

Considerado o item mais complicado no processo de uma novela, o orçamento da próxima produção de Tiago Santiago no SBT será discutido na próxima semana. Depois, se tudo der certo, a história inicia o trabalho de pré-produção, o que deverá acontecer em outubro.

Normalmente, o orçamento já é uma novela à parte.

À disposição

A atriz Rita Guedes, atualmente morando e estudando em Los Angeles, vive a expectativa de ser convidada para a próxima novela do Walcyr Carrasco, a substituta de “Ti ti ti” na Globo.

Por enquanto, não aconteceu nenhum contato. Mas ela acredita.

  • Fred Chalub/Folhapress

    À esquerda, Gilberto Braga, autor da novela "Insensato Coração", e o ator Herson Capri que fará parte do núcleo rico da trama

Cada um na sua

“Insensato Coração”, novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares que estreia em janeiro na Globo, também terá o seu núcleo de samba. Uma roda de samba permanente. A turma vai se reunir sempre no bar da história.

Mas durante o Carnaval, em março, a substituta de “Passione” não irá interagir com a vida real. Essa missão certamente será dada, uma vez mais, ao “Big Brother”.

Quem diria

Há um mês, era até impossível imaginar uma coisa dessas. Mas nada como o tempo. Existem negociações em curso entre a Record, dona dos direitos, e a direção da Globosat com vistas a transmissão do Pan Americano do ano que vem no México.

Espn Brasil e Bandsports também estão na sala de espera, aguardando o momento de serem chamadas para bater esse martelo.

Pedra no sapato

O crescimento de audiência da Record Belém, emissora própria da Record, que tem derrotado com frequência a afiliada da Globo, a TV Liberal, principalmente aos domingos, levou uma executiva da Globo-Rio a visitar a capital paraense nos últimos dias. A profissional se reuniu com pessoal de agências e empresários.

De saída

Raimundo Lima, contratado há pouco mais de um mês para dirigir toda a área de produção, ficará na TV Cultura só o último dia do mês. Ainda não tem substituto. Ele recebeu convite da TV Esporte Interativo e deve se mudar, no começo de setembro, para o Rio de Janeiro.

Balanço

De acordo com o Ibope, desde a sua estreia em 18 de maio deste ano, já passaram pelo canal Viva, da Globosat, mais de 7 milhões de telespectadores diferentes. Ocupa o 1º lugar no ranking de audiência dos canais pagos entre mulheres com mais de 25 anos.

Os cinco programas mais vistos são "Sai de Baixo", "A Casa das Sete Mulheres", "Sessão Viva", "Chico Total" e "Mulher".

  • Divulgação/Globo

    Série “Batendo Ponto”, de Paulo Cursino, será estrelada por Ingrid Guimarães e estreia em dezembro

C´est fini

José Lavigne, diretor do especial “Batendo Ponto”, tem procurado um nome forte na Globo para formar dupla com Ingrid Guimarães, a protagonista. “Batendo Ponto”, de Paulo Cursino, irá ao ar em dezembro, inicialmente. Na sequência, ganhará espaço como seriado.

Além do primeiro programa, já existem oito episódios escritos.

Patrícia Barros, protagonista de “Corações Feridos”, vetada pelo departamento médico do SBT, foi obrigada a se afastar das gravações.

A direção da novela, em razão disso, realizou modificações no roteiro. Acredita-se, no entanto, que tudo deve voltar ao normal neste começo de semana.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos