UOL Entretenimento Televisão

20/02/2010 - 00h05

Produções brasileiras não têm ferramenta para segurar público

FLAVIO RICCO
Colaborou José Carlos Nery

Divulgação/TV Globo

Na teledramaturgia brasileira atualmente no ar, alguém consegue dizer qual produção realmente motiva como compromisso em agenda?

Uma difícil resposta porque aquilo que a TV americana, por exemplo, faz tão bem em muitos casos, nossos autores e diretores não dão tanta importância.

Falta o popular “gancho”, um instrumento específico para prender a atenção e mantê-la por determinado tempo. Quem acompanha "Lost" e "24 horas", sabe como isso funciona.

Tudo é feito para que o telespectador fique "ligado" o tempo todo.

Claro que seria pedir demais, para o produto telenovela, que muitas vezes rompe a marca de 180 capítulos, apresentar ganchos interessantes todos os dias. Humanamente impossível.

Mas nota-se que tal cuidado não acontece sequer semanalmente. Não existe ação, drama e, em alguns casos, nem mesmo história se desenvolvendo na medida desejada.

Houve tempos em que eram apresentadas “as cenas do próximo capítulo”. Não deixavam de ser um gancho. “Viver a Vida” não chega a tanto, mas faz quase isso.

Preparar o público sempre será um bom negócio. 

Hoje, por fim, é importante saber que as opções de entretenimento não se limitam unicamente à TV. Paisagem por paisagem, melhor a natural.


Fechou o tempo no jornalismo da Record

 

Editora-chefe do “Fala Brasil”, Cláudia Marques foi afastada do fechamento do jornal e enviada para as madrugadas da Record News, depois de bater de frente com a apresentadora Carla Cecato.

Carla pediu uma mudança na escalada e como não foi atendida pela Claudia, se reportou ao chefe de redação, Ailton Mineiro.

Obrigada a realizar tal alteração, serviço encomendado e executado pelo editor-executivo, a editora-chefe disparou uma palavra impublicável contra Carla Cecato. Que apenas ouviu e depois pediu providências ao diretor Douglas Tavolaro, a serviço em Vancouver.

Providência tomada. Ela foi transferida.


Aviso importante

Hoje acaba o horário de verão em dez estados e mais o Distrito Federal (quando der 0h de domingo, o relógio deve ser atrasado uma hora para marcar 23h de sábado).

O futebol transmitido na Globo e na Bandeirantes, no domingo, por enquanto vai continuar às cinco da tarde.

Ainda na Globo, a novela "Tempos Modernos" voltará a ser exibida, em 16 Estados, às 19 horas, antes do "Jornal Nacional". E o "Big Brother Brasil", por sua vez, finalmente terá transmissão "ao vivo" para todo o país.


Coerência

Bem lembrado por uma leitora deste espaço: assim como na novela “Viver a Vida” a barriga da grávida Dora (Giovanna Antonelli) não aumenta de tamanho, o menino, filho da Sandrinha (Aparecida Petrowky), também não cresce de jeito nenhum.

Parece que nasceu grande.


Desdobramento

Tem o outro lado no caso do Flamengo, eliminado da final da Taça Guanabara.

Na noite de hoje, no desfile das campeãs, os camarotes da Marquês de Sapucaí estarão recheados de rubro-negros. Jogadores e simpatizantes.


Revezamento

Interessante o que acontece no canal Sony, especialmente no “America's Next Top Model”, diariamente, às 12 horas.

Há uns três meses é promovido um revezamento entre as duas temporadas do programa. Acaba a primeira, entra a segunda. Acaba a segunda, volta a primeira e assim vai indo.


Caminhos diferentes

Edmara e Edilene Barbosa, filhas do Benedito Ruy Barbosa e suas colaboradoras em diversas novelas, agora farão trabalhos separados na Globo.

Ordem da direção de Entretenimento da emissora.

Haverá uma distância regulamentar entre as duas.

E isso já vale a partir de agora. Onde uma estiver, a outra não estará.

Edmara e Edilene, aliás, estão em fase final de negociação dos seus contratos.


Alta Definição

Dando sequência ao trabalho de implantação do digital em suas emissoras próprias e afiliadas, a Globo informa as próximas datas e tevês que irão inaugurar o sistema:

25 de fevereiro - Londrina/PR - RPC TV Coroados;
1º de março- Aracaju/SE - TV Sergipe;
15 de março – São Luis/MA – TV Mirante São Luis;
22 de março – Natal/RN – Inter TV Cabugi.


Cinema infantil

A autora Yoya Wursch, responsável por novelas como “Dance Dance Dance” e “Vende-se um Véu de Noiva”, entre outras, está escrevendo roteiro de desenho animado em parceria com Carla Camurati.

O trabalho é baseado em “A Bruxinha que Era Boa”, de Maria Clara Machado.


C'est fini

A partir de maio, o diretor Jorge Fernando inicia as gravações de “Ti Ti Ti”, escolhida para substituir “Tempos Modernos” na faixa global das 19 horas.

Os trabalhos de externas também serão em São Paulo e a produção não tem planos de fazer nada no exterior.

Até aqui, Murilo Benicio, como Victor Valentim, aparece como destaque do elenco.


João Doria Junior, segundo se informa, não está interessado em disparar o bordão “Você Está Demitido” nas eliminações do programa “O Aprendiz – Universitário”, na Record.

Ele vem aí com uma novidade, para evitar comparações com Roberto Justus. A gravação no cenário da sala de reunião está marcada para o dia 22, segunda-feira.


Pessoal do “Casseta & Planeta, Urgente!” retoma sua rotina de trabalhos na Globo na próxima segunda-feira.

Entre outras coisas, a equipe deve fechar o roteiro da Copa.


Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!



Email: colunaflavioricco@uol.com.br

Compartilhe:



    Hospedagem: UOL Host