Globo agora resiste à produção de novelas de época

Flávio Ricco

Flávio Ricco

  • Divulgação

    Murilo Rosa e Fernanda Vasconcellos em cena de "Desejo Proibido", novela de época da Globo exibida às 18h, em 2007

    Murilo Rosa e Fernanda Vasconcellos em cena de "Desejo Proibido", novela de época da Globo exibida às 18h, em 2007

A direção da Globo puxou o freio em relação à escolha de novelas de época para o horário das 18h. Entre os argumentos contrários, as conhecidas limitações e o orçamento elevado que essas produções representam.

Ainda assim, a sinopse apresentada por Duca Rachid e Thelma Guedes, passada nos anos 20 do século passado, tem alguma chance de substituir “Araguaia”, de Walther Negrão. Um caso que ainda será melhor examinado.

Há, se for aprovada, a intenção de usar muitos atores de “Cama de Gato” das mesmas autoras. Paola Oliveira e Carmo Dalla Vecchia seriam os protagonistas, mas Marcos Palmeira, desde já, ausência confirmada.

Nos dias de hoje não dá para correr riscos com novelas do gênero, diferentemente de uma minissérie, por exemplo, que tem curta duração. Após iniciada, é preciso ir em frente. E os resultados nem sempre são os desejados.

Portanto, antes de dar o “ok”, o diretor Manoel Martins vai pensar e conversar muito com sua equipe. A tendência é a de não seguir por esse caminho arriscado. Em todo caso...

Tubão
A Bandeirantes, na quarta-feira, final da Copa do Brasil, torneio que ela acompanhou desde o começo, fez a final --Vitória e Santos-- com o seu narrador Téo José e o comentarista Neto no estúdio do Morumbi.

É por economia, comodismo ou o quê? A Globo foi com equipe completa no “Barradão”, em Salvador.

Debate
Já está decidido que o SBT não fará debates no primeiro turno. Só no segundo. Via Luiz Gonzaga Mineiro, diretor de Jornalismo, todas as providências com relação ao assunto começam a ser tomadas a partir de agora.

A data, por exemplo, será conhecida na semana que vem.

No detalhe

  • Folhapress

    O autor de novelas Cassiano Gabus Mendes, em novembro de 1988

Em “Ti-Ti-Ti”, capítulo de quarta-feira, na preparação do desfile de Victor Valentim o tema incidental utilizado foi o mesmo da abertura de “Locomotivas”, outra novela do Cassiano Gabus Mendes na Globo.

Muito mais que um remake, verifica-se que há a preocupação em se fazer uma grande homenagem a este autor, reunindo detalhes, temas, tramas e vários dos seus personagens.

E ele merece.

Tudo certo
A Band está para anunciar a volta do apresentador Guilherme Arruda. Tudo certo. Só falta assinar. Ele ficará responsável pelas externas do novo programa da Márcia, aos sábados.

Balanço

  • Divulgação

    Selton Mello durante gravação de "A Cura" em Diamantina, Minas Gerais

Cerca de 150 pessoas, em 25 dias de trabalho, participaram das gravações de "A Cura", em Diamantina, cidade mineira localizada na região do Vale do Jequitinhonha.

Número superior ao da equipe de “Araguaia”, próxima das 6, que usou 120 profissionais --70 da TV Globo e 50 prestadores de serviço-- nas suas externas em Pirenópolis, Goiás.

A série, com status de produção de novela das nove, é escrita por João Emanuel Carneiro e estreia na próxima terça-feira, às 22h35.

Nada ainda
Os nomes das novas participantes do “Saia Justa”, programa do canal GNT, serão anunciados até o final desta semana, em uma reunião no Rio de Janeiro.

Na verdade, foram realizadas algumas gravações --que também serviram como testes-- e os desempenhos das diversas convidadas serão avaliados pelo diretor Nilton Travesso. Confirmada, por enquanto, só a Mônica Waldvogel no comando de tudo.

Liberado
A Record já tem sinal verde para exibir 12 episódios da série “Parenthood”. Trata-se de uma produção da NBC, que mostra as variadas formas que uma família norte-americana usa na educação de seus filhos. Nada definido sobre a sua estreia.

Ainda na área de séries, a Record irá apresentar, possivelmente nas noites de domingo, “Caprica”, produção derivada de “Battlestar Galactica”.

Controvérsia de sempre
Um assunto frequente do pessoal da música é o que envolve mudanças na lei dos direitos autorais. Muitos artistas não estão vendo com bons olhos as propostas do Ministério da Cultura, em especial, o ponto que derrubaria o poder do autor sobre sua própria obra, possibilitando reprodução pelo Minc.

A classe está em polvorosa, mas já se cercando, através de consultas a escritórios de arrecadação.

C'est fini
Os autores Alcides Nogueira e Mário Teixeira entregaram para a direção da Globo o primeiro bloco de capítulos de uma novela inédita e atual, ambientada no universo rural. Eles, agora, aguardam posição da emissora.

Atriz e cantora mexicana, Maite Perroni, grava entrevista para o “Hoje em Dia”, da Record, na próxima quinta-feira em São Paulo. Ela conversa com Amanda Françozo sobre sua turnê no Brasil, que começa dia 13 em Belo Horizonte.

A Cultura confirma a estreia de Marília Gabriela, dia 30 deste mês, no comando do “Roda Viva”. Não há informações ainda sobre o seu primeiro convidado. Augusto Nunes e Paulo Moreira Leite serão os dois jornalistas fixos na bancada do programa.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos