"Malhação" precisou se adequar para não sofrer ação do MJ

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • TV Globo / Thiago Prado Neri

    Em "Malhação ID", Bernardo (Fiuk), Cris (Cristiana Peres) e Beto (Murilo Couto) descobrem que João (Candé Faria) fugiu da reabilitação (20/4/2010)

    Em "Malhação ID", Bernardo (Fiuk), Cris (Cristiana Peres) e Beto (Murilo Couto) descobrem que João (Candé Faria) fugiu da reabilitação (20/4/2010)

Os critérios adotados pelo Ministério da Justiça em relação à Classificação Indicativa de programas têm sido combatidos frequentemente pelos autores de novelas. Para muitos deles, são inadequados. Sobre a questão, está em curso inclusive um encontro desses profissionais com representantes do órgão para um debate. Mudanças são aguardadas.

A CI se tornou um tormento tanto para autores --muitas vezes obrigados a fazer mudanças nos seus roteiros--, como para as emissoras de TV --que precisam adequar produto ao horário. Casos recentes envolveram “Escrito nas Estrelas”, “Passione”, “Legendários” e “Ribeirão do Tempo”.

E sabe-se agora que nem “Malhação”, voltada para o público jovem, escapou. Questionado pela coluna sobre sua avaliação para a temporada que vai chegando ao fim, o autor Ricardo Hofstetter não esconde que usou de muito jogo de cintura para abordar determinados temas.

E, com isso, foi possível discutir tudo o que desejava, especialmente a "epidemia" de crack no horário das 17h45. Nestes tempos, em que assuntos sérios e importantes são barrados, o autor considera uma vitória, dele e do diretor Manoel Martins, colocar essa história no ar. Tomando, claro, todo tipo de cuidado.

Cheirando a tinta
O “Bem Amigos”, do SporTV, estreou os seus novos cenários na segunda-feira. Tudo muito bonito, em cores mais claras.

Aliás, o programa teve o titular Galvão Bueno de volta à sua apresentação, depois da Copa do Mundo e da Fórmula 1, domingo, direto da Hungria.

Exagero
A Bandeirantes está com chamadas do seu debate, desta quinta-feira, no ar. Anuncia dia, hora e, até aí, tudo normal. Mas pretensiosa no instante em que diz “primeiro e decisivo debate”.

Primeiro sim, mas decisivo não.

Fica estranho

  • Divulgação

    Jéssica (Gabriela Duarte), Olavo (Francisco Cuoco) e Clô (Irene Ravache) em cena de "Passione" (jun/2010)

O núcleo do Tatuapé, Irene Ravache e companhia bela, é um dos melhores destaques de “Passione”. Afinado. Todos muito bem, inclusive o Francisco Cuoco. Ele só tem que corrigir aquele problema do soluço.

Em cartaz
Equipe da Márcia Goldschmidt que está gravando em Israel, informa que nos momentos de folga é bom assistir “Caminho das Índias”, novela da Glória Perez, na televisão de Tel Aviv.

Legendada em hebraico.

Aniversário

  • Divulgação

    Da esquerda para direita: Cris Flores, Edu Guedes , Celso Zucatelli, Britto Jr, Ana Hickman e Gianne Albertoni

No próximo dia 20, a Record vai exibir um especial em comemoração aos cinco anos do programa “Hoje em Dia”.

Os convidados ainda não estão confirmados, mas são aguardadas as presenças de antigos participantes, como os apresentadores Britto Junior e Ana Hickmann, além do diretor Vildomar Batista.

Duas coisas
Em se tratando do SBT é sempre difícil cravar qualquer coisa, em todo caso, não existe a intenção de promover grandes mudanças na programação nesses próximos meses.

Estreias, neste ano, serão apenas duas, a novela “Corações Feridos” e a nova edição do reality “Solitários”, pronto, na prateleira. E só.

Classificação
Sobre “Corações Feridos”, a novela foi classificada pelo Ministério da Justiça como “Não recomendada para menores de 10 anos”.

Isso significa que poderá ser exibida em qualquer faixa da programação. Mas, de acordo com o SBT, o horário será o das 20h15, em novembro, depois da reprise de “Canavial de Paixões”.

Local provável
A final do “Ídolos“, novamente confirmada para São Paulo, deve acontecer na casa de espetáculos Via Funchal. Não tem nada assinado ainda, mas considerando o entusiasmo das partes, tudo caminha para isso.

Há uma dúvida sobre a data, 21 ou 23 de setembro.

Não entra
Mariana Rios, que está no elenco de “Araguaia”, até poderá aparecer cantando em algumas cenas da novela. Essa é uma possibilidade que existe. Mas não estará na trilha sonora. Nenhuma de suas músicas atende ao que se deseja.

Planos de expansão
Agora sob a direção de Américo Martins, ex-BBC, o jornalismo da Rede TV! tem um projeto de ampliação bem definido.

Nele se incluem as contratações de seis novos profissionais, que vão cuidar de áreas importantes como Saúde e Qualidade de Vida, Economia e Consumo, Polícia, Política e Internacional.

Estão previstos também investimentos nas praças de Brasília, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza e Recife.

Barraco

  • Divulgação

    Em "Passione", Lorena (Tammy Di Calafiori) cuida de Chulepa (Gabriel Wainer)

Em “Passione”, capítulo da próxima segunda-feira, Lorena (Tammy Di Calafiori) cuida de Chulepa (Gabriel Wainer) depois que o rapaz e Agnello (Daniel de Oliveira) trocam socos e pontapés, entre outras agressões.

Arthurzinho (Júlio Andrade), na cena, percebe que Stela (Maitê Proença) vai tirar proveito da situação.

C'est fini
Audiência - Placar das novelas do SBT: na segunda-feira, “Uma Rosa com Amor”, na reta final, marcou 9 pontos de média e a reprise de “Ana Raio e Zé Trovão”, apenas 7.

Programa do Roberto Cabrini, “Conexão Repórter”, desta quinta no SBT, vai mostrar um pastor evangélico que para o baile funk no Rio para as suas pregações.

A direção da Rede TV! trata como caso isolado o palavrão no ar, segunda-feira, durante a exibição do programa “Manhã Maior”. O uso do telefone, ao vivo, não será interrompido. Mas, desde já se sabe, será limitado e filtrado com maior rigor.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos