Grupo de discussão altera os rumos de novela na Record

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Divulgação/Record

    Eleonora (Jacqueline Laurence) e Arminda (Bianca Rinaldi) em cena de "Ribeirão do Tempo"

    Eleonora (Jacqueline Laurence) e Arminda (Bianca Rinaldi) em cena de "Ribeirão do Tempo"

“Ribeirão do Tempo”, novela da Record, a partir dos resultados de um Grupo de Discussão realizado recentemente, começa a reagir no Ibope. Na quarta-feira, por exemplo, fechou com média de 13 pontos.

O autor Marcílio Moraes foi convencido a deixar um pouco de lado a parte política da história e a investir muito mais no seu trio avançado de personagens, Arminda, Joca e Diana –Bianca Rinaldi, Caio Junqueira e Letícia Medina.

A Madame Durrel –Jacqueline Lawrence-- será morta, e Arminda assumirá todos os negócios da milionária.

Nos últimos capítulos, percebe-se, houve essa necessária mudança de foco e a história passou a rolar com maior facilidade. Causa e efeito. Novela, como obra aberta, tem que funcionar dessa maneira. É sempre importante “medir o seu pulso” o tempo todo.

É por aí que se condena o jeito do SBT conduzir a sua teledramaturgia. Grava tudo rapidamente e coloca no ar depois de encerrar os trabalhos, sem saber como será a reação do telespectador.

Se alguma coisa sair errado, como sempre acontece, paciência.

Novo contratado
A Record contratou o jornalista Amaury Ribeiro Jr, um dos melhores repórteres investigativos do Brasil. Ele fará reportagens especiais para o "Jornal da Record" e começa a trabalhar já na próxima segunda-feira (16).

De novo?
O “Domingo Espetacular” está anunciando para domingo uma grande reportagem sobre traição no casamento.

Trata-se, na verdade, de um material esmerilhado, exibido à exaustão em vários outros programas da casa. No “Hoje em Dia”, por exemplo, mais recentemente. Com toda a sua estrutura --pessoal e equipamentos-- está na hora da Record sair em busca de coisas diferentes.

Enganar o público, com matérias requentadas, não é legal.

Mesmice
São muitos os programas de reportagens especiais e os assuntos estão se repetindo. Tema já abordado neste espaço. É preciso buscar novidades.

Exemplo da vez: o “A Liga”, de terça passada, na Band, ficou o programa inteiro tratando do casamento. O “Profissão Repórter” fez a mesma coisa há bem pouco tempo.

  • AgNews

    Regina Casé pedala na Lagoa Rodrigo de Freitas (27/5/2010)

Novo quadro
Fora do ar desde 2009 --quando apresentou o "Vem com Tudo", no "Fantástico"--, Regina Casé entregou recentemente um novo projeto à direção da TV Globo.

Por enquanto, nos bastidores, trata-se o assunto sob sigilo, sem muitos detalhes. Novas informações devem surgir nos próximos dias.

Como assim?
Não há confirmação de nada, mas existem rumores na Globo sobre a volta do “S.O.S. Emergência”. Alguma coisa ainda para a grade de 2010.

Complicado entender. O seriado saiu do ar há pouco tempo e, pelas notícias que se tem, não deixou saudades em ninguém.

Por outro lado
A Globo não descarta investimentos no elenco do bom “Os Caras de Pau”, que perdeu Milena Toscano para a novela “Araguaia”. O programa, liderado por Leandro Hassum e Marcius Melhem, ficará no ar até o final do ano.

Especial

  • Divulgação

    O grupo Barra da Saia, amadrinhado por Hebe Camargo

O programa da Hebe, no SBT, segunda que vem, será inteirinho com o grupo “Barra da Saia”. Um especial.

Trata-se de uma banda sertaneja de São Paulo, formada por Fernanda Kostchak (violino); Adriana Sanchez (voz, acordeão e teclado); Adriana Farias (voz, viola e violão) e Julia Lage (contrabaixo).

E elas têm a Hebe como madrinha.

Clima diferente

  • AgNews

    Paola Oliveira e Dan Stulbach gravam na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, nova série da Globo, "Afinal, o que Querem as Mulheres?", dirigida por Luiz Fernando Carvalho (9/8/10)

Luiz Fernando Carvalho, diretor da série “Afinal, o Que Querem as Mulheres?”, na Globo, inventou para o seu elenco uma moda diferente.

Antes das gravações, para todos entrarem “no clima” com mais facilidade, eles ouvem uma seleção musical especialmente escolhida pela equipe do programa. Dançando e cantando, dizem, chegam rapidamente ao ritmo desejado.

Não sei se é o caso. Mas é bom usar de certa cautela se alguém quiser repetir essa experiência em casa.

Vitrine
A presença na série "Na Forma da Lei", como marido da Luana Piovani, rendeu para Olivetti Herrera. O ator recebeu convites para o cinema e teatro.

Na Globo, ele fez o chamado trabalho por obra e já está à disposição de outras emissoras.

Agenda
Além do show e gravação do DVD no Madison Square Garden, em Nova York, dia 4, Ivete Sangalo fará duas apresentações nos Estados Unidos. Em Miami, no próximo dia 28, show na American Airlines Arena.

Já no dia 1º de setembro, em Worcester, a 60 quilômetros de Boston, show marcado para o DCU Center, que contará com a participação de Nelly Furtado, já confirmada também para a apresentação de Ivete no MSG.

Esquema armado
Mariah Carey chega ao Brasil na quinta-feira. Vem com o marido e mais 40 pessoas. Ficará hospedada no Hotel Fasano. Um jatinho até o aeroporto de Barretos e um helicóptero para o local do show serão utilizados pela cantora no próprio sábado, dia da apresentação.

A viagem de volta aos Estados Unidos está confirmada para domingo.

Movimento do bem
Gianne Albertoni, Rodrigo Faro, Marcos Mion, Celso Zucatelli, Miá Mello, Chris Flores e os humoristas Santos e Carlinhos, o Mendigo, apresentam um show beneficente neste domingo, ao meio-dia, no Expresso Brasil, em São Paulo. Vinte e sete atrações musicais são aguardadas.

A arrecadação será destinada às vítimas das fortes chuvas em Alagoas e em Pernambuco.

C'est fini
A Record começará a transmitir os Jogos de Cingapura a partir de segunda-feira, 15h30. Todos os dias nesta faixa de horário, evidentemente com gravações, por causa do fuso horário.

Luciano do Valle voltou ontem das férias. Emendou com a Copa da África. Já está na escala da Band para as transmissões deste domingo.

As mudanças na grade da Record foram antecipadas. O “Show do Tom” agora será exibido nas noites de segunda-feira, a partir da próxima semana. Amanhã, portanto, já não entra.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos