UOL Entretenimento Televisão

18/06/2010 - 00h05

Transmissão da Copa é uma lição à TV brasileira

FLAVIO RICCO
Colaboração de José Carlos Nery
  • Marcio Jose Sanchez/AP

    Messi é marcado por seis sul-coreanos durante jogo de Copa do Mundo (17/6/2010); transmissão da Fifa foca sempre a bola

A Copa do Mundo, independentemente do seu resultado, deve ficar como importante lição para quem transmite futebol no Brasil. O exagero que aqui se comete, e há tanto tempo se combate, com muita facilidade se verifica que lá não existe. Ou não está existindo até agora. A bola rolando tem prioridade absoluta.

Replay só dos momentos mais importantes, ainda assim durante uma paralisação de jogo e duas ou três vezes no máximo, com ângulos e distanciamentos diferentes.

Algo que, na verdade, pode acrescentar alguma informação ao que foi apresentado na primeira vez. O mesmo critério se observa para os lances que deixaram dúvida, mostrados sem comprometer o andamento da partida.

Há um padrão de trabalho definido e regras bem estabelecidas para que o telespectador receba o que acontece dentro das quatro linhas.

É exatamente aquilo que sempre se reclamou por aqui, mas que os nossos diretores de TV também sempre tiveram dificuldade em aceitar.

A lição está aí. De graça.

Nova sede
A Record ainda não tem uma decisão sobre a sua nova sede no Rio de Janeiro. Até agora, as opções são três: dois terrenos, um na Gávea e outro em São Conrado -que atendem muito bem as necessidades, além de um imóvel na zona portuária.

Qualquer que seja o escolhido, em dois anos, no máximo, a sua direção pretende deixar as instalações atuais em Benfica.

  • Eduardo Laviola/Divulgação

    Daniella Cicarelli, na Band, em São Paulo (15/3/10)

Sem chance
Daniela Cicarelli tem mais algum tempo de contrato na Bandeirantes -vai até dezembro, mas sem chance nenhuma de voltar a comandar um novo programa.

Esta, segundo a própria direção da casa, é uma possibilidade que não existe. Cicarelli está completamente fora dos planos.

Comentarista exclusivo
Dirceu Maravilha, nome conhecido do rádio, agora também é da TV, com participação no “Hoje em Dia”, da Record.

Ele é o comentarista do programa no campeonato de Playstation, promovido entre algumas celebridades. A repercussão é bem interessante.

Nada a ver
Não se confirmam as notícias, segundo as quais a Record poderia interromper a exibição da série “CSI” às 21h.

Os resultados de audiência, sempre acima dos 10 pontos, são considerados pela direção da emissora como altamente satisfatórios. Não tem porque mudar.

Procura-se
O SBT está atrás de uma fazenda, no Estado de São Paulo, para utilizar durante das gravações de “Corações Feridos”, nova novela de Iris Abravanel.

A produção da emissora ainda não se decidiu por nenhuma, porque existem peculiaridades que devem ser atendidas. Não pode ter construções muito antigas, por exemplo.

O lançamento da novela está previsto para outubro.

  • Reprodução

    Milton Leite, narrador da SporTV

Que fase!
Nesses primeiros dias de mais essa Copa do Mundo, já é possível destacar o trabalho do narrador Milton Leite, do SporTV, como um dos melhores de toda a televisão, incluindo os canais abertos.

Está no melhor da sua forma.

Ainda é tempo
Cobertura do Mundial e certas coisas são compreensíveis e toleradas, só que o Luiz Roberto transmitindo Fórmula 1, definitivamente, não dá.

Não é a dele. A experiência do GP do Canadá não deve se repetir.

E outra
Como é possível dar certo uma transmissão dessas? O narrador Luiz Roberto estava na África, os dois comentaristas –Reginaldo Leme e Luciano Burti- em São Paulo, e a repórter Mariana Becker no Canadá.

Samba do crioulo doido.

Queria entender
A Bandeirantes tem cinco repórteres na África do Sul. Número considerado suficiente para atender as suas necessidades, só que dois deles –Fernando Fernandes e Luiz Ceará- como par de vasos, aparecem o tempo todo lado a lado na cobertura do Brasil.

Justo a enclausurada seleção do Dunga, onde nunca é possível informar ou mostrar muita coisa. Critério complicado.

Começar de novo

  • Marisa Cauduro/Folha Imagem

    O biólogo Richard Rasmussen brinca com o cão Bolacha e a quata Kiki, dois de seus 21 bichos de estimação (24/2/10)

Richard Rasmussen, a partir de hoje, entrará com o programa “Aventura Selvagem”, no SBT, às 21h15. Para a estreia em novo dia e horário, ele vai apresentar uma gravação internacional, realizada na República Dominicana.

As reprises aos domingos, seis da manhã, serão mantidas. Agora é torcer muito – rezar se for o caso- para que Silvio Santos não mexa na grade tão cedo.

E agora?
Não sei se foi de propósito, e -se for o caso- com que propósito, mas a Bandeirantes marcou para o mesmo dia, 5 de agosto, em suas dependências, a tradicional Festa do Seu João e o primeiro debate entre os candidatos para a Presidência da República.

Numa dessas, o pessoal discute e depois vai dividir um quentão. Ou esquenta com um quentão e depois vai discutir na televisão.

É bom pensar direitinho. A ordem dos fatores, no caso, pode sim alterar o produto.

C'est fini
A Globo está pegando leve com o Digital. Das suas novelas atuais, só “Passione” por enquanto. As outras duas e “Malhação”, ainda não.

A Record Entretenimento vai licenciar a marca Palmeiras. Não só parece, como deve ser uma provocação com a Globo. Para a própria emissora –Record- pode ser um negócio perigoso. Existem grandes chances das outras torcidas reagirem de forma contrária.

E com alguma antipatia.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host