UOL Entretenimento Televisão
 
24/07/2010 - 00h05

Por que dália? Conheça uma historinha da TV de antigamente

FLAVIO RICCO
Com colaboração de José Carlos Nery
  • Assistente de palco segura dália feita para Hebe Camargo durante gravação do programa do SBT, em Osasco, SP (2/3/09)

    Assistente de palco segura dália feita para Hebe Camargo durante gravação do programa do SBT, em Osasco, SP (2/3/09)

Dália, flor respeitada, também é um pedaço de papel ou cartolina que socorre homens e mulheres da TV no momento de dizer ou lembrar alguma coisa. Há quem não conheça a sua história, e aos que conhecem sempre é interessante recordar: por que dália?

Na Tupi –Rio de antigamente, teatro ao vivo, reconhecendo a sua dificuldade de decorar, o ator Fregolente pendurou o texto com as suas falas num vaso de dálias. O contrarregra, desavisado, como as folhas de papel não faziam parte da cena, tirou tudo dali, inclusive o vaso, deixando no ar um Fregolente completamente desesperado. E gritando com todos: “cadê as minhas dálias?”

Pegou. E elas, as dálias, ainda estão por aí. Mesmo na era dos pontos eletrônicos, não foram totalmente aposentadas. Tudo isso para dizer que Carlos Alberto de Nóbrega fez uma cirurgia nos olhos na semana passada. Teimoso, não aceitou transferir a gravação da “Praça” na última terça-feira.

Com toda a iluminação em cima, ele e a dália ficaram o tempo todo na base do “cadê você?”, mal enxergando o que estava escrito. Ainda assim, com muito sacrifício, levou o seu trabalho até o fim.

  • Divulgação

    O humorista Vinícius Vieira

Aposta certa
Merece destaque o trabalho do Vinícius Vieira atualmente no elenco do “Show da Tom”, da Record. Trata-se de um comediante com grandes recursos, que só agora tem melhores oportunidades de mostrar o seu valor.

A propósito
Em setembro, o “Show do Tom” vai completar seis anos de Record. A ideia de um especial, com os melhores momentos do programa desde a sua estreia, está sendo analisada.

Mas pega nas figuras do Tiririca e Pedro Manso. Os dois, candidatos nas próximas eleições, estarão impedidos de aparecer. E eles sempre tiveram grande destaque em quase todos os programas.

Superação
Certas coisas não podem ficar guardadas. Um médico do SBT, vítima de derrame, ficou quase dois meses internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

A mobilização e a solidariedade de artistas como Hebe Camargo e Ratinho, além de diretores e funcionários da emissora --até pessoas da limpeza--, foram comoventes. Algo que chamou a atenção. E merece o melhor dos registros. Hoje, em franca recuperação, esse médico já está fazendo fisioterapia na AACD e, em breve, voltará a clinicar.

Boy band do Gugu
A direção da Record está levando bastante a sério o concurso que visa lançar uma nova “boy band” no programa do Gugu. Tanto assim, que algumas emissoras da Rede Record irão colaborar promovendo eliminatórias em suas regiões.

Já existem negociações avançadas, por exemplo, com Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e, claro, São Paulo. A ordem é integrar a Record nessa investida.

  • Divulgação

    Jacqueline Dalabona, que está em "Corações Feridos", do SBT

Perfil
Em “Corações Feridos”, próxima novela do SBT, Jacqueline Dalabona viverá Vera, uma mulher sofisticada casada com um banqueiro, Olavo, papel de Paulo Coronato. Também é descrita na sinopse como uma mãe superprotetora.

A rotina da família será alterada com a chegada de um filho que estava na Alemanha. Eles fazem parte do núcleo urbano da história, que começa a ser gravada no mês que vem.

Também no elenco
A atriz Eda Nagayama também estará em “Corações Feridos”. Regina é a personagem, uma mulher maltratada pelo marido, vivido por Bruno Giordano.

Eda vem de participações no filme “Sex Delícia”, com Ingrid Guimarães, e na novela “Vende-se um Véu de Noiva”, do SBT.

Final do “Ídolos” - 1
Por Ibope, a final do “Ídolos” poderá acontecer no Rio de Janeiro. Só falta bater o martelo.

Isso tem tudo a ver com a excelente audiência que a atual edição do programa vem registrando junto ao público carioca. Em muitos dias, superando a líder Globo e ocupando o primeiro lugar, até com alguma facilidade.

  • Fabiano Cerchiare/UOL

    Rodrigo Faro comanda audição de "Ídolos" em São Paulo (24/4/2010)

Final do “Ídolos” - 2
Uma coisa, como se percebe, tem tudo a ver com a outra. A direção da Record trabalha nesta direção e só falta definir um local no Rio, que atenda as necessidades da produção.

Caso esta escolha se confirme, e deve mesmo se confirmar, será a primeira final do programa fora de São Paulo. Isso desde os tempos do SBT. A decisão sobre o assunto será oficialmente anunciada nos próximos dias.

Estranho no ninho
Ontem o “mickey”, sem ser anunciado, invadiu a praça de alimentação do Projac. Foi um sucesso.

Mulheres gritando, vassouradas, gente se enfiando embaixo das mesas, outros em cima e, no fim, o pequeno ratinho acabou capturado. Felizmente, tudo isso, antes da diretoria chegar para o almoço.

Som Brasil
Cantor e compositor brasileiro, Braguinha - Carlos Alberto Ferreira Braga, falecido em dezembro de 2006, será homenageado em uma das próximas edições do “Som Brasil”, da Globo, com apresentação de Camila Pitanga.

Antes, no dia 30, a emissora dedica o programa ao compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues.

Debate
A Rede TV! já tem as confirmações dos principais candidatos para o debate com os presidenciáveis no dia 12 de setembro. Todas as providências operacionais e de produção também estão sendo tomadas, inclusive um estudo preliminar do cenário, que será instalado no Estúdio D.

O encontro terá a mediação do jornalista Kennedy Alencar.

Flagra

  • Divulgacao

    Danilo (Cauã Reymond) e Clara (Mariana Ximenes) se beijam em cena de "Passione"

No capítulo de “Passione” previsto para exibição dia 28, Clara (Mariana Ximenes) será pega aos beijos com Danilo (Cauã Reymond) por Gemma (Aracy Balabanian).

A irmã de Totó, Tony Ramos, até consegue tirar fotos da cena para mostrar ao irmão, mas uma sequência de trapalhadas de Gemma acaba livrando Clara.

C'est fini
Há muito tempo não acontecia isso. Não existem previsões de mudanças na programação do SBT em curto prazo. Silvio Santos, atualmente está na fase “defesa”, apenas cuidando e cercando os mais diferentes pontos da sua programação. Mas a qualquer momento, sempre quando menos se espera, ele também pode voltar à fase “ataque”, aquela em que sai mexendo e contratando meio mundo.

A Espn Brasil vai transmitir mais de 800 partidas de futebol neste segundo semestre. Daqui, só os dois jogos finais da Copa do Brasil. Os demais são dos campeonatos italiano, espanhol, alemão, inglês e por aí afora.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!



Hospedagem: UOL Host